Igreja Paroquial de Cristóval / Igreja de São Martinho

IPA.00015228
Portugal, Viana do Castelo, Melgaço, Cristoval
 
Igreja paroquial de construção quinhentista, com planta composta por nave e capela-mor, a primeira alteada em época tardia, conforme denota a irregularidade do aparelho junto ao remate, e com alguns vãos de modinatura também tardia, como a janela sobre o portal axial e os portais da fachada lateral esquerda. A fachada principal, terminada em empena, é rasgada por portal de modinatura quinhentista, em arco de volta perfeita e aduelas largas. A capela-mor deve ter sido ampliada no séc. 19 e a torre sineira foi construída em 1901, por iniciativa paroquial.
Número IPA Antigo: PT011603050062
 
Registo visualizado 346 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossado à fachada lateral esquerda torre quadrangular e sacristia rectangular. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja e de uma na sacristia. Fachadas da nave em cantaria de granito aparente, muito irregular na zona superior, denotando o seu alteamento, as da sacristia em alvenaria de granito e as da capela-mor e torre rebocadas e pintadas de branco, terminando em friso e cornija (capela-mor) ou apenas cornija, sobreposta por beirada simples. Fachada principal virada a O., terminada em empena encimada por cruz latina de braços quadrangulares trevados sobre plinto paralelepipédico; é rasgada por portal em arco de volta perfeita, de aduelas largas sobre os pés direitos e por janela rectangular. Fachada lateral esquerda com a nave rasgada por porta travessa de verga abatida, portal de verga recta de acesso ao coro-alto, precedida por escada de cantaria com guarda de ferro, e janela de capialço e, na capela-mor, janela de capialço. Fachada lateral direita com a sacristia rasgada a O. por porta de verga recta e a S. por pequena fresta jacente e janela rectangular; torre sineira de dois registos marcados por friso e cornija, com pilastras toscanas nos cunhais, sendo o primeiro registo rasgado a S. por porta de verga recta moldurada, e óculo polilobado, em cada uma das faces, tendo ainda a O. relógio circular; no segundo registo, percorrido por sacada com guarda em ferro, abre-se também em cada uma das faces sineira em arco de volta perfeita sobre pilastras e com fecho relevado, albergando sinos; é rematada por guarda de cantaria vazada, com plintos paralelepipédicos nos cunhais, coroados por fogaréus e com cobertura em coruchéu bolboso, decorado com elementos fitomórficos, coroado por cruz em ferro. Fachada posterior da capela-mor terminada em empena coroada por cruz latina de cantaria sobre acrotério e pináculos piramidais com bola nos cunhais; apresenta uma placa em granito inscrita.

Acessos

Cristóval, EN301; Largo Dr. Adriano Marques Magalhães

Protecção

Incluído no Parque Natural da Peneda Gerês

Enquadramento

Urbano, isolado no interior da aldeia, junto à estrada que a atravessa. Insere-se em terreno parcialmente murado, formando adro, de cota bastante rebaixada relativamente ao nível da estrada, que passa frontalmente, pavimentado a lajes de cantaria e alvenaria de granito compactado. Junto à fachada lateral direita possui zona ajardinada, com canteiros recortados e ergue-se um coreto, de planta octogonal e de dois registos, o inferior rebocado e rasgado por porta de verga recta e janela, actualmente adaptado a instalações sanitárias, e o superior pintado de branco e tijolo, acedido por escada desde o adro e por uma outra desde a estrada, com guarda em alvenaria vazada por vãos oblíquos e cobertura facetada sobre pilares. Nas imediações, ergue-se a Casa Azul.

Descrição Complementar

Na torre sineira existe placa em mármore, emoldurada com friso em granito, com a seguinte inscrição: "MANDADA CONSTRUIR POR DANIEL JOSÉ RODRIGUES EM OBEDIÊNCIA À VONTADE DE SUA ESPOSA ANTÓNIA DE SILOS RODRIGUES - 1902", identificativa da data da sua construção. Na fachada posterior da capela-mor, a lápide tem a inscrição M DCCC [...] IL (?) [...].

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Viana do Castelo - Arciprestado de Melgaço)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 (conjetural) / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1509 - data do Tombo da igreja; 1621 - data do primeiro registo de casamentos documentado; 1622 - data do primeiro registo de baptismos documentado; séc. 16 / 17 - época provável da construção da pequena igreja; 1641, julho - o governador da Galiza, o Marquês de Valparaizo envia um exército de oitocentos homens para retaliar o ataque português de D. João de Sousa, que incendeia as igrejas de Cristóval e Paços, que tinham cobertura de colmo, casas e searas de freguesia; 1758, 30 maio - segundo o abade Duarte Cerqueira Araújo nas Memórias Paroquiais, Cristóval era do termo da vila de Melgaço, pertencendo à Casa de Bragança na época incorporada na Casa Real, comarca de Valença e Arcebispado de Braga; a freguesia tinha 180 fogos ou vizinhos, com 183 pessoas maiores de sacramento e 47 menores; a igreja de uma nave tinha o altar principal na capela-mor, onde está a imagem do orago no lado do Evangelho e a de Santo Anão no da Epístola, com sacrário e Santíssimo; no corpo da igreja tem dois altares colaterais encostados à parede do arco cruzeiro, sendo o do Evangelho dedicado a Nossa Senhora da Apresentação e o oposto a São Sebastião; por ser pequena, a igreja não tinha irmandades, mas apenas a confraria das Almas; o abade tem de dízimos, rendimentos e emolumentos cerca de 500$000 anuais; 1849 (?) - data inscrita na lápide de granito colocada na parede posterior da capela-mor parece apontar a data da sua construção. 1902 - construção da torre sineira por Daniel José Rodrigues em obediência à vontade de sua esposa Antónia de Silos Rodrigues.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria ou alvenaria aparente e rebocada e pintada de branco; pilastras, frisos, cornijas, molduras dos vãos, pináculos, cruzes, escada para o coro-alto e outros elementos em cantaria de granito; guarda em ferro; portas de madeira; vidros martelados policromos; lápide em mármore; cobertura de telha.

Bibliografia

ALMEIDA, Carlos A. Brochado - O sistema defensivo da vila de Melgaço. Dos castelos da reconquista ao sistema abaluartado. Melgaço: 2002; CAPELA, José Viriato - As freguesias do distrito de Viana do Castelo nas Memórias Paroquiais de 1758. Braga: Casa Museu de Monção; Universidade do Minho, 2005.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Curso Inventariação KIT01 (2ª ed.) 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login