Igreja Paroquial de Alvados / Igreja de Nossa Senhora da Consolação

IPA.00010098
Portugal, Leiria, Porto de Mós, União das freguesias de Alvados e Alcaria
 
Arquitectura religiosa.
Número IPA Antigo: PT021016030046
 
Registo visualizado 557 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor, capela lateral e torre sineira adossada; volumes articulados com disposição horizontalista das massas com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas e torre com cúpula bolbosa. Fachadas rebocadas e pintadas e remates em beiral. Fachada principal delimitada por cunhais apilastrados ostentando pináculos, termina em empena triangular rematada no vértice por cruz trevada assente em plinto; rasgada ao centro por portal de verga curva sobrepujado por nicho recente, e encimado por óculo; do lado direito torre sineira de 2 pisos. INTERIOR: de nave única; na capela-mor, retábulo com colunas salomónicas, capitéis e outros elementos alegóricos de talha dourada; 2 altares colaterais de talha dourada; coro-alto.

Acessos

Alvados

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado. Implanta-se no centro urbano de Alvados, de paisagem de grande beleza agreste. Templo rodeado por amplo adro, onde se ergue um cruzeiro, com pavimento em calçada à portuguesa com linhas em pedra negra formando quadrículas.

Descrição Complementar

A pia de água benta situada ao lado da porta travessa da epístola, tem a a inscrição "FEITA NA ERA DE 154(-)" (o último nº não se consegue ler).

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Leiria - Fátima)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - registo epigráfico existente numa das pias de água benta; Séc. 17 - campanha de obras de profunda remodelação; 1645 - data do retábulo da capela-mor; 1894 - construção da torre, conforme registo epigráfico existente na mesma

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Leiria, Lisboa, 1955; FURRIEL, Francisco Jorge, Da Pré História à Actualidade - Breve Monografia de Porto de Mós, vol. II, Porto de Mós, 1999; Caminhos do Espírito, Percursos da Arte, Região de Turismo Leiria / Fátima; Leiria, 2004, pp. 139 - 142;

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

O orago da igreja é a Nossa Senhora da Consolação.

Autor e Data

Cecília Matias 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login