Capela do Calvário / Igreja do Bom Jesus do Calvário / Igreja do Senhor Jesus do Calvário

IPA.00012276
Portugal, Vila Real, Vila Real, Vila Real
 
Arquitectura religiosa, tardo-barroca e neoclássica. Capela tardo-barroca de planta longitudinal com nave e capela-mor, interiormente coberta por falsas abóbadas de berço em estuque e iluminadas pelas janelas laterais e axial. Fachada principal terminado em frontão contracurvado, coroado por pináculos, com pilastras nos cunhais, e rasgado por portal abatido, com aletas e brincos, encimado por cartela e janela do mesmo perfil, interrompendo a cornija da fachada, e com brasão no tímpano. Fachada lateral esquerda com porta travessa e janelas na nave e capela-mor, tendo a lateral direita torre sineira e anexos da confraria, com fachada de dois pisos rasgados por vãos abatidos, tendo portas entre janelas jacentes no primeiro e janelas de sacada e de peitoril no superior. Interior com decoração neoclássica, apresentando coro-alto, quatro retábulos laterais de planta recta e um eixo, dois púlpitos laterais, de bacia de cantaria e guarda plena, sanefas sobre os vãos, e retábulo-mor de planta convexa e três eixos e tecto da capela-mor, com estuque relevados e policromos de iconografia alusiva ao orago, também neoclássico.
Número IPA Antigo: PT011714240128
 
