Casa com Janela Manuelina na Rua Direita / Casa do Judeu

IPA.00001391
Portugal, Guarda, Celorico da Beira, Linhares
 
Casa com janela manuelina em arco polilobado e arco conopial, integrando colunelos e arquivoltas decorados com motivos vegetalistas estilizados e cogulhos. Peitoril biselado. Cabeça de anjo ornamentando a base de um colunelo. Motivos zoomórficos colocados lateralmente aos cogulhos.
Número IPA Antigo: PT020903080010
 
Registo visualizado 788 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Janela em arco polilobado, apresentando ao centro um arco conopial e tendo o peitoril biselado. As ombreiras são ladeadas por dois pares de colunelos de fuste liso, tendo os do lado interior secção circular e os do lado exterior uma face plana. A base dos colunelos é tripartida e decorada inferiormente por motivos vegetalistas estilizados no lado N. e por uma cabeça de anjo no lado S. Os capitéis encontram-se ornamentados por motivos vegetalistas estilizados, rematados por motivo em forma de cabo. O colunelo N. do lado exterior já não possui capitel. De cada colunelo parte uma arquivolta que descreve um arco polilobado, mostrando um duas intersecções e no vértice do arco conopial cogulhos tripartidos, ladeados por motivos zoomórficos (leão rampante com cabeça canina). Na base dos colunelos observa-se o arranque de uma terceira base, o mesmo acontecendo na zona dos capitéis. O vão tem caixilharia em madeira com dois batentes.

Acessos

Rua Direita

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto, nº 47 508, DG, 1ª série, n.º 20 de 24 janeiro 1967 *1

Enquadramento

Urbano. Janela inserida em edifício de dois pisos, adossado lateralmente e com telhado de duas águas. Apresenta a fachada orientada a O. em cantaria e integra um passadiço (com o portal em arco abatido e recorte biselado) de acesso à via transversal e à própria habitação, através de uma escada e respectivo balcão (com guarda em cantaria e pilar octogonal). É ladeada por duas janelas de lintel recto e ao nível do piso térreo abre-se uma porta biselada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 15 - presença documentada de uma comuna judaica em Linhares; séc. 16 - hipotética construção da janela; 1523 - existência documentada da judiaria, da qual o passadiço poderá ter constituído a entrada (MOREIRA, 1980).

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito, cantaria; madeira.

Bibliografia

FRANCO, José, Linhares, Terra Beiroa, Esboço Monográfico, Lisboa, 1944; RODRIGUES, Adriano Vasco, Celorico da Beira e Linhares, Celorico da Beira, 1979; MOREIRA, Maria da Conceição, Linhares, Aspectos Históricos, Lisboa, 1980; TAVARES, Maria José Pimenta Ferro, As Comunidades Judaicas das Beiras durante a Idade Média, in Altitude, Guarda, 2ª série, 1981, nº4; ABRANTES, Leonel, Linhares Antiga e Nobre Vila da Beira, Folgosinho, 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1964 - obras de reparação, apeamento e reconstrução da parede, reposição e limpeza da janela, fixação da respectiva caixilharia.

Observações

*1 - Janela Manuelina integrada num prédio numa das ruas de acesso ao Castelo.

Autor e Data

Margarida Conceição 1992 / 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login