Igreja Paroquial de São Pedro de Marialva / Igreja de São Pedro

IPA.00011073
Portugal, Guarda, Mêda, Marialva
 
Igreja de construção primitiva românica, de que não existem quaisquer vestígios, mas de que subsiste o cemitério no adro envolvente, sendo a estrutura actual quinhentista e seiscentista, com a capela-mor e nave rematada por cachorrada simples e com vestígios dos antigos muros góticos. É de planta retangular composta por nave, capela-mor, sacristia e campanário adossados às fachadas laterais, com coberturas interiores diferenciadas em vigamento de madeira na nave e em falsa abóbada de berço de caixotões na capela-mor, iluminada por janela em capialço, rasgada na fachada lateral direita da capela-mor. Fachada principal em empena, com os vãos rasgados em eixo, composto por portal de verga recta e fresta. Fachadas rematadas em cornija, que, no templo, mantém a cachorrada gótica, a lateral direita com porta travessa de verga recta. Campanário com duas ventanas em arco de volta perfeita e remate em cornija. Interior com coro-alto profusamente decorado com pinturas murais figurativas quinhentistas. Retábulo-mor de talha dourada do estilo nacional. Adossado à fachada lateral, Passo da Via Sacra, em forma de alta plataforma alpendrada com colunas toscanas encimadas por pináculos. A nave foi ampliada para permitir a construção do coro, tendo a fachada principal sofrido uma reconstrução eclética.
Número IPA Antigo: PT020909080022
 
Registo visualizado 908 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor, sacristia adossada à fachada lateral esquerda e campanário e corpo rectangular alpendrado adossado ao lado oposto, de volumes articulados e com coberturas diferenciadas em telhados de uma água na sacristia, de duas na nave e capela-mor, em terraço no campanário e em coruchéu no corpo alpendrado. Fachadas em cantaria aparente, tendo pináculos piramidais sobre os cunhais e remates em cornija assente em cachorrada simples, na nave e capela-mor. Fachada principal virada a O., em empena com cruz latina no vértice, sobre pedestal, rasgada por portal de verga recta emoldurado, encimado por pequena fresta. Fachada lateral esquerda, virada a N., com vestígio de vão em arco de volta perfeita entaipado e tendo, na sacristia, vestígio de janela rectangular entaipada, na face O. e porta de verga recta na E.; num silhar, surge a data "1659". Fachada lateral direira virada a S., rasgada por porta travessa, protegida por alpendre assente em quatro colunas toscanas encimadas por entablamento, pináculos nos ângulos e coruchéu pouco desenvolvido, rematando em pedestal, de onde desapareceu a cruz; no corpo da capela-mor, fresta rectangular emoldurada e em capialço. O campanário possui porta de verga recta e duas ventanas em arco de volta perfeita, rematado por cornija, coroada por pináculos bolbosos e cruz central, assente em pedestal. Fachada posterior em empena cega. INTERIOR em cantaria aparente, com pavimento em soalho de madeira e cobertura de madeira em masseira com travejamento ornados por pinturas vegetalistas em tons de vermelho e azul *1. As paredes da nave encontram-se integralmente decoradas com pinturas murais a seco, que se sobrepõe, na parede do lado do Evangelho, a um painel isolado pintado a fresco, com uma área de 310 cm. de altura e 190 cm. de largura, representando o "Martírio de São Sebastião" e moldura de laçarias brancas sobre fundo azul delimitadas por filetes vermelhos e um remate superior constituído por friso de motivos lombardos. A pintura a seco é composta por quadraturas em "trompe l'oeil" enquadradas, na parte superior da parede, a representação dos Apóstolos e, na inferior, decoração geométrica sobre a qual surge uma sereia. Coro-alto de madeira, com guarda balaustrada e acesso por escada de madeira no lado da Epístola, decorado com pintura policroma fitomórfica. No sub-coro, vão em arco abatido com pia baptismal e taça gomeada. Nas paredes, dois arcos de volta perfeita, onde se inserem retábulos de talha dourada, um deles dedicado à Virgem. Na parede do altar lateral do Evangelho, pintura a representar um Santo, provavelmente São Pedro. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras com vestígios de policromia. Capela-mor com paredes decoradas com pintura sobre cal, representando cena de caça, com pavimento de madeira e tecto em falsa abóbada de berço de madeira em caixotões com painéis pintados com a representação dos Apóstolos. Retábulo-mor de talha dourada e policroma, de planta recta e três eixos definidos por seis colunas torsas e duas pilastras, que se prolongam em arquivoltas unidas no sentido do raio, formando apainelados com decoração fitomórfica; ao centro, tribuna albergando trono, surgindo, nos eixos laterais, mísulas com imaginária, sob as quais surgem portas de acesso à tribuna. Na base da tribuna, sacrário, com a porta decorada por cruz em forma de árvore da Vida, envolvida por acantos. Mesa de altar com duas colunas torsas.

Acessos

EM 324 (Meda - Marialva), Rua da Corredoura

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR, 1ª série, nº 42 de 19 fevereiro 2002

Enquadramento

Urbano, isolado, a meia encosta, no centro do aglomerado que se desenvolve a N. do castelo. Localiza-se em posição central, num dos principais largos do arrabalde extramuros, onde o desnível da implantação obrigou à construção de um adro murado, a que se acede do lado SO. por escadaria. Encontra-se rodeado por casas de dois pisos de construção tradicional. No adro, observam-se várias tampas de sepulturas decoradas, provenientes de uma necrópole existente no local, que extravasa o adro e existe sob a igreja, estando algumas das sepulturas a servir de alicerces à igreja, sacristia e campanário; todas as sepulturas seguem uma orientação O. / E., paralela aos muros da igreja, com a cabeça virada a O.; no lado S., implantam-se bancos e um cruzeiro seiscentista. Adossado à parede S., encontra-se um dos Passos da Via Sacra (v. PT020909080109).

Descrição Complementar

Os retábulos laterais são semelhantes, de planta recta e um eixo definido por quatro colunas torsas e duas pilastras, que se prolongam em três arquivoltas constituindo o ático; ao centro, mísula enquadrada por painel pintado com elementos florais; altar paralelepipédico, composto por pano, sebastos e sanefa, tendo os costados ornados por elementos fitomórficos. Nos caixotões da capela-mor, a representação de São Salvador, São Mateus, São Matias, São Filipe, São Bartolomeu, Santo André, São Tomé, São Luís, São Simão, São Bernardo, São Paulo, Santiago Maior, São João, São Pedro, São Judas e Santiago Menor.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lamego)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Manuel Machado (atr., séc. 18).

Cronologia

Séc. 11 / 12 - enterramentos nas sepulturas do adro; 1320, 23 maio - bula do Papa João XXII concedendo a D. Dinis, por três anos, para subsídio de guerra contra os mouros, a décima de todas as rendas eclesiásticas do reino, sendo a igreja taxada em 160 libras; integra o bispado de Lamego; a igreja de São João é taxada em 150 libras; séc. 15 / 16 - enterramentos no local; séc. 16 - existência do campanário; decoração do interior do templo com pintura; 1515 - criação da Comenda de São Pedro de Marialva, da Ordem de Cristo; provável edificação da actual igreja; 1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra o território da Diocese de Lamego; 1591 - primeiro assento de óbito; séc. 17 - ampliação do imóvel, com construção do corpo alpendrado e da cobertura da sineira, bem como o cruzeiro da parede S.; 1634 - Beatriz da Fonseca foi sepultada no meio da nave; sepultura de António Pais junto ao altar de Nossa Senhora; 1659 - data inscrita no corpo da sacristia, correspondendo, provavelmente, à sua construção; séc. 18 - renovação da decoração da cobertura da nave com caixotões e construção dos retábulos de talha da nave e capela-mor, atribuíveis a Manuel Machado, a trabalhar na Capela de São João; pintura da cobertura da capela-mor; séc. 19 - prolongamento das paredes da nave para permitir a construção do coro-alto, implicando o apeamento e reconstrução da fachada principal; cobertura do tecto com madeira pintada de verde, decorada, ao centro, por escudo real e a cruz de Cristo; pintura das paredes da capela-mor com cena de caça; 1862, 13 Janeiro - inauguração do cemitério, terminando os enterramentos no templo; séc. 20 - abertura da porta travessa virada a S.; 1996, Março - intervenção arqueológica no adro, da responsabilidade do Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra, dirigido por Maria Antónia Amaral *1.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura, cornija, cachorradas, colunas, pilastras, pináculos e cruzes em cantaria de granito; coro-alto, coberturas, retábulos, portas, pavimentos de madeira; janelas com vidro simples; coberturas exteriores em telha; estuque pintado.

Bibliografia

SARAIVA, J. A. L., O Concelho de Meda, 1838 - 1999, Meda, 1999; AMARAL, Maria António Athayde, A Necrópole de São Pedro de Marialva. Estudo arqueológico, in Património / Estudos, n.º 1, Lisboa, 2001, pp. 129-138; CUNHA, Eugénia, UMBELINO, Cláudia e TAVARES, Teresa, A Necrópole de São Pedro de Marialva. Dados antropológicos, in Património / Estudos, n.º 1, Lisboa, 2001, pp. 139-144; FRAZÃO, Irene, Intervenção na pintura a fresco na Igreja de São Pedro de Marialva, in Património / Estudos, n.º 1, Lisboa, 2001, pp. 151-152; Conservação e restauro das pinturas do tecto da capela-mor da Igreja de São Pedro de Marialva (século XVIII), in Património / Estudos, n.º 1, Lisboa, 2001, pp. 156-158; MARQUES, Fernando e AMARAL, Maria António Athayde, Igreja de São Pedro de Marialva: intervenção de conservação e restauro 1995 - 2001, o ressurgir de um novo templo, in Património / Estudos, n.º 1, Lisboa, 2001, pp. 145-150; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971; VOUGA, Rosa, Restauro do retábulo da capela-mor, do tecto e dos retábulos da nave da Igreja de São Pedro de Marialva, in Património / Estudos, n.º 1, Lisboa, 2001, pp. 153-155.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; IPPAR: DRC

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; IPPAR: DRC

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

CMM: séc. 20 - calcetamento da rua que separa o templo das casas de habitação; IPPAR: 1995 / 1996 / 1997 / 1998 / 1999 / 2000 / 2001 - intervenção e conservação da cobertura primitiva, com a remoção da cobertura abobadada da nave; criação de uma estrutura de suporte do telhado, para aliviar da carga as vigas quinhentistas; restauro da decoração das coberturas; restauro dos retábulos, pinturas murais e correcção do desalinhamento vertical da parede S., na zona do arco e do cunhal SO..

Observações

*1 - possuía cobertura em falsa abóbada de berço de madeira, pintada com as armas de Portugal, apeado durante o restauro novecentista. *2 - a intervenção arqueológica permitiu identificar e escavar 86 sepulturas, dum total de cerca de 300, correspondendo a cerca de 1/4 da área da necrópole, cuja origem datará dos séc. 11 / 12, comprovando-se a existência de um hiato e a sua continuidade ao longo dos séc. 16, 17 e 18; identificaram-se dois tipos de sepulturas, as antropomórficas, com dois casos de geminação, e as que não configuram o corpo humano, de forma rectangular, trapezoidal e oval; algumas inumações foram acompanhadas de espólio, achando-se moedas (romanas, medievais e dos reinados de D. Manuel, D. João III e D. Sebastião), objectos de vidro (jarras, contas de colar, anel) e alguns metálicos (uma cruz grega. botão, alfinetes, medalha com a Virgem e o Menino); apareceram, ainda, duas estelas insculturadas e uma lisa;

Autor e Data

Paulo Dordio 2002

Actualização

 
 
 
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