Hospedaria em Linhares

IPA.00001399
Portugal, Guarda, Celorico da Beira, Linhares
 
Arquitectura assistencial, manuelina. Albergue de planta rectangular composta, apresentando dois pisos com diferenciação funcional. Vãos de lintel recto sem moldura e janelas decoradas. Moldura composta pela conjugação de arco de cortina com arco conopial e ornamentada com meias esferas, revelando afinidades com janela manuelina da R. da Procissão (v. PT020903080032). Moldura decorada com arco de cortina inciso. Estas janelas integram-se num conjunto de vãos manuelinos em Linhares relacionado com a influência da campanha de obras da Sé da Guarda (RODRIGUES, 1979).
Número IPA Antigo: PT020903080031
 
Registo visualizado 413 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Assistencial  Albergaria / Hospedaria    

Descrição

Edifício de dois pisos, com planta rectangular composta (formando um L) e cobertura de duas águas. Fachada principal orientada a SE., mostrando no piso térreo três portas de lintel recto alternadas com frestas horizontais. No piso superior rasgam-se duas janelas de sacada e duas janelas ladeadas por mísulas de suporte a vasos, enquadrando uma janela ornamentada. Esta última é composta por dois arcos sobrepostos: um arco de cortina muito rebaixado e um arco conopial na linha externa, sendo integralmente contornada por duas fiadas de meias esferas. No alçado lateral NE. destaca-se, ao nível do sotão, uma janela decorada com um arco de cortina inciso no lintel recto. No alçado oposto abrem-se apenas três janelas simples no piso superior. Alçado posterior parcialmente adossado.

Acessos

Rua da Procissão

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. A casa situa-se a meia encosta, no gaveto entre a Rua da Procissão e a Rua da Igreja, confrontando com o alçado lateral da antiga Casa da Câmara e Cadeia (v. PT020903080030), econtrando-se portanto muito próxima do Largo da Praça. Um dos alçados da casa está orientado para um logradouro arborizado, separado da rua por um muro e incluindo uma fonte. Em frente ergue-se o Solar Brandão de Melo (v. PT020903080033).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Assistencial: albergaria

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - hipotética construção da casa; uma vez que na Conservatória do Registo Predial o imóvel consta como Hospedaria, a actual proprietária coloca a hipótese dessa função ser pouco posterior à transformação da albergaria medieval em Hospital da Misericórdia depois de 1576; séc. 19, fins - encontrando-se em ruínas, o edifício foi adquirido pela avó da actual proprietária, Maria dos Prazeres Mimoso da Costa Braga Alpoim de Carvalho (família Brandão de Melo).

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria sem revestimento; madeira; telha de canudo.

Bibliografia

OLIVEIRA, Manuel Ramos de, Celorico da Beira e o seu Concelho, Celorico da Beira, 1939; FRANCO, José, Linhares, Terra Beiroa, Esboço Monográfico, Lisboa, 1944; RODRIGUES, Adriano Vasco, Celorico da Beira e Linhares, Celorico da Beira, 1979; ABRANTES, Leonel, Linhares Antiga e Nobre Vila da Beira, Folgosinho, 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login