Solar da Quinta de Santo António da Graciosa / Solar da Quinta do Bandeira / Solar da Quinta do Pau de Bandeira

IPA.00010564
Portugal, Setúbal, Almada, União das freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda
 
Casa abastada barroca e pombalina com capela integrada. Os portões de entrada S., O. e SE., ladeados por pináculos, denotam um esquema frequente nas quintas da Sobreda deste período.
Número IPA Antigo: PT031503080059
 
Registo visualizado 1967 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Conjunto de planta em L, composto por casa principal integrando capela e vários anexos de apoio à exploração agrícola. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de 2, 3 e 4 águas. A casa principal, de planta rectangular e distribuída em 2 pisos, apresenta volumetria sensivelmente paralelepipédica integra capela de nave única. Na fachada N., com 1 janela de peito de guilhotina, 2 janelas jacentes, 1 janela oval e 1 janela de sacada, na qual se insere a fachada da capela, localiza-se um dos acessos ao interior da propriedade animado por porta com emolduramento de cantaria, abrindo para um pátio com piscina. O alçado N., interior, é ritmado pela abertura de 8 janelas de peito de emolduramento calcário simples; através do pátio, a E., acedia-se por escadaria ao poço e, a NE., a um edifício de um piso com telhado a 2 águas. Junto ao alçado N. abre-se escadaria de acesso ao piso superior com azulejos policromos geométricos. No alçado E. rasgam-se 2 janelas de peito, 1 janela de sacada e 1 porta com bandeira de verga curva e no alçado S., que se abre para jardim, verificam-se 2 corpos distintos: 1 corpo igual aos restantes com a abertura de 10 vãos (9 janelas de peito de guilhotina e 1 porta) e um outro corpo com galeria em 2 pisos (com 11 tramos, cada uma, definidos por colunas de cantaria quadrangulares) com 11 vãos (6 janelas de peito de guilhotina e 5 portas.) Ao longo de todos os alçados o remate superior é efectuado por beirado. A CAPELA apresenta a sua fachada a N. delimitada por cunhais de cantaria sobrepujados por cornija e goteiras e articulada por empena triangular, rematada por cruz em cantaria e ladeada por pináculos com fogaréus. A fachada é animada pela abertura de um portal a eixo (de emolduramento calcário e verga curva) encimado por janela de peito de guilhotina moldurada (de calcário e verga curva, entaipado). O conjunto é coroado por cruz em ferro. Articulada à fachada E. da capela sobressai torre sineira quadrada coberta por cúpula bolbosa com uma ventana em cada face, entaipadas. No lado S., em frente à capela, destaca-se construção de 1 piso com telhado de 4 águas.

Acessos

Rua Quinta de São Gabriel

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado e isolado. Conjunto situado entre as Casas Velhas e a Quinta de São Gabriel (v. PT031503080058). O acesso à quinta pode ser feito: a SE. por portão gradeado aberto em muro escalonado e ladeado por pináculos; a O. por antigo portão, coberto com cimento, flanqueado por pináculos com fogaréus idênticos ao remate da fachada da capela; e a S., actualmente dentro da propriedade, por portão gradeado aberto em muro mistilínio, ao qual se acedia por degraus, ladeado por pináculos com os mesmos fogaréus.

Descrição Complementar

AZULEJARIA: escadaria exterior e galeria, piso superior (séc. 18, último quartel).

