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Edifício e estrutura Edifício Comunicações Farol
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Descrição
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Acessos
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Marginal de Cascais. |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Isolado, na encosta da Gibalta, na proximidade de Caxias, a uma altitude de 31m. Implanta-se junto à linha ferroviária e da Estrada Marginal Lisboa - Cascais. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Comunicações: farol |
Utilização Actual
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Comunicações: farol |
Propriedade
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Afectação
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Época Construção
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Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Cronologia
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1914 - Estabelecimento do primeiro farol; 1918, 27 Dezembro - início do funcionamento do primeiro farol; 1952, 31 Março - desabamento do primitivo farol da Gibalta, sobre a linha ferroviária, em consequência da derrocada de terras da encosta; 1954 - entrada em funcionamento do actual farol, edificado na proximidade do primitivo; 1960, Outubro - o farol passa a ter, exteriormente, quatro lâmpadas vermelhas, de luz fixa fluorescente, por modo a atenuar o efeito da iluminação da estrada marginal; 1973 - até esta data o farol encontrava-se pintado de cinzento, sendo posteriormente pintado de branco; séc. 21 - as seis nervuras verticais da torre e a cúpula foram pintadas de vermelho. |
Dados Técnicos
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A torre do farol tem uma altura de 21 m, a luz encontra-se a 31 m de altitude e o seu alcance luminoso é de 21 milhas (c. 39 km), com característica luminosa de ocultações de cor vermelha, com um período de 3 segundos. |
Materiais
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Bibliografia
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Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério no ano de 1954, Lisboa, 1955. |
Documentação Gráfica
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Documentação Fotográfica
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Documentação Administrativa
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IHRU: DGEMN/DSID |
Intervenção Realizada
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DGEMN: 1954 - Realização de obras pela Direcção dos Serviços de Construção e Conservação. |
Observações
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EM ESTUDO. |
Autor e Data
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Patrícia Costa 2002 / 2007 |
Actualização
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