Solar dos Pinas / Solar Pina Aragão

IPA.00001390
Portugal, Guarda, Celorico da Beira, Linhares
 
Arquitectura residencial, eclética. Solar com dois pisos, planta rectangular composta e cobertura de duas águas. Panos murários rematados por pilastras e com composição assimétrica. Portal encimado por janela de sacada, ambos em arco abatido, sendo os restantes vãos de lintel recto, com ou sem moldura saliente. Frontão curvo integrando a pedra de armas. Piso térreo reservado às lojas. A compartimentação do andar nobre tem como referência o corredor longitudinal. Integra amplo logradouro.
Número IPA Antigo: PT020903080037
 
Registo visualizado 476 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Edifício de dois pisos com planta rectangular composta, resultado da justaposição de fases construtivas diferentes, coberto com telhado de duas águas. A fachada principal, orientada a O., mostra três panos, dois dos quais delimitados por pilastras: uma zona com frente mais estreita com a alvenaria de pedra à vista, o pano principal e um terceiro pano, um pouco recuado. É no pano principal que se abre o portal em arco abatido, ladeado por duas janelas gradeadas e uma outra porta, também de acesso às lojas. No andar nobre, e no eixo do portal descentrado, rasga-se a janela de sacada em arco abatido, cuja moldura se prolonga na cornija. Lateralmente observam-se várias janelas de lintel recto e moldura saliente. O remate superior é constituído pela cornija, interrompida pelo frontão curvo descentrado que integra a pedra de armas. O alçado lateral S. é cego, enquanto no lado oposto se vêem duas portas, uma delas com lintel e ombreiras biselados, à qual se acede através de um lanço de degraus. O alçado posterior, encoberto a partir da rua pelo muro que delimita o logradouro, compreende dois panos. Na zona equivalente ao pano principal abrem-se pequenas janelas de lintel recto e sem moldura que iluminam o 2º piso, pois as janelas superiores correspondem já ao nível do sotão. Este pano é rematado por cornija de meia-cana. O outro corpo mostra um pequeno átrio descoberto, ao lado do qual se ergueu a cozinha, observando-se a data de 1859 na parede. O espaço interno encontra-se dividido em duas alas. O piso térreo é integralmente ocupado pelas lojas, pavimentadas com seixo miúdo. A partir daqui só é possível o acesso ao andar através de escadas de serviço em madeira. A ausência de uma caixa de escadas centralizada obriga a que o acesso ao 2º piso seja feito pelas traseiras, junto à cozinha, onde se pode ver a antiga entrada, com três portas em arco abatido. A compartimentação do andar nobre é feita através de um longo corredor que atravessa todo o edifício, sendo a divisão das duas alas marcada apenas por uma porta. As divisões mais amplas e melhor iluminadas, incluindo o salão nobre, encontram-se orientadas para a frente da casa, enquanto a zona posterior integra compartimentos de menor dimensão. A ala N. tem comunicação para a área construída mais antiga, onde antes se situava a cozinha. Os pavimentos são soalhados e os tectos possuem forro em madeira, tal como acontece no sotão.

Acessos

Rua dos Pinas

Protecção

Incluido na Zona Especial de Protecção do Castelo de Linhares (v. PT020903080002)

Enquadramento

Urbano. Situa-se na zona mais alta e declivosa da povoação. Ocupa quase a totalidade do lado E. da R. dos Pinas, uma via estreita, paralela à R. Direita e que constitui uma ligação secundária ao Lg. da Igreja. Sobretudo a partir do andar nobre, é possível obter uma visão panorâmica sobre o Castelo e a envolvente natural. Para além do logradouro confinante com o edifício, faz parte da propriedade um outro quarteirão situado a E. da R. do Outeiro, incluindo espaço hortícola e zona de lazer antes ajardinada. Na proximidade é ainda visível uma construção autónoma, com pátio, onde se situavam as cavalariças.

Descrição Complementar

O logradouro do edifício apresenta-se compartimentado transversalmente por muros de alvenaria, compreendendo portanto três recintos desnivelados. O primeiro recinto, ajardinado, integra o acesso à propriedade e à casa, e inclui um tanque. No recinto contíguo observa-se um telheiro sustentado por grande pilar em cantaria, onde se abrigam pequenas construções complementares. Por fim, o terceiro recinto, que possui uma porta carral entaipada, conserva ainda o pilar com arestas chanfradas onde se apoiaria um outro telheiro. Ao lado existe a antiga casa da forja, com acesso directo para a via pública. Embora não fazendo parte da mesma parcela cadastral, o solar inclui uma outra propriedade localizada na R. do Cimo ou do Outeiro: trata-se de uma vasta área cultivável (a antiga horta), dividida por três patamares desnivelados devido á irregularidade topográfica. O interesse deste espaço reside no facto de integrar pequenas zonas de lazer: através do aproveitamento dos muros divisórios e tirando partido da organização de diversos lanços de escadas, observam-se bancos e floreiras em cantaria, numa zona onde o terreno surge pavimentado com seixo miúdo. Destaca-se igualmente o tanque quadrangular, conservando os respectivos canais e rodeado por muros e bancos corridos. Num outro quarteirão, em parte também orientado para a R. do Outeiro, uma construção conserva no pátio um pilar com arestas chanfradas pertencente á zona das antigas cavalariças.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada, pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - construção da primeira casa da família, atendendo à presençaa dos vãos biselados (zona integrada na ala N.); 1770 - construção do solar da família Pina de Aragão Costa; 1859 - data epigrafada na parede exterior E., talvez referente à construção da actual cozinha (interiorizando a antiga entrada) e a uma hipotética remodelação da fachada principal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria, com e sem revestimento rebocado; madeira; telha de aba e canudo

Bibliografia

OLIVEIRA, Manuel Ramos de, Celorico da Beira e o seu Concelho, Celorico da Beira, 1939; NEVES, Vítor Pereira, Três Jóias Esquecidas, Marialva, Linhares e Castelo Mendo, Castelo Branco, 1993; ABRANTES, Leonel, Linhares Antiga e Nobre Vila da Beira, Folgosinho, 1995.

Documentação Gráfica

Proprietários

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1985 - substituição do telhado, construção de instalações sanitárias.

Observações

*1 - estas informações são referentes à ala S., pois a outra parte da casa encontra-se generalizadamente em mau estado. *2 - neste número não está incluída a superfície da horta-jardim que tem cerca de 2500 m2.

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login