Capela da Senhora dos Passos / Capela de Nosso Senhor dos Passos

IPA.00001206
Portugal, Faro, Portimão, Mexilhoeira Grande
 
Arquitectura religiosa, barroca, neo-clássica. Pequena capela privada barroca, de espaço único abobadado, integrando elementos já novecentistas como o tímpano no portal principal ou o retábulo neo-clássico. Capela privada que originalmente pertencia a quinta que delimitava a Mexilhoeira Grande a O., entretanto sucessivamente alienada em pequenas parcelas unifamiliares. É o terceiro templo da vila, com impacto ao nível da toponímia local e ainda com algum impacto urbanístico nesta zona.
Número IPA Antigo: PT050811020016
 
Registo visualizado 877 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por corpo indeferenciado antecedido por átrio e sacristia adossada a N.. Volumes articulados dispostos horizontalmente com cobertura exterior em telhado de duas águas. Fachada principal orientada, retraída em relação ao ordenamento dos imóveis na R., ligada a ela através de um adro murado com porta de arco recto ao centro; fachada organizada a um só registo, contendo ao centro um portal de arco recto e porta de madeira, com tímpano de arco de volta perfeita de descarga, terminando numa decoração floral que ladeia a parte superior do portal; tímapno sobrepujado por uma pequena janela quadrangular, disposta axialmente em relação ao portal, com gelosia de madeira definindo losangos, ladeada por uma palma de cada lado que arrancam do típano; cornija superior separa o alçado do coroamento, este em forma de empena irregular, com amplo frontão circular ao centro onde se insere um brasão ladeado por dois elementos florais, rematado por uma cruz; nos extremos deste coroamento dois ressaltos que terminam em volutas sobre os cunhais. Fachadas laterais e posterior adossadas. INTERIOR: Espaço indiferenciado com sacristia com iluminação de O. através do óculo da fachada principal que interiormente se transforma de janela quadrangular em óculo circular; nave longitudinal com abóbada de berço e pavimento de madeira estabelece a ligação com o espaço do altar, este um degrau acima do pavimento da nave; retábulo compõe-se de banco, decorado com uma cruz ao centro, e corpo, composto por um grande nicho de arco de volta perfeita, inserido numa moldura de pilastras caneladas que sustentam a arquitrave do coroamento, esta composta por métopas, banda decorada com losangos horizontais e cornija superior; a ladear o retábulo, duas portas de arco recto e moldura em cantaria estabelecem a ligação com a parte posterior do corpo do retábulo; Sacristia: espaço quadrangular a N. sem qualquer iluminação natural, separa-se da nave através de uma dupla porta de madeira em reixa; aqui se conserva uma arruinada tela alusiva à Fuga para o Egipto, a cruz e o que resta da imagem tutelar da Capela.

Acessos

Rua da Capelinha, n.º 16

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, planalto, adossado, inserido na malha urbana da vila, na sua parte O. caracterizada por casario térreo de pequenas dimensões que praticamente o ocultam. Fachadas laterais e posterior adossadas. Fachada principal a SO. dando para pequeno adro rectangular inteiramente murado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18 - construção da capela; Séc. 19 - remodelação do interior e de elementos da fachada principal, 1992, 13 fevereiro - Despacho de abertura do processo de classificação; 2009, 23 outubro - o processo de classificação caduca nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n. 206, publicado nesta data.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria caiada e rebocada; madeira; mosaico

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Fernandes 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login