Capela de São Brás

IPA.00015222
Portugal, Viana do Castelo, Melgaço, Alvaredo
 
Capela de provável construção oitocentista, de pequenas dimensões e grande simplicidade, alteada no séc. 20, conforme denota a irregularidade do aparelho das fachadas principal e posterior, a partir do nível das cornijas das fachadas laterais. Apresenta planta simples e as fachadas em cantaria, terminadas em cornija, a principal em empena sem retorno, rasgada por portal de verga reta com moldura relevada entre frestas. Nas laterais abre-se porta travessa, à esquerda, e vão em arco, à direita. No interior possui estrutura retabular do séc. 20, recorrendo a alguns elementos clássicos..
Número IPA Antigo: PT011603010056
 
Registo visualizado 455 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular simples, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas em cantaria de granito aparente, terminadas em cornija. A fachada principal, virada a poente, tem cunhais horizontalizados e termina em empena, capeada a cantaria, coroada por cruz latina de braços retangulares sobre acrotério. É rasgada por portal de verga reta, de moldura relevada, entre duas pequenas frestas. A fachada lateral esquerda é rasgada por portal estreito, de verga reta e a oposta por vão em arco abatido, quase ao centro. A fachada posterior, ligeiramente alteada, é cega e termina em empena sem retorno, coroada por cruz latina, de braços retangulares. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento de cantaria e teto de masseira, em madeira. À parede testeira encosta-se estrutura retabular, pintada de branco, marmoreados fingidos rosa, e azul, de corpo reto e um eixo, definido por duas pilastras, com o terço inferior decorado, coroadas por urnas. Ao centro abre-se nicho, em arco, albergando imaginária, ladeado por duas mísulas igualmente sustentando imaginária. A estrutura termina em espaldar contracurvo, rematado com elementos vegetalistas relevados. Altar paralelepipédico com frontal pintado.

Acessos

Alvaredo, lugar do Carvalho, desvio da EN 202. WGS84 (graus decimais) lat.: 42,098553, long.: -8,300673

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, numa plataforma junto a uma estrada secundária, desenvolvida a partir da EN 202, sem elemento separador e enquadrado por campos de cultivo, com vinha. A capela é parcialmente circundada por faixa cimentada. Em frente da capela ergue-se um cruzeiro.

Descrição Complementar

No cunhal direito da fachada principal integra-se silhar inscrito ou decorado com elementos relevados, de leitura impercetível.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Viana do Castelo - Arciprestado de Melgaço)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 (conjetural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1758, 25 maio - o pároco António Rodrigues de Morais não refere a Capela de São Brás nas Memórias Paroquiais da freguesia; séc. 19 - época provável da construção da capela de São Brás; séc. 20 - provável alteamento da capela e feitura da estrutura retabular.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito com juntas tomadas de cimento; cornijas, cruzes e cápeas em cantaria de granito; caixilharia e portas de madeira; vidros simples; grades em ferro; estrutura retabular de madeira pintada; pavimento de cantaria e teto de madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato - As freguesias do distrito de Viana do Castelo nas Memórias Paroquiais de 1758. Braga: Casa Museu de Monção; Universidade do Minho, 2005.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2019

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login