Hotel Netto

IPA.00014407
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)
 
Arquitectura turística, oitocentista. Hotel de planta longitudinal, composta pela junstaposição, em eixo de dois corpos, um trapezoidal e outro mais pequeno, rectangular. Fachadas laterais corridas, acompanhando o desnível do terreno, com registos separados por frisos e vazados por vãos de emolduramento simples de cantaria a ritmo regular, desprovidas de decoração à semelhança de alguns prédios de rendimento do séc. 19. A fachada principal apresenta o nome do hotel escrito em capitulares, à semelhança do que acontece no Hotel Lawrence's (v. PT031111110111) e no Hotel Central (v. PT031111110105). Os estuques dos tectos apresentam decoração arte nova.
Número IPA Antigo: PT031111110104
 
Registo visualizado 445 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial e turístico  Unidade hoteleira  Hotel  

Descrição

Planta longitudinal, ligeiramente irregular, composta pela justaposição de dois corpos em eixo, um longo trapezoidal, e outro mais pequeno, rectangular. Volumetria simples de dominante horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados a duas e três águas, parcialmente providos de trapeiras de duas águas com janelas quadrangulares. Fachada principal a S., estreita, delimitada por cunhais apilastrados, com três registos: no primeiro, porta protegida por alpendre guarnecido com friso de ferro forjado com monograma HN ao centro, apoiado em colunas igualmente de ferro e servindo de base a terraço com guarda em adufa, ao nível do segundo registo, para o qual abre porta encimada por friso saliente; no terceiro registo janela de sacada de moldura rectangular com varandim de ferro, flanqueada superiormente pelo nome do Hotel, em letras capitulares pintadas a branco sobre fundo vermelho; remate em platibanda lisa Fachada lateral O. composta por dois panos divididos por grande pilastra, aos quais se aplicam sete algerozes de ferro. O pano da direita é mais longo, com quatro registos separados por frisos, dois lisos e um saliente; no primeiro, duas portas seguidas de seis janelas de peito, todas entaipadas; no segundo oito janelas e no terceiro seis, havendo à direita duas janelas de sacada unidas por balcão com varandim de ferro; no último registo oito janelas de maior altura, possuíndo parapeito com guarda de ferro. O pano da esquerda, com três eixos marcados por pilastras, possui cinco registos separados por frisos lisos: no primeiro porta mainelada em arco rebaixado, flanqueada por duas janelas quadrangulares gradeadas; no segundo registo janela de sacada dupla (sem varandim) rematada por cornija circular e ladeada por duas janelas rectangulares, esquema que se repete nos dois registos superiores, sendo a janela central do quarto registo rematada por cornija recta, e no último registo rematada por frontão curvo; remate em platibanda lisa, elevada em curva a meio do pano da esquerda. Fachada E.: pano do corpo principal de dois registos separados por friso, rasgados por vãos rectangulares. Corpo posterior: vazado em dois registos por vãos de moldura rectangular, alguns dos quais gradeados; remates em beiral e em platibanda INTERIOR: não observado *1.

Acessos

Rua Conselheiro Segurado

Protecção

Incluído na Vila Velha e Serra de Sintra (v. PT031111110081); Incluído na Área Protegida de Sintra - Cascais (v. PT031111050264)

Enquadramento

Urbano. Isolado, implantado num gaveto, em socalco, em terreno de acentuado declive para O. e N, integrando a malha urbana da Vila Velha. Fachada principal precedida por pequeno logradouro trapezoidal, fechado por muro gradeado, com acesso por portão flanqueado por pilares de cantaria. Junto à fachada posterior, pátio ajardinado circundado por alto muro, a que se adossa transversalmente a E. arco correspondente a uma das antigas portas de entrada para o Palácio Nacional de Sintra (v. PT031111110006). Na proximidade, a SO. o Hotel Tivoli e o Hotel Central (v. PT031111110105).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial e turística: hotel

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - O imóvel era juntamente com os Hotéis Lawrence's (v. 1111110111) e Central (v. 1111110105) e a Pensão do Victor, actual Quinta da Amizade (v. 1111110096), um dos hotéis mais frequentados pela aristocracia e burguesia lisboetas; séc. 20 - um dos hópedes mais ilustres era o escritor José Maria Ferreira de Castro (1898 - 1974), que chegou a residir no hotel durante 12 anos; séc. 20, déc. de 70 - encerramento do hotel; 2000, Set. - o proprietário procede à entrega informal, junto da Câmara Municipal de Sintra, de um projecto da autoria do Arq. Latino Tavares, para recuperação do imóvel, contando com a aprovação do IPPAR.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura de alvenaria mista rebocada; molduras dos vãos em cantaria de calcário; ferro nas guardas das varandas e gradeamentos das janelas; portas, janelas, trapeiras e pavimentos interiores em madeira; estuque nos tectos; cobertura exterior em telha marselha.

Bibliografia

AZEVEDO, José Alfredo da Costa, Vila Velha. Ronda pelo Passado, Sintra, 1978; SILVA, José Cornélio da, LUCKHURST, Gerald, Sintra. A Paisagem e as Quintas, Lisboa, 1989; Recuperação do Hotel Netto a Troco de mais Parqueamento, in Jornal de Notícias, 22.10.2000.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; AHMS: Cx. 143, Nº 11.559, Caixa 51, 4.116 e 51, 4.118

Documentação Administrativa

CMS

Intervenção Realizada

Observações

*1 - tendo em conta o estado de ruína do imóvel, o acesso ao interior não foi possivel, sendo apenas visível do exterior, alguns pavimentos em soalho e coberturas em tectos de estuque.

Autor e Data

Teresa Vale, Maria Ferreira e Sandra Costa 2000 / Joaquim Gonçalves, Patrícia Costa e Lina Oliveira 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login