Cruzeiro do Adro

IPA.00010618
Portugal, Aveiro, Sever do Vouga, Sever do Vouga
 
Arquitectura religiosa, barroca. Cruzeiro do adro com base almofadada contendo florões, coluna salomónica de base ática e capitel coríntio, nó da cruz com folhas e querubins e cruz de secção losangular e terminações florais.
Número IPA Antigo: PT020117060045
 
Registo visualizado 358 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro paroquial  Tipo coluna e cruz

Descrição

Base que se integra na guarda de cantaria, a meio do patamar alto, moldurada, com as faces decoradas de florões e continuando em pilastra saliente do lado do adro. Coluna salomónica, de seis espiras, lisa com cordão no cavado; base ática e capitel coríntio, onde assenta o nó da cruz, de duas zonas, a inferior de quatro folhas angulares e a superior de quatro querubins voltados para a face. Cruz de braços desiguais, secção losangular, vinco medial correndo pelas faces e terminações em desenho floral.

Acessos

Lg. da Igreja Matriz

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado. O cruzeiro situa-se a meio das guardas de cantaria, que rematam em dupla voluta, no patamar alto das escadas de dois lanços que dão acesso ao largo, que se encontra em plano inferior à estrada. Limita a S. e SE. com o largo que se abre diante da fachada principal da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição (v.PT020117060011), e a SO. com a Antiga Residência Paroquial / Sede da Junta de Freguesia (v. PT020117060040).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17, final - Construção.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Granito

Bibliografia

GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona Nordeste, Lisboa, 1991, p. 133; RAMOS, F. S., Sever do Vouga - Uma Viagem no Tempo, Sever do Vouga, 1998, p. 190-191.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Fábrica da igreja paroquial: 1967 - obras de conservação / manutenção por altura da renovação da igreja paroquial; Câmara Municipal: 2001 - arranjo do adro e da envolvente da sede da Junta de Freguesia.

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login