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1383 / 1385 - a "Crónica de D. João I", refere a Sobreda *2 como um lugar que ficava a cerca de 1 légua de Almada; 1472 - os habitantes da Sobreda, Murfacém, Cebolal e Funchal pedem ao Sumo Pontífice a licença necessária à erecção de uma fonte baptismal e à autorização de um pároco privativo que seria mantido à sua custa; séc. 16, finais / séc. 17, inícios - os curas dividem a freguesia em 5 varas; cada uma tinha a designação da aldeia mais importante do grupo: a Sobreda é referenciada com 14 povoações - Casa Velhas, Arieiro, Azinhaga, Graciosa, Aldeia do Vale, Juncal, Sobreda, Vale de Grou, Varge, Vale de Figueira, Vale do Rosal, Silveira e Seixeira; séc. 18, inícios - as descrições corográficas impressas referem a Sobreda como lugar da freguesia de Nossa Senhora do Monte da Caparica com curado e 200 vizinhos; 1747 / 1752 - a Sobreda situava-se no termo de Almada, freguesia de Caparica, com população de 914 fogos; 1755 - a Sobreda tinha 132 fogos. Com o terramoto a documentação da casa arde; 1758 - as "Memórias Paroquiais" referem que a Sobreda ficava situada no termo de Almada, freguesia de Monte de Caparica, e que se encontrava distribuída ainda em 5 varas com 14 povoações. A população total das varas era de 1193 fogos e 4184 pessoas; 1758, depois de - as varas são reduzidas para 4. Na sede de cada uma delas era dada missa aos domingos e dias santificados; 1760 / 1770 - pertencia à ordem dos Paulistas. A quinta foi a leilão e Jacinto Fernandes Bandeira, barão de Porto Covo da Bandeira e cavaleiro professo da Ordem de Cristo *3, adquire a propriedade em hasta pública. A partir desta data a propriedade passou a ser até hoje pertença dos seus descendentes. O seu sucessor foi o seu sobrinho Joaquim da Costa Bandeira, 2º barão, 1º visconde e 1º conde de Porto Covo da Bandeira; 1770 - a capela foi construída por Jacinto Fernandes Bandeira *4. Pensa-se que a construção foi feita sobre os alicerces da antiga ermida de Nossa Senhora dos Enfermos que havia pertencido ao Pe. Francisco António; séc. 19, meados - a Casa dos Condes dos Arcos era senhoria directa desta propriedade; 1910 - foram roubados os sinos; 1974 - restauro das paredes. O conde dos Arcos descreve a capela como contendo sobre o altar um painel alusivo ao Orago da capela e as relíquias de São Clemente, que provavelmente teriam vindo da capela da Quinta do Baixo dos senhores da Caparica *5; 1985 - a Sobreda é desanexada da freguesia do Monte de Caparica e elevada a freguesia pela lei n.º 124/85 de 4 de Outubro; 1993 - pela lei n.º 45/93 de 2 de Julho a Sobreda é elevada à categoria de vila com cerca de 7851 eleitores inscritos.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista e de tijolo, telha cerâmica, azulejo tradicional, vidro simples, cantaria de calcário e madeira.

Bibliografia

COSTA, Pe. António Carvalho da, Corografia Portuguesa e Descripção topografica do famoso Reyno de Portugal, 1712; COSTA, Pe. António Carvalho da, Dicionário Geografico, 1747-1752; Memórias Paroquiais, 1758; ZÛQUETE, Afonso Eduardo Martins, Armorial Lusitano, Lisboa, 1961; ARCOS, Conde dos, Caparica Através dos Séculos, 1972; ARCOS, Conde dos, Caparica Através dos Séculos II. Roteiro, 1974; Bandeira, Luís Stubbs Saldanha Monteiro, Vocabulário Heráldico, Lisboa, 1985; SOUSA, R. H. Pereira de, Almada. Toponímia e História das Freguesias Urbanas, Almada, 1985; VAZ, Artur, Monumentos de Almada: Inventário, Almada, 1989; FLORES, Alexandre M., Almada. Sua Circunscrição Municipal - Abordagem Multidisciplinar, Almada, 1996.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID; CMA

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: ; 1974 - restauro das paredes.

Observações

*1 - esteve aqui instalada uma sociedade de caçadores. A Quinta de Santo António foi anexada a esta Quinta; a casa que se situava na Estrada das Casas Velhas para o Arieiro serviu de residência temporária ao poeta João de Deus; *2 - conhecida como "Subereta" ou "Suvereda", desconhece-se a sua etimologia. Alguns historiadores aceitam como possibilidade o facto da povoação estar assente sobre greda, em virtude do seu solo ser essencialmente composto por esse barro, ou por significar simplesmente sítio de sobreiros (sobreiral). Antigamente foi um dos locais de lazer e repouso mais apreciados pela nobreza e é considerada uma das 4 povoações mais antigas da Caparica; *3 - o título de conde foi-lhe concedido por mercê do príncipe regente D. João em 1803. Foi director da Companhia de Pernambuco e Paraíba. Foi proprietário de 5 prazos foreiros aos condes dos Arcos, entre eles esta quinta; *4 - segundo a tradição toda a capela foi transferida da aldeia de Porto Covo para esta quinta; *5 - nesta quinta existiram muitas relíquias de santos que foram oferecidas pelo papa Pio IV; *6 - a cobertura destes vãos deveu-se aos sucessivos assaltos que a quinta sofreu nos últimos anos.

Autor e Data

Sara Andrade 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login