Capela do Calvário

IPA.00012520
Portugal, Castelo Branco, Belmonte, União das freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre
 
Arquitectura religiosa, revivalista. Capela oitocentista de revivalismo neogótico, de planta longitudinal simples, com cobertura interior de madeira em masseira, tendo fachada principal em empena, rasgada por portal em arco apontado. Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados e remates em beiral. Interior tem, na parede testeira, a encenação de um Calvário.
Número IPA Antigo: PT020501010021
 
Registo visualizado 388 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal simples, de disposição horizontalista e cobertura em telhado de duas águas. Fachadas em alvenaria aparente de granito, com disposição mais regular na fachada principal, circunscritas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais na fachada principal, virada a O., sobre alto embasamento, vencendo o desnível do terreno, acedendo-se ao portal axial por cinco escadas de granito, protegidas lateralmente por muros escalonados; fachada em empena, com cornija e cruz latina sobre plinto no vértice, rasgada por portal em arco apontado, de moldura recortada e protegido por porta de ferro pintado de castanho, de duas folhas e bandeira, decoradas com instrumentos da Paixão de Cristo, surgindo escadas, lança e vara do vinagre nas primeiras e, na bandeira, a turquês, martelo, lanças e coroa de espinhos. Fachadas laterais são cegas com remates em beiral, sendo a posterior também cega e em empena. INTERIOR em alvenaria aparente de granito, pavimento em cimento e cobertura de madeira pintada de castanho em masseira, assente em cornija do mesmo material; no centro, exibe a representação pictórica da "Lamentação de Cristo morto", e enorme cruz pintada de branco. Na parede testeira, um pequeno monte artificial, em granito, recria o Calvário, onde surge o Crucificado, ladeado por duas cruzes mais pequenas de madeira; nos ângulos, surgem dois altares de pedra granítica. Nas janelas que ladeiam o pórtico, surge sistema metálico com rampas, para recolha de dádivas.

Acessos

Largo de Santo António

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Castelo de Belmonte (v. PT020501010003) e da Igreja de Santiago e Capela anexa dos Cabrais (v. PT020501010001)

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, a meia encosta, em zona de pendor inclinado, aparecendo junto ao Castelo de Belmonte (v. PT020501010003), da Igreja de Santiago (v. PT020501010001) e da Capela de Santo António (v. PT020501010018). Encontra-se sobre pequeno adro relvado e protegido por muros baixos em granito, onde aparecem algumas árvores de médio porte.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - provável construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito na estrutura, cunhais, pináculos, cruz, embasamento, degraus e altares no interior; madeira na cobertura e imaginária; metal nas caixas de esmolas e portas; cimento no pavimento.

Bibliografia

MARQUES, Manuel, Concelho de Belmonte - Memória e História, Belmonte, 2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - colocação da cobertura interior e do pavimento em cimento.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login