Ponte do Prado

IPA.00001250
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Merelim (São Paio), Panoias e Parada de Tibães
 
Arquitectura comunicações e transportes, seiscentista. Ponte de tabuleiro horizontal com duas rampas sobre nove arcos desiguais redondos e quebrados. Sobre o talhante que se situa entre os dois arcos centrais existe um varandim com duas bancadas de cantaria encimadas por pedras de armas e inscrições.
Número IPA Antigo: PT010303450011
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro horizontal com duas rampas sobre nove arcos desiguais, uns de volta redonda e outros quebrados. Tem sistemáticamente entre os arcos contraforte com talhamar triangular e talhante trapezoidal. Os passeios apoiam-se numa série de modilhões. As guardas são em ferro. Sobre o talhante que se situa entre os dois arcos centrais existe um varandim com duas bancadas de cantaria encimadas por pedras de armas e inscrições. A inscrição que rodeia as armas reais: ESTA OBRA FES ANTONIO DE CASTRO DE A VILA DE VIANA 1616 e em frente, a inscrição que rodeia as armas dos Condes do Prado: ENCOANTO TIVERES DIAS MIRA POR TI SÊ PRVDENTE. ASI COMO PAGA LA PONTE SE PAGA LA VIDA BREVEMENTE. No meio do varandim, erguia-se ainda pelos meados do séc. 20, um cruzeiro. Alguns dos arcos mostram numerosas pedras sigladas.

Acessos

EN 201, Km 59,200, Lugar da Ponte

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto 16-06-1910, DG nº 136, de 23 junho 1910 *1

Enquadramento

Rural. As margens do rio Cávado estão cobertas por densa vegetação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: Estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 1 / 2 a.C. - dois miliários (um na Ponte do Prado e outro em Rubiães) permitem datar de Augusto a construção da Via Braga-Astorga, por Ponte de Lima: é possivel que a passagem fosse feita a vau ou de barco; 364 / 375 d.C. - o miliário mais tardio que se conhece para esta Via é de Valentiano I; 1176 - já existia a Ponte do Prado: inter illam viam que vadit de Rua Nova ad pontem catavi; 1510 - uma cheia destruiu uma ponte que existia no mesmo local que a actual; 1616 - data existente na inscrição que comemora a construção da actual ponte; 1710 - foi restaurada.

Dados Técnicos

Arcos redondos; arcos quebrados.

Materiais

Granito; ferro.

Bibliografia

Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, Inventário, Lisboa, 1993, vol. II, Distrito de Braga, p. 74; ALMEIDA, Carlos Alberto Brochado de, A Rede Viária do Conventus Bracaraugustanus. Via Bracara Asturicam Quarta, Minia, 2ª Série, 2(3), Braga, 1979, p. 61 - 163; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976, p. 471 - 2; ALMEIDA, Carlos A. F., Os Caminhos e a Assitência no Norte de Portugal, A Pobreza e a Assitência aos Pobres na Península Ibérica durante a Idade Média, Lisboa, 1973, vol. I, 39 - 57; ALMEIDA, Carlos A. F., Vias Medievais. Entre-Douro-e-Minho, Porto, 1968, p. 34; ABREU, Leonídeo de, A Vila de Prado, Braga, 1955, p. 62 - 71.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN: DSID-001/003-013-0340/21

Intervenção Realizada

1963 - trabalhos de consolidação realizados pela Direcção do Serviço de Pontes da JAE que incluiram refechamento das juntas, substituição de gatos, reparação do pavimento, consolidação dos cachorros; 1976 - ameaçava ruína tendo a Direcção do Serviço de Pontes da JAE procedido a trabalhos de reparação nos passeios e na guarda de ferro.

Observações

*1 - DOF: Ponte do Prado, sobre o rio Cávado. Saída da ponte, do lado N., no começo do Largo Comendador Sousa Lima, existia um cruzeiro, o Senhor da Ponte, coberto por um tejadilho piramidal e sustentado por 4 estreitas colunas.

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Dordio 1994

Actualização

 
 
 
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