Cruzeiro da Misericórdia de Vila do Conde

IPA.00015613
Portugal, Porto, Vila do Conde, Vila do Conde
 
Arquitectura religiosa, barroca. Cruzeiro de caminho, sem alpendre, constituído por soco de quatro degraus escalonados, pedestal paralelepipédica, coluna de fuste circular, no terço inferior decorado com motivos geométricos e superiormente estriado, rematado por capitel coríntio. Sobre Globo, cruz latina de hastes simples com remate em forma de concha. Delicado trabalho de cantaria de grande riqueza decorativa em cