Igreja de Santo António / Capela de Santo António

IPA.00011341
Moçambique, Nampula, Ilha Moçambique (M), Ilha Moçambique (M)
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela reconstruída no séc. 20, de planta rectangular composta por nave e capela-mor, com fachadas rebocadas e pintadas, terminadas em cornija. A principal, terminada em empena, tem cunhais apilastrados e é rasgada por portal em arco de volta perfeita, entre dupla ordem de pilastras sobrepostas, com cornija intermédia, encimado por janela rectilínea e ladeada por duas janelas laterais com frontão triangular.
Número IPA Antigo: MZ910703000007
 
Registo visualizado 870 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular composta por nave e capela-mor mais estreita e mais baixa, tendo adossado à fachada lateral direita corpo quadrangular. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na capela e inexistentes no corpo adossado. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais apilastrados, os da fachada principal coroados por pináculos piramidais sobre plintos paralelepipédicos, e terminadas em cornija. Fachada principal virada a SO. terminada em empena coroada por cruz latina sobre acrotério troncocónico, e rasgada por portal em arco de volta perfeita com uma arquivolta assente em pilastras toscanas, protegido por porta de duas folhas de madeira almofadadas, ladeado por duas possantes pilastras assentes em plintos paralelepipédicos, que sustentam friso e cornija, de onde arranca um segundo registo de pilastras, terminadas em pináculos piramidais, que centram o janelão rectangular do coro. Ladeiam o portal duas janelas rectilíneas, encimadas por frontões triangulares. Fachadas laterais seccionadas por dois contrafortes bastante avançados, rasgadas na nave por duas janelas rectilíneas, gradeadas, abrindo-se ainda na lateral esquerda porta de verga recta na capela-mor e na lateral direita portal sobrelevado na nave, de verga abatida precedida por escada em alvenaria e com guarda plena. Fachada posterior da capela-mor terminada em empena coroada por três pináculos. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras almofadadas, pintadas de branco. Capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço pintada de azul, e tendo na parede testeira imagem do Crucificado.

Acessos

Ilha de Moçambique. WGS84: 15º 01' 44'' S., 40º 44' 41'' E.

Protecção

Incluído na Ilha de Moçambique (v. MZ910703000011)

Enquadramento

Marítimo, situado numa plataforma artificial que constituía um reduto defensivo, o denominado Forte de Santo António (v. MZ910703000010), construído sobre pequena falésia, tendo o espaço frontal relvado e pontuado por várias palmeiras. No lado esquerdo, desenvolve-se uma pequena praia. À fachada lateral esquerda adossa-se muro, em alvenaria de pedra aparente, integrando portal de verga recta, coroado por espaldar curvo, rematado em cornija, integrando lápide inscrita.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1507 - construção de feitoria; séc. 16 / 17 - época provável da construção da capela; 1635 - segundo António Bocarro, a capela ficava fora da povoação, para o lado da terra, em frente da qual, numa pedra que estava no rio como ilha, estava um forte que com o tempo se "desfez"; 1765 / 1779 - reedificação, por ordem de Baltazar Manuel Pereira do Lago, Governador e capitão-general de Moçambique; 1820 - até esta data a capela encontrava-se abandonada, altura em que foi alvo de recuperação, tendo sido refeita a capela-mor; 1822 - nesta data ainda se encontrava ao abandono (LOBATO, 1967).

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; molduras dos vãos, pináculos e outros elementos em cantaria; portas de madeira.

Bibliografia

CID, Isabel, O livro das plantas de todas as fortalezas, cidades e povoações do estado da Índia oriental de António Bocarro, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1992; DIAS, Pedro, História da Arte Portuguesa no Mundo. Espaço do Índico, Lisboa, 1998, pp. 356-380; IDEM, Arte de Portugal no Mundo. África Oriental e Golfo Pérsico, Lisboa, Público - Comunicação Social, S.A., 2008; RAU, Virgínia, Aspectos étnico-culturais da Ilha de Moçambique em 1822, Lisboa, 1963; http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Santo_António_(Ilha_de_Moçambique), Abril 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1969 - obra total de reconstrução, tendo-se levantado o monte de ruínas então existente.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Sofia Diniz 2002

Actualização

Manuel Freitas (Contribuinte externo) 2011
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login