Fonte do Estádio 1.º de Maio

IPA.00015568
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
 
Arquitectura civil, pública, barroca. Fonte de espaldar rectangular, rematada por cornija recta e urnas, com bica carranca, nicho e tanque oitavado. Integra uma tipologia que imita a cascata, jorrando a água pela taça superior e caindo através dos denteados.
Número IPA Antigo: PT010303420110
 
Registo visualizado 285 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Fonte de espaldar, rectangular, rebocado e pintado de branco, enquadrado por pilastras toscanas, sobrepujadas por urnas, e rematado por cornija recta, saliente, em cantaria. Ao centro, nicho em arco de volta perfeita, com ornatos de canais e denteados, moldurado, com decoração inferiorde gregas, albergando pedestal em forma de dupla taça, denteada, tendo na base bica carranca entre friso denteado. Tanque oitavado, assente sobre base oitavada, a que se acede por degrau.

Acessos

Campo da Ponte

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, encostada ao talude nascente do Parque de Campismo de Braga, semi-envolta por frondosa vegetação e voltada à entrada O. do Estádio 1º de Maio (v. PT010303420062). Possui amplo logradouro, empedrado, utilizado como parque de estacionamento pelos utentes do estádio.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - Construção de fonte; 1950 - inauguração, pelo Presidente da República, General Carmona, do Estádio 1º de Maio, então denominado Estádio Municipal 28 de Maio; séc. 20 - trasladação para o local, onde se encontra actualmente *1.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante, de cantaria, com aparelho pseudo-isódomo.

Materiais

Estrutura e elementos decorativos de granito; bica tubular e agrafos de união das pedras do tanque, em ferro.

Bibliografia

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Esta fonte poderá ser originária de um convento, demolido na cidade de Braga. É de notar que no Parque da Ponte que lhe fica fronteiro, se distribuem diversos elementos arquitectónicos e decorativos, tais como, fontes, taças, arcos, colunas e estátuas, provenientes das demolições ocorridas na cidade, com particular incidência das do Convento dos Remédios, desmantelado em 1911, após a implantação da República.

Autor e Data

António Dinis 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login