Igreja Paroquial de Santiago / Igreja de São Tiago

IPA.00010270
Portugal, Setúbal, Almada, União das freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
 
Templo fundado no séc. 12, recebeu campanhas de obras posteriores, nos sécs. 15 / 16 / 18, destacando-se a capela-mor com abóboda manuelina, o maneirismo na distribuição de massas; barroco, pela composição decorativa de azulejos, talha e traço pictórico; neo-clássico, pelo desenvolvimento de traços arquitectónicos, mormente, na composição do portal.
Número IPA Antigo: PT031503010036
 
Registo visualizado 504 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta composta resultante da articulação de vários volumes, sendo o corpo principal de planta retangular, composta por nave única e capela-mor, a qua se adossam vários corpos articulados com coberturas diferenciadas em telhados de 2, 3, e 4 águas, com torre sineira integrada na ilharga este. Fachada principal voltada a norte de dois panos; no pano principal rasga-se portal maneirista com moldura, encimado por frontão de volutas interrompido, que se articula com janela de sacada, de dois lumes; o pano termina em cornija continuada e frontão triangular com as insígnias da Ordem de Cristo esculpidas; remata a empena uma cruz em pedra assente sobre plinto. Fachadas laterais singelas, de panos lisos, delimitados por cunhais, com poucos vãos, de portas simples no primeiro registo e janelas de moldura umas gradeadas outras com portadas simples de dois lumes, no segundo; a fachada sul termina em empena. As construções que compõem este conjunto arquitectónico têm pequenos muros escalonados segundo o desnível do terreno, formando pátios. Articulação interior/exterior desnivelada, com acesso por degraus de largura escalonada. INTERIOR: de espaço diferenciado em planta rectangular de nave única com revestimento integral de azulejos de padrão do séc. 17; a iluminação faz-se através de janelão que dá para coro-alto, com varanda de balaustrada em madeira e de janelas no segundo registo. Capela-mor com abóbada de arestas, dividida do corpo da igreja por teia em madeira, com piso elevado um degrau, altar-mor em talha dourada e pintada. A igreja tem três capelas, sendo duas colaterais e cinco retábulos, sendo quatro colaterais; à entrada, do lado do Evangelho, existe um baptistério com pia central oitavada, em mármore, na parede do corpo da torre existem sepulturas com lápide, lendo-se numa delas a data de 1443. Na capela-mor, existem algumas lápides sepulcrais e azulejos do séc. 18, apresentando do lado da epístola a Trasladação do corpo de São Tiago e do lado do evangelho São Tiago combatendo os mouros na batalha de Clavijo. No corpo da igreja, do lado da epístola, na capela do Santíssimo, antiga capela de São Miguel, encontra-se a sepultura de Julião de Campos Barreto, com pedra de armas esculpidas em mármore; do lado do evangelho capela com retábulo e azulejos rococó com pequenas cartelas com emblemas da paixão. A cobertura é em abóbada de berço pintada, com a figura central de Santiago.

Acessos

Largo 1.º de Maio; Rua do Castelo WGS84 (Graus Decimais) long. 38,683857, lat. -9,156380

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Palácio da Cerca (v. IPA.00002135)

Enquadramento

Urbano, isolado, em harmonia com o ambiente, ladeado pelo jardim do Castelo de Almada, junto a pequeno parque infantil, situado em largo desafogado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Setúbal)

Afectação

Época Construção

Séc. 12 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Francisco Tinoco da Silva (1724); AZULEJO: Nicolau de Freitas (atrib. séc. 18); CARPINTEIRO: Pedro Ribeiro (1724); ENTALHADOR: João Vicente (1724); PEDREIRO: José da Cunha (1724).

Cronologia

1186 - a vila e castelo de Almada sãom doados aos cavaleiros da Ordem de Santiago; séc. 12, finais - é fundação da igreja e instituída a paróquia de Santiago de Almada; 1229 - surge referência à paróquia de Santiago de Almada nas listas das igrejas dos bispados do Porto, Tui, Coimbra e Lisboa e do arcebispado de Braga; sécs. 15 / 16 - construção da capela-mor da igreja, atribuída a João de Castilho, ou a algum disciplo; 1724, 02 outubro - é assinada escritura para a reconstrução do templo segundo projeto do arquiteto régio Padre Francisco Tinoco da Silva, outorgam o contrato, António José de Oliveira, cavaleiro da Ordem de Cristo e porteiro da câmara do infante D. António de Bragança (1695-1757) e Pedro Ribeiro (carpinteiro), José da Cunha (pedreiro), João Vicente (entalhador), moradores de Lisboa, que asseguram a feitura da obra por 6.000 cruzados anuais; desta reedificação realçam-se o aspecto dominante da fachada neoclássica e o retábulo da capela-mor (COUTINHO: 352); 1730 - 1740 - data dos painéis de azulejos da capela-mor; 1755, 1 novembro - o terramoto deixa o templo em quase total ruína, a torre abateu, assim como parte da fachada e da cobertura que se sobrepõe ao coro, o que levou a um prologamento das suas obras; resistiram a capela-mor e, possivelmente, parte das paredes laterais; séc. 18 (último quartel) - reconstrução da capela colateral situada no lado do evangelho; 1834, 28 novembro - é anexada a paróquia de Santa Maria à de São Miguel.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria, alvenaria, telhas, azulejos, madeira.

Bibliografia

CARDOSO, Padre Luís - Dicionário Geográfico ou Notícia Histórica de todas as Cidades, Vilas, Lugares dos Reinos de Portugal e Algarve, 1741 - 1751, s. 1; COUTINHO, Maria João Fontes Pereira - A Produção Portuguesa de Obras de Embutidos de Pedraria Policroma (1670-1720). Lisboa: s.n., 2010, 3 vols., Dissertação de Doutoramento em História da Arte apresentada à Faculdade de Letras de Lisboa; FLORES, Alexandre - Almada Antiga e Moderna - Roteiro Iconográfico. Almada, 1985, 1.º vol.; DUARTE, Ana - Igrejas e Capelas da Costa azul, Setúbal, s. d.; MENDES, Rui - "Património religioso de Almada e Seixal. Ensaio sobre a sua história no século XVIII". Anais de Amada. Almada: Câmara Municipal, 2008-2009, pp. 67-138.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

AVA: 1995 - caiação de paredes exteriores, arranjo de telhado, reparos gerais, limpeza.

Observações

*1 - A fundação da Igreja de Santiago remonta aos primeiros anos da reconquista cristã, presumindo-se que seja a igreja mais antiga, anterior à de Santa Maria do Castelo, pertencendo ambas à Ordem de Santiago. Em recentes escavações arqueológicas levadas a cabo pelo Centro de Arqueologia de Almada em redor da igreja, foram descobertas sepulturas datáveis desde o séc. 12.

Autor e Data

Albertina Belo 1995

Actualização

Cecília Matias 2001 / Paula Tereno 2015
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login