Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem / Capela de Nossa Senhora do Socorro

IPA.00001085
Portugal, Porto, Vila do Conde, Vila do Conde
 
Arquitectura religiosa barroca e rococó. Capela de planta quadrada com cobertura em abóbada. Retábulo-mor de madeira pintada e entalhada rococó.
Número IPA Antigo: PT011316280015
 
Registo visualizado 792 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta quadrada, com cornija enfeitada com flores-de-lis em granito, e coberta por abóbada caiada e encimada por uma cruz. O pórtico de pedra abre-se para o N., apresentando sobre a padieira da porta uma inscrição invocando a Nossa Senhora do Socorro e nomeando os fundadores: Gaspar Manuel e sua mulher. No interior, a meio do pavimento, encontra-se a sepultura dos fundadores, com um brasão de armas e uma inscrição datada. As paredes do interior são forradas com excelentes azulejos do séc. 18 representando várias cenas da vida de Cristo. Retábulo de madeira pintada de branco, com três eixos divididos por colunas de fuste liso e capitel coríntio, tendo o central tribuna e os laterais mísulas suportando imaginária. Ático em frontão interrompido, com espaldar recortado e decorado com elementos fitomórficos.

Acessos

Vila Conde, Rua do Socorro; Rua da Alfândega. WGS84 (graus décimais) lat.: 41,349338; long.: -8,743861

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 95/78, DR, 1.ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978 *1

Enquadramento

Rural, isolado, à borda de água, destacado. Está implantada sob um maciço rochoso sobranceiro ao rio, circundado por um pequeno adro que remata numa escadaria frente ao pórtico N. O templo é precedido de escadório.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: (padieira da porta) ESTA CASA DA INVOCAÇÃO DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO MANDARÃO FAZER POR SUA DEVOÇÃO GASPAR MANUEL CAVALEIRO PROFESSO DA ORDEM DE CRISTO PILOTO MOR DA CARREIRA DA ÍNDIA CHINA E JAPÃO E SUA MULHER BARBARA FERREIRA DE ALMEIDA ANO 1603; (sepultura) SEPULTURA DE GASPAR MANUEL, CAVALEIRO DO HÁBITO DE CRISTO E DE SUA MULHER BÁRBARA FERREIRA DE ALMEIDA E HERDEIROS 1621.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1599, 19 Março - determinação das cláusulas para a petição feita a D. Frei Agostinho de Jesus, Arcebispo de Braga, por Gaspar Manuel Carneiro e sua mulher Bárbara Ferreira de Almeida, para a construção da Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem; 1603 - conclusão da capela; 1610 - morre Gaspar Manuel Carneiro; 1621 - data da sepultura dos fundadores da capela; séc. 18 - colocação da talha joanina no altar-mor e revestimento de azulejo; 1758, 14 Maio - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Francisco de Lima Azevedo Camelo Falcão, é referida a Capela, situada no final da Rua da Torre, sobre afloramento granítico, em sítio alto e dominante; tem as imagens do orago, de Santo António e São Pedro, em duas penhas colaterais e uma pintura do Crucificado; a capela é quadrada e depois forma um grande zimbório, com uma plataforma alta com acesso por escadaria; é administrada por Manuel Nunes; 1992, 01 junho - o imóvel é afeto ao Instituto Português do Património Arquitetónico, pelo Decreto-lei 106F/92, DR, 1.ª série A, n.º 126.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocado; abóbada com fecho em telhas de barro; azulejaria azul e branca.

Bibliografia

Azulejos do Socorro, Vila do Conde, ano I, n.º 5, Vila do Conde, 1928; CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000; CASTRO, Eduardo de Campos de, Capela de Nossa Senhora do Socorro, Renovação, Vila do Conde, 1928; CORTEZ, Russel, Vila do Conde e os seus Azulejos, Renovação de Vila do Conde, 4 de Maio de 1946; FERREIRA, Monsº J. Augusto, Ermida de Nossa Senhora do Socorro, Vila do Conde, ano I, n.º 5, Vila do Conde, 1928; GONÇALVES, Flavio, A Talha no Concelho de Vila do Conde, Catálogo, Vila do Conde, 1978; LANHOSO, A. Coutinho, Gaspar Manuel, Piloto da carreira da India, China e Japão, nascido em Vila do Conde, Boletim Vila do Conde, nº 1, Barcelos, 1960; NEVES, Joaquim Pacheco, Vila do Conde, Vila do Conde, 1991; PEIXOTO, Rocha, Etnografia Portuguesa. Tabulae Votivae (excerto), Portugália, tomo II, nº 2, Porto, 1906; SIMÕES, J. M. dos Santos, Azulejaria em Portugal no séc XVIII, Lisboa, 1979.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1986 - Trabalhos de beneficiação; 1994 - Pintura do exterior e do interior; Câmara Municipal de Vila do Conde: 1998 - obras de conservação.

Observações

*1 - DOF: Capela do Socorro, em Vila do Conde, incluindo os elementos que revestem o seu interior e do qual fazem parte integrante, designadamente a campa brasonada do piloto Gaspar Manuel e sua mulher, os azulejos de princípios do século XVIII e a Talha do altar-mor.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login