Solar da Rede

IPA.00011028
Portugal, Vila Real, Mesão Frio, Mesão Frio (Santo André)
 
Casa nobra construída no séc. 18, em estilo barroco. No interior possui silhares de azulejos pombalinos.
Número IPA Antigo: PT011704040047
 
Registo visualizado 1388 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo casa comprida

Descrição

Fachada principal possuindo ao centro do piso térreo fonte, encimada por janela de sacada do salão nobre, sobrepujada por brasão de família. No piso superior organizam-se seis dos doze quartos, o salão nobre, a sala de leitura com tecto de masseira trabalhado, sala de jantar antiga e sala de snooker, também com tecto de masseira. Capela dedicada a São Sebastião, com coro-alto e brasão no remate do retábulo-mor.

Acessos

Mesão Frio (Santo André), EN. 100 (Mesão Frio - Régua)

Protecção

Enquadramento

Peri-urbano. Insere-se numa quinta de produção agrícola, de vinhas, olivais e pomares. Frente ao solar desenvolve-se terreiro com vista previligiada sobre o Rio Douro, possuindo num socalco inferior o jardim labiríntico de inspiração francesa, com buxos recortados, centrados por taça com repuxo. O passeio das laranjeiras sobranceiro à piscina conduz à vinha e às casas de campo da quinta: a Casa das Maçãs, a Casa da Peixota, por detrás da qual se irá construir o jardim dos Sentidos, a Casa dos Noivos (com um heliporto do outro lado do caminho) a Casa da Pedra, a Casa da Julieta e a dos Caseiros. A 3 Km. fica a nova adega do solar, no Granjão, onde atracam os barcos.

Descrição Complementar

O solar tem doze quartos no edifício principal, quatro dos quais têm vista para o rio, e dezasete nas casas de campo. Os quartos de banho estão equipados com jacuzzi. Possui campo de ténis e piscina. Ao centro da fachada principal surge escudo de tipo francês, partido, tendo na pala direita as armas dos Borges e na esquerda as dos Cabrais.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - construção do solar; 1997, 03 outubro - registo da Sociedade de Exploração Turística e Agrícola, Ldª na Conservatória do Registo Comercial de Mesão Frio, que compra o solar ao proprietário, Manuel Pinto Marques, com o objetivo de exploração hoteleira na vertente turismo rural e de produzir e vender produtos agrícolas; 1998, novembro - abertura da pousada ao público, inserida na rede Pousadas de Portugal, integrado no grupo das Pousadas Históricas; 1999, 15 maio - inauguração oficial da pousada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, sendo o primeiro estabelecimento hoteleiro explorado em regime de "franchising" pela Enatur; 04 julho - pernoita no solar o Primeiro Ministro, o eng. António Guterres e o seu homólogo espanhol, José Maria Aznar, com as respetivas famílias; 1999 - inauguração como Turismo de Habitação; 2003 - a unidade hoteleira passou a integrar a rede Pousadas de Portugal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

DIAS, António Gonçalves, Fastos de Mesão Frio, Porto, 1999; MENDES, Dulce, CUPERTINO, João, Douro sobre azul in Notícias Magazine, 8 Junho 2003;

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1962 - início das obras de recuperação do solar; 1990, década - o empresário Mário Ferreira procede à recuperação do solar e a sua adaptação a turismo, bem como à construção de novos alojamentos e áreas de apoio ao espaço da quinta; 1999 - conclusão das obras; nestes, incluiu-se o restauro dos painéis de azulejos e a colocação dos painéis de azulejos da sala de jantar nova.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login