Igreja Paroquial de Cubalhão / Igreja de Nossa Senhora da Natividade

IPA.00015230
Portugal, Viana do Castelo, Melgaço, União das freguesias de Parada do Monte e Cubalhão
 
Igreja paroquial, de construção seiscentista, reformada em finais do séc. 18. Apresenta planta retangular, composta por nave e capela-mor, interiormente com iluminação bilateral. Tem as fachadas em cantaria aparente, a principal terminada em empena e rasgada por portal de volta abatida e óculo e, as laterais, rasgadas, na nave, por porta e fresta de capialço, e, a capela-mor, na lateral direita por janela. A fachada posterior da capela-mor termina em empena. A diferença de modinatura entre as frestas aponta para épocas distintas de feitura, devendo a da fachada direita, com moldura de topos curvos, ser de finais de setecentos; a janela da capela-mor deverá ser posterior.
Número IPA Antigo: PT011603060064
 
Registo visualizado 350 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta poligonal composta por nave única e capela-mor retangulares, a capela-mor mais baixa e estreita, tendo adossada à fachada lateral esquerda torre sineira quadrangular e sacristia e à lateral direita anexo retangular. Volumes escalonados com coberturas em telhados de duas águas e em cúpula coroada por cruz latina na torre sineira. Fachadas em cantaria de granito aparente, com as juntas tomadas e pintadas de branco, com pilastras toscanas nos cunhais coroadas por pináculos adelgaçados sobre plintos paralelepipédicos, e terminadas em friso e cornija ou, na capela-mor e sacristia, apenas em cornija, sobreposta por beirada simples. Fachada principal virada a SO., terminada em empena coroada por cruz latina de braços com chanfros e rematados em botão; é rasgada por portal de verga abatida, com moldura inscrita terminada em cornija, e óculo circular, com moldura de capialço interiormente decorada com caneluras; sobre este surge relógio circular da oficina de Jerónimo, de Braga. Torre sineira disposta no alinhamento da frontaria, de dois registos separados por friso e cornija, abrindo-se no segundo, em cada uma das faces, sineira em arco de volta perfeita sobre pilastras, frontalmente albergando sino; é coroada sobre os cunhais por pináculos fusiformes sobre plintos. Na fachada lateral esquerda abre-se porta travessa de verga recta sobre os pés direitos e fresta de capialço; na sacristia rasga-se virada a SO. porta de verga recta e na face posterior da torre uma outra, moldurada e sobrelevada, precedida escada de cinco degraus, com guarda em ferro. A fachada lateral direita possui a nave rasgada, sensivelmente a meio, por uma porta travessa de verga recta entaipada, e uma fresta com moldura de topos curvos, e, a capela-mor, por janela rectangular; no anexo abre-se a SO. e na face posterior janela rectangular com grades de ferro, tendo nesta última o aparelho muito irregular, denotando acréscimos. Fachada posterior da capela-mor terminada em empena, coroada por cruz latina sobre acrotério, e rasgada nos extremos por dois óculos circulares.

Acessos

Cubalhão, Rua da Igreja. VWGS84 (graus decimais): lat.: 42,056328; long.: -8,244878

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, na mancha montanhosa e planáltica de Melgaço, no interior da aldeia, a 826 m de altitude, em plataforma adaptada ao declive do terreno, formando adro, pavimentado a cimento e delimitado por muro, com acesso frontal e posterior por portão de madeira. Ladeiam o portal e a torre sineira ciprestes.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Viana do Castelo)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADOR: Abel Augusto Rodrigues (1957). RELEJOEIRO: Jerónimo, de Braga (séc. 20).

Cronologia

1141, 16 abril - o território de Cubalhão estava integrado no couto do Mosteiro de Paderne; 1567 - Cubalhão foi elevado a paróquia ou curato dependente de Paderne por D. Frei Bartolomeu dos Mártires; 1755, 01 novembro - não padeceu ruína no terramoto; 1758, 23 maio - segundo o cura Manuel Gonçalves nas Memórias Paroquiais, a freguesia era do couto de Paderne, termo de Valadares, comarca de Valença, Arcebispado de Braga, sendo terra do Infante D. Pedro; tinha 121 vizinhos, 49 casados, 52 viúvos e solteiros e 357 pessoas de sacramento; a igreja de Santa Maria de Cubalhão, com orago de Nossa Senhora da Natividade, ficava no meio do lugar, tinha três altares, o altar-mor e dois colaterais, um de Santo António e outro de São Sebastião; o pároco era cura anual, apresentado pelos padres de Paderne e tinha de ordenado 8$000; a freguesia estava sujeita à justiça cível do couto de Paderne e o crime à vila de Valadares e também ao ouvidor de Valença; não tinha correio, servindo-se do de Monção; 1797 - data do primeiro casamento documentado; 1804 - data do primeiro baptismo e óbito documentado; séc. 20 - colocação do relógio de Jerónimo de Braga; fecho da porta travessa da fachada lateral direita; 1957, cerca - o padre Custódio Domingues mandou colocar um novo retábulo-mor na igreja, riscado pelo entalhador Abel Augusto Rodrigues, da vila e executado por Abel Barrenhas; 1958, janeiro - já estava colocado no local do retábulo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito aparente; portas e caixilharia de madeira; caixilharia de alumínio; vidros simples e martelados; grades em ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

ESTEVES, Augusto César, Obras Completas, vol. 1, tomo 1, Melgaço, 2003; CAPELA, José Viriato, As freguesias do distrito de Viana do Castelo nas Memórias Paroquiais de 1758, Braga, Casa Museu de Monção / Universidade do Minho, 2005.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - O portal axial possui data alusiva à construção inscrita, mas muito delida.

Autor e Data

Paula Noé 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login