Casa do Prior Bonifácio Gomes de Carvalho / Casa da Família Lobo de Vasconcelos

IPA.00015103
Portugal, Setúbal, Santiago do Cacém, União das freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra
 
Casa paroquial.
Número IPA Antigo: PT041509060064
 
Registo visualizado 797 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa de função  Casa paroquial  

Descrição

Planta retangular, formando um volume paralelepipédico, de dois pisos. As suas coberturas são telhadas a duas, três e quatro águas. As fachadas são rebocadas e pintadas de branco, percorridas por soco pintado a cinza. A fachada principal, orientada a sudoeste, é formada por uma comprida frontaria, composta por dois panos, separados por cunhais de cantaria ligeiramente salientes, com dois registos de vãos distintos, sendo o primeiro piso centrado pela porta principal, de madeira almofadada e dupla folha, com verga reta de lintel almofadado e pilastras simples de cantaria, antecedido por dois degraus e enquadrado por dois segmentos de colunelos e capitéis, certamente provenientes das ruínas da alcáçova do castelo ou da Igreja Matriz . Este piso é rasgado por cinco janelas de peito, retilíneas com molduras de cantaria simples e gradeamentos em ferro forjado pintado a verde (duas antes da porta e três após). No segundo pano, o primeiro piso é rasgado por uma porta de verga curva. O segundo piso, andar nobre, é rasgado por sete janelas de sacada, com balaustrada de ferro forjado pintado a verde e encimado por uma mansarda pombalina, decorada com enrolamentos laterais de aletas. No seguimento da fachada lateral esquerda, prolonga-se o alto muro, onde se rasga o oratório de Nossa Senhora das Dores, e onde, a um nível superior se situa o jardim formal

Acessos

Rua Conde de Avilez, n.º 3 a 5. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,015394°, long.: - 8,697599°

Protecção

Em vias de classificação / Incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo ( v. IPA.00003428 ) e da Igreja Paroquial de Santiago ( v. IPA.00006493 ).

Enquadramento

Urbano, insere-se na malha a nascente do recinto amuralhado do castelo. Confina a norte com a Tapada dos Condes de Avilez e a nascente com a Casa da Hera. A sua fachada principal abre para o miradouro. Nas suas próximidades encontram-se o castelo e a Igreja Matriz (ou Paroquial) de Santiago.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa paroquial

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural) / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, segunda metade - existem já notícias de um primeiro edifício existente no local, pertencente ao juis ordinário Fabião Feio, pai do padre Sebastião Feio, que estabeleceu uma capela vinculada a um morgado na Igreja da Misericórdia; 1721 - no levantamento da população elaborado nesse ano não consta o arruamento, o que permite supor que se encontrasse devoluto, provavelmente acompanhando o abandono do Paço da Alcáçova e das casas do castelo; 1755, 01 novembro - o terramoto terá arruinado o edifício primitivo; 1797 - era propriedade do desembargador Francisco José Faria da Costa de Abreu Guião e sua mulher D. Joana Perpétua Feio Sanches de Gusmão, que o aforam ao prior de santiago do Cacém, Bonifácio Gomes de Carvalho (? -1825), que aí manda construir a sua nova casa de habitação; o prior encontrava-se, então, empenhado na reconstrução da Igreja Paroquial de Santiago (IPA.00006493), que se encontra nas proximidades; 1799 - a casa estaria já concluída, entrando para a posse plena do padre Bartolomeu Gomes de Carvalho, que aí passa a residir; 1800, setembro - serve de alojamento a frei Manuel do Cenáculo Vilas Boas (1724 - 1814), então bispo diocesano de Beja, futuro arcebispo de Évora, que ali se desloca para sagrar a Igreja Paroquial, ainda em obras (segundo informação gravada em inscrição comemorativa que se encontra na igreja); 1803 - o padre Bonifácio Gomes de carvalho adquire as ruínas contíguas a esta casa, começando uma nova obra para construção de outra habitação (hoje conhecida como Casa das Heras), vendendo a primeira a D. Francisca Teresa Nobre Pacheco de São José (1757 - 1833), viúva do primeiro morgado da Quinta de São João, João Falcão Murzelo de Mendonça (1730-1801); séc. 19 - Jacinto Pais de Matos Moreira Falcão (1803-1890), primeiro conde de Bracial, toma posse desta casa por ser neto de D. Francisca Teresa Nobre Pacheco de São José; conhece depois como herdeira a filha deste, D. Catarina Pais Champalimaud de Matos Moreira Falcão (1843-1919), que, morrendo sem descendência direta a deixa a uma prima, D. Maria das Dores Cabral Parreira de Aboim Luzeiro Infante de Lacerda (1887-1965); 1921 - casamento de D. Maria das Dores com o capitão de cavalaria António Lobo de Portugal e Vasconcellos (1885-1954), sendo os seus descendentes os atuais proprietários da casa; 2017, 10 outubro - é publicado no DR, 2.ª serie, n.º 195, o Anúncio n.º 171/2017 relativo à abertura do procedimento de classificação da casa, património integrado e jardins.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado e madeira.

Bibliografia

CESÁRIO, G. J. - 1755. O Terramoto de Todos os Santos em Santiago do Cacém. Santiago do Cacém: Ed. Junta de Freguesia de Santiago do Cacém, 2008; CESÁRIO, G. J. - 1808. Santiago do Cacém e a 1ª Invasão Francesa. Santiago do Cacém: Ed. Junta de Freguesia de Santiago do Cacém, 2008; FALCÃO, J. A. - Património Construído e Urbanismo de Santiago do Cacém: Subsídios para um Ensaio de Enquadramento Histórico, 1991, documento não publicado, consultável no Centro de Documentação do Gabinete de Reabilitação Urbana e Património da Câmara Municipal de Santiago do Cacém; SILVA, M. João da - Toponímia das Ruas de Santiago do Cacém. Santiago do Cacém: Ed. Câmara Municipal de Santiago do Cacém, 1992; SOBRAL, Carlos e MATIAS, José - Património Edificado de Santiago do Cacém: Breve Inventário. Santiago do Cacém: Câmara Municipal, 2001; SOUSA, Manuel de - As Origens dos Apelidos das Famílias Portuguesas. Mem Martins: SPORPRESS, 2001; VASCONCELLOS, A. Lobo de - Breves Notas Sobre o Padre Bonifácio Gomes de Carvalho e a Igreja do Castelo, Matriz de Santiago do Cacém, 1984, documento não publicado, consultável no Centro de Documentação do Gabinete de Reabilitação Urbana e Património da Câmara Municipal de Santiago do Cacém; www.atlas.cimal.pt/drupal/?q=pt-pt/node/282 [consultado em julho 2016]

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rosário Gordalina 2002

Actualização

Francisco Lobo (Contribuinte externo) 2016; Paula Tereno 2016
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login