Registo visualizado 1078 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por uma nave e capela-mor, quadrada, mais estreita e mais alta, com torre sineira quadrada e sacristias rectangulares adossadas a E.. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave, quatro na capela-mor e de uma nos anexos. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais apilastrados rematados por pináculos terminados em bola assentes em plintos paralelepipédicos, ambos decorados com elementos fitomórficos, percorridas por duplo embasamento de cantaria e terminadas em friso e cornija, sobreposta por beiral. Fachada principal virada a SO., revestida a azulejos monocromos azuis sobre fundo branco, de padrão, terminada em frontão contracurvado, com cornija, coroada por cruz latina sobre plinto volutado; é rasgada por portal de arco abatido, de chave relevada, com cornija, ladeado por aletas e brincos enrolados, encimada por cartela rectangular de lados volutados e motivo fitomórfico e janela gradeada, de verga abatida, igualmente moldurada, com acantos na chave e brincos laterais, interrompendo a cornija inferior da fachada, de volutas e interrompida por pedra de armas com as insígnias da Ordem Terceira de São Francisco que surge no tímpano. Torre sineira, rebocada e pintada de branco, ligeiramente recuada em relação ao alinhamento da capela, de três registos divididos por frisos e cornijas, e coberta em corochéu octogonal rematado por bola e cruz de ferro; no primeiro registo abre-se janelo rectangular, no segundo possui mostrador de relógio circular com numeração romana e o terceiro registo tem, em cada uma das faces, ventana em arco de volta perfeita, albergando sino. Fachada lateral O. rasgada, na nave, por portal de verga abatida, entaipado, e duas janelas, gradeadas, com o mesmo perfil, e, na capela-mor duas janelas iguais. Fachada E. dividida em três panos por pilastras, correspondentes à torre sineira e aos corpos da sacristia, de dois pisos, rasgados por vãos de verga abatida com molduras simples em cantaria de granito; no pano da esquerda apresenta dois portais, precedidos por escadas semicirculares, e duas janelas rectangulares jacentes, gradeadas, e, no segundo piso, uma janela de sacada, com guarda de ferro, entre duas de peitoril; no pano da direita, surge portal, também precedido por escada semicircular, entre duas janelas rectangulares jacentes e, no segundo piso, duas janelas de sacada, com guarda de ferro. Fachada posterior, com capela-mor terminada em cornija recta, rasgada por óculo oval, sobre lápide em granito polido com inscrição em letras de bronze, e a sacristia por janela rectangular, ao nível do segundo piso. INTERIOR com paramentos rebocados e pintados de branco, com silhar de azulejos policromos, de padrão com símbolos da Paixão (cruz e cálice) e cercadura com parras enroladas, e vãos encimados por sanefas de talha dourada decorados por acantos vazados. Coro-alto de madeira, com entablamento ritmado por volutas e inscrito ao centro com a data de 1863, sobre falso arco abatido apoiado em cornijas nas paredes laterais, e balaustrada de talha policroma a bege e dourado; é acedido pela torre sineira. No sub-coro, apresenta guarda-vento de madeira entalhada, com pilastras nos cunhais e terminado em entablamento dórico, coroado por urnas e, ao centro, medalhão entre acantos em talha vazada; é ladeado por pias de água-benta gomadas, encimadas por nicho concheado. Lateralmente, dispõem-se na nave duas capelas com retábulos de talha bege, azul e dourado, a do lado do Evangelho dedicado a Santo António e a da Epístola ao Senhor dos Passos, encimadas por janela (Evangelho) ou tribuna (Epístola), ambos com balaustrada e sanefa de talha; dois púlpitos de bacia quadrada, em cantaria, assente em mísula de volutas, com guarda plena de talha bege, decorada com grinaldas e motivos fitomórficos dourados, acedidos por porta de verga recta, a do Evangelho entaipada, os quais encimam confessionários embutidos com verga de ângulos chanfrados; e duas capelas com retábulos de talha policroma a bege, o do Evangelho dedicado a São Francisco e o da Epístola a Nossa Senhora da Conceição. No lado da Epístola, surge ainda porta de verga recta de acesso à casa mortuária, encimada por tribuna, igualmente de verga recta, com balaustrada de talha bege e dourada e sanefa, que no lado oposto tem em posição simétrica, janela com balaustrada e sanefa semelhante. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras de fuste almofadado, revestido a sanefa de talha bege e dourado de acantos volutados e vazados. Pavimento de tábuas de madeira e, sobre cornija pintada a marmoreado fingido a castanho, tectos em falsa abóbada de berço abatido de estuque, pintado, com molduras em tons rosa, dourado e verde, com florões dourados nos ângulos, e fundo bege com flor-de-liz e, ao centro, cartela com um Calvário. Na capela-mor abrem-se, do lado Evangelho, duas janelas, com balaustrada, e no lado oposto porta de verga recta de acesso à sacristia, encimada por duas tribunas, de sacada única sobre cornija, com balaustrada e sanefa geminada terminada em dois frontões contracurvados, integrando cartela com dois corações inflamados e rematados por açafates. Sobre supedâneo acedido por três degraus, surge o retábulo-mor de talha bege e dourado, de planta convexa e três eixos, definidos por quatro colunas de fuste estriado e terço inferior marcado, assentes em três ordens de plintos paralelepipédicos, os inferiores lisos e os superiores decorados com festões, albarradas e elementos perlados, e de capitéis coríntios, encimadas por urnas; ao centro abre-se tribuna, de perfil abatido encimado por cartela, enquadrado por cornija contracurvada, de chave relevada e de onde partem elementos fitomórficos, interiormente pintado de azul e albergando trono expositivo de três degraus facetados decorados por grinaldas, encimadas por grupo escultórico com Calvário; nos eixos laterais, surgem apainelados, pintados de azul, delimitados por friso que no topo termina em elementos fitomórfico, sobrepostos por mísula com imaginária; ático em espaldar adaptado à curvatura da cobertura, formando apainelados, o central proeminente e contendo as insígnias da Ordem Terceira, rematadas por cornija e elementos fitomórficos relevados e vazados; banco de apainelados com almofadas côncavas ornadas de motivos fitomórficos, integrando ao centro sacrário tipo templete, com quatro colunas laterais, de fuste estriado e terço inferior torso, e cúpula bolbosa coroada por pombas e cruz; sotobanco com as portas de acesso à tribuna decoradas com elementos fitomórficos. Altar paralelepipédico com frontal ornado por elementos perlados e, ao centro, inserida em coroa de espinhos, a inscrição INRI. Mesa de altar em talha dourada com concheados apoiada em pilares-balústre também com concheados. Cobertura em falsa abóbada de berço abatido, de estuque a marmoreado fingido castanho, branco e azul, formando apainelados, decorados com grinaldas, festões, albarradas, querubins e, em cartelas ovais ou rectangular, símbolos da Paixão. Nos corpos adossados a E., ficam: a sacristia, com escada de ferro helicoidal estabelecendo a ligação à cave (com dois compartimentos de armazém) e o segundo piso; a casa mortuária; e a sala da cera no piso térreo. No segundo piso, fica a secretaria, sala de reuniões e compartimento de distribuição a S. com escada em betão, de acesso à sala da cera, que comunica a S. com a torre sineira, por porta de verga rectas.

