Casa Quinhentista da Rua da Fonte

IPA.00001506
Portugal, Guarda, Sabugal, Sortelha
 
Arquitectura residencial, vernácula com influência classicista muito pontual. Construção de dois pisos, com planta rectangular concentrada e cobertura com telhado de duas águas. Composição da fachada principal irregular, com vãos de lintel recto sem moldura saliente, evidenciando-se a porta larga com moldura de meia-cana. Escada interior com dois lanços de degraus, adossada à parede tardoz. Zona da cozinha organizada no andar superior, com pavimento parcialmente lajeado.
Número IPA Antigo: PT020911330047
 
Registo visualizado 359 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Casa de dois pisos, com planta rectangular concentrada, formando dois volumes diferenciados, cobertos com telhado de 2 águas. A fachada principal, orientada a S. e a única fenestrada, mostra no piso térreo uma porta e uma janela, destacando-se contudo uma outra porta, mais larga e com moldura de meia-cana, individualizando o corpo da casa que apresenta maior altura. No andar superior abrem-se duas janelas, uma das quais alinhada com esta última porta. Os vãos apresentam lintel recto sem moldura saliente. O espaço interno não expressa uma nítida diferenciação funcional entre os pisos. O primeiro piso possui uma compartimentação estrutural, integrando uma loja com acesso directo pela referida porta larga. Ao lado, uma divisão ampla organiza um pequeno átrio, marcado por um lanço de degraus que o diferencia de uma zona que articula a função de sala (presença da janela com conversadeiras e do armário em cantaria) e o acesso ao segundo piso. Este acesso realiza-se através de uma escada em pedra encostada à parede tardoz e composta por dois lanços de degraus. Sob a escada incluiu-se a lareira, resguardada pelo chão lajeado aberto na rocha viva, contrastando com o pavimento recente revestido a tijoleira. A divisão do espaço superior é recente, apesar de se destacar a zona da cozinha, mantendo o pavimento parcialmente lajeado e a mesa em cantaria. Acede-se ao compartimento que ocupa o corpo mais elevado da casa através de uma porta com lintel curvo. A construção conserva a estrutura dos pavimentos e da cobertura em madeira.

Acessos

Rua da Fonte

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, núcleo intra-muros. Localiza-se em via bastante inclinada que liga o Lg. do Corro ao Lg. do Pelourinho. Encontra-se adossada lateralmente e a fachada tardoz é cega, confinando com o logradouro de outra propriedade. A construção contígua, com a qual comunica internamente, apresenta uma janela manuelina (v. PT020911330046) *1. Em frente ergue-se uma casa com escada exterior, formando corpo avançado sobre a rua.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16, fins / séc. 17, início - provável construção (ou renovação) do edifício, considerando a presença da porta com moldura de meia-cana. Atendendo ainda à volumetria e à organização interna da casa, pode-se colocar a hipótese de ser resultado da união de duas parcelas estreitas.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria sem revestimento; madeira; telha de canudo

Bibliografia

Documentação Gráfica

Câmara Municipal do Sabugal

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, meados - obras de conservação e beneficiação, arranjo das coberturas, construção das instalações sanitárias, compartimentação com divisórias em cimento, abertura da porta de comunicação com a casa contígua, atravessando a união de duas paredes mestras; Proprietário / Câmara Municipal do Sabugal (Programa de Reabilitação das Aldeias Históricas de Portugal): 1997 - obras de conservação, renovação da cobertura exterior, substituição do revestimento da chaminé, limpeza geral das fachadas com picagem das juntas em cimento, pintura das caixilharias.

Observações

*1 A comunicação interior entre as duas casas, hoje propriedade da mesma pessoa, é feita através de uma porta aberta recentemente.

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login