Forte de Santa Catarina

IPA.00001286
Portugal, Faro, Portimão, Portimão
 
Arquitectura militar, barroca. Forte de planta trapezoidal, baluartes a proteger a porta na frente voltada a terra.
Número IPA Antigo: PT050811030006
 
Registo visualizado 204 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

Categoria

Monumento

Descrição

Planta trapezoidal, porta voltada a terra entre baluartes separados por rampas. As dependências interiores foram adaptadas a cafetaria e miradouro; são construções quadragulares de piso único com vãos de portas e janelas de molduras rectilíneas, telhado de 4 águas rompido pelas chaminés das cozinhas. Um muro onde se abrem 7 arcos a pleno centro separa o pátio interior do miradouro amuralhado sobre a praia. A cortina de muralhas correspondente foi rasgada por uma escadaria de acesso à praia.

Acessos

Praia da Rocha, Largo da Fortaleza e Avenida Tomás Cabreira

Protecção

IIP - Imóvel de Interesse Público, Decrteo n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Grau

2 - imóvel ou conjunto com valor tipológico, estilístico ou histórico ou que se singulariza na massa edificada, cujos elementos estruturais e características de qualidade arquitectónica ou significado histórico deverão ser preservadas. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Imóvel de Interesse Público.

Enquadramento

Urbano, o forte situa-se sobre um outeiro no extremo E. da praia da Rocha. Tem acesso à praia através de uma escadaria implantada na escarpa. A frente voltada a terra dá para uma rotunda onde termina a rua marginal da Rocha.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: forte

Utilização Actual

Turística

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Comando-Geral da Guarda Fiscal, cedência a 14 Fevereiro 1948

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - Construção no reinado de D. João III ou de D. Sebastião, sobre as ruínas de um pequeno castelo medieval; séc. 18, finais - remodelação do forte; 1946, 23 de Julho despacho autorizando a entrega à Comissão Municipal de Turismo de Portimão das dependências do antigo forte ocupadas pelas famílias das praças que prestavam serviço no posto da Guarda fiscal que aí estava instalado; 1960 / 1970 - obras de adaptação a miradouro e local de lazer; 1969 - estragos provocados pelo sismo.

Características Particulares

Dados Técnicos

Materiais

Cantaria, alvenaria, madeira em portas e caixilhos, telha.

Bibliografia

ALMEIDA, João de, Roteiro dos monumentos militares Portugueses, Vol. III, Lisboa, 1948; COUTINHO, Valdemar, Castelos, Fortalezas e Torres da Região do Algarve, Vila Real de Santo António, 1997.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

CMPortimão e Junta Autónoma dos Portos do Barlavento do Algarve: 1964 - construção de placas de betão armado no interior do baluarte poente; construção de Rampas e anexos metidos na escarpa de acesso à praia; 1969 - reparação dos estragos causados pelo sismo de 1969: construção de betão armado em lintéis, cintas de travação e pilares para consolidação do edifício; reparação dos panos de muralha, refechamento de fendas e reconstrução de rebocos, reparação das coberturas de telhado; pintura de portas e caixilhos.

Observações

Autor e Data

João Neto 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login