Acessos

Largo do Calvário ou Pioledo, Rua de Santo António. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,300411; long.: -7,742625

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, na zona alta de Vila Real conhecida por Monte do Calvário ou Pioledo. Implanta-se isolado, no centro de um adro sustentado por muros que atingem cerca de 15 metros de altura a E., formando gaveto entre a R. do Calvário a S. e a R. de Santo António a O., confrontando a N. com o campo de futebol em terra batida e a E. com o Jardim da Carreira; a E. é envolvido por prédios contemporâneos de habitação e comércio, com cércea média de 10 pisos e a SO. por edifícios do Paço Episcopal e do Colégio Moderno de São José, com linguagem arquitectónica de tradição clássica. O adro, pavimentado a granito, com malha ortogonal em paralelepípedos de granito cinzento e campos preenchidos com calçada de granito amarelo irregular, tem acesso em rampa, flanqueada por dois pilares rematados por pináculos tronco cónicos encimados por esferas, através de portão em ferro forjado de quatro folhas decoradas com motivos em losângulo e quadrilobados; a meio da rampa, tem guarda em ferro com as armas de São Francisco e da Cidade de Vila Real e a N. da rampa, chafariz tronco-cónico em ferro fundido. Interiormente, o muro do adro é rodeado por bancos em pedra, canteiros rectangulares e árvores adultas. Apresenta ainda, a N., E. e S., Via-sacra formada por quinze cruzes latinas em granito, assentes em base de secção piramidal de quatro faces, e a N., sobre soco quadrado levemente sobrelevado, duas imagens de vulto de São Francisco de Assis e São Domingos, em granito, representados de pé em posição frontal e assentes numa base cúbica também em granito e, entre elas e recuada, cruz latina forquilhada de secção octogonal, assente em plinto galbado. O portal axial da capela é precedido por três degraus semicirculares.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: a lápide em granito polido existente na fachada posterior da capela-mor, tem a inscrição em letras de bronze: NO CCCXXV ANO DA FUNDAÇÃO DA ORDEM TERCEIRA SECULAR E VIII CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE STº ANTÓNIO FORAM REALIZADAS OBRAS DE EMBELEZAMENTO NESTE ADRO SENDO PRESIDENTE DA CAMARA O Dr. MANUEL MARTINS A ORDEM TERCEIRA AGRADECIDA 9 ? 7 ? 995. Na sala de reuniões, segundo piso, encontra-se o mecanismo do relógio com mostrador na torre sineira. O fabricante é PAUL ODOBEY FILS e possui a seguinte inscrição: Fornecido e collocado por Andrade Mello 234 Rua do Mousinho da Silveira Porto Maio de 1913. TALHA: Retábulo de Santo António de planta recta e um eixo definido por falsas pilastras caneladas, possuindo ao meio florão, e suportando sanefa com laçarias coroado por açafates e frontão curvo com cartela e elementos fitomórficos em talha vazada; possui nicho de perfil curvo enquadrado por pilastras caneladas suportando cornija contracurvada encimada por açafates, acantos e elementos fitomórficos vazados, albergando painel pintado e imaginária. Retábulo do Senhor dos Passos em talha policroma a bege, azul e dourado, de planta recta e base convexa, de um eixo definido por falsas pilastras que suportam sanefa com denticulados e coroada por pinhas laterais e elemento fitomórfico central; é rasgado por nicho de perfil curvo, alteado, assente em colunas de fuste liso sobre plintos com acantos e querubim, encimadas por fragmento de pilastra de capitéis estilizados que suporta cornija curva, com seguintes fitomórficos e querubim central; base facetada decorada com florões e estrias laterais. Os outros retábulos da nave, de estrutura semelhante, inserem-se em arcos de volta perfeita sobre pilastras, revestidos a talha encimados por sanefa contracurvada, com lambrequim, coroada por elementos fitomórficos vazados; possuem planta recta e um eixo definido por colunas de fuste canelado, assentes em plintos paralelepipédicos ornados de almofadas, as frontais com motivos vegetalistas, e de capitéis coríntios; são rasgados por arco de volta perfeita, interiormente pintado e albergando imaginária; ático em espaldar rectangular definido por estípetes, integrando o arco do nicho, encimado por frontão curvo com resplendor no tímpano; banco de apainelados com motivos fitomórficos. Altares paralelepipédicos decorados.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIRO: Gonçalo Lopes Pires; Agostinho Adão (1803); ESCULTOR: Francisco Pereira Pinto (séc. 18).

Cronologia

1680 - construção da capela primitiva, muito pequena e com um altar; 1694 - restauro da capela com verba doada por Margarida Rebelo, que ali se fez sepultar; 1740 / 1741 - ampliação da capela, com construção da nave; séc. 18 - feitura da imagem de Cristo, em tamanho natural, por Francisco Pereira (?) Pinto, morador na vila; 1803 - restauro e ampliação da capela, sendo o corpo da capela feito pelo pedreiro Agostinho Adão, por 1.200$000; 1805 - execução do retábulo-mor, dois laterais (de Nossa Senhora do Carmo e de São Mel mártir), um nicho para o Senhor dos Passos, sacristia, sala do capítulo e torre; 1820 - construção da sacristia; 1840 - provável construção da torre sineira; 1844 - colocação de relógio na torre sineira, proveniente do Convento de São Francisco; 1863 - data na cornija inferior do coro-alto; séc. 19 - pertencia à Ordem Terceira de São Francisco; tinha missa nos domingos e dias santos, pagas por um legado de 2.000$000 das irmãs Rochas; tinha festas no dia 24 e 30 de Junho; 1913 - data do mecanismo do relógio da torre sineira; 1993, Junho - colocação de portão na entrada do adro.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Paredes exteriores em alvenaria de granito e cal, rebocadas; revestimento da fachada principal e silhares do interior de azulejos; elementos estruturais, pilastras, frisos e cornijas, pináculos, molduras dos vãos, pias de água-benta e outros elementos em cantaria de granito; retábulos, balaustradas, sanefas e guardas dos púlpitos em talha policroma e dourada; guarda-vento em madeira entalhada; pavimento da nave e capela-mor em tábuas de madeira corridas e da sacristia, casa mortuária, secretaria e sala de reuniões em laje de cimento aligeirada, revestido a tijoleira na sacristia e linóleo nos restantes; tectos em estuque pintado e trabalhado; grades de ferro; portas de madeira; coberturas em laje aligeirada de cimento e telhado de aba e canudo.

Bibliografia

LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, vol. 11, Lisboa, 1886; SOUSA, Fernando e GONÇALVES, Silva, Memórias de Vila Real, vol. 1, Vila Real, 1897; ARAÚJO, Arnaldo Taveira de, Memórias da Paróquia de São Pedro de Vila Real 1528-2000, Vila Real, 2001; GONÇALVES, Manuel Silva e MESQUITA, Paulo, Arquivo da Ordem Terceira de São Francisco de Vila Real : Inventário (Arquivo Distrital de Vila Real), Vila Real (no prelo).

Documentação Gráfica

C.M. Vila Real

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

C. M. Vila Real

Intervenção Realizada

Proprietário: 1980, Outubro - remodelação do telhado e escadas de acesso à sala de reuniões; C. M. Vila Real: 1995 - obras de reabilitação do adro.

Observações

Autor e Data

David Ferreira e Miguel Rodrigues 2004 / Paula Noé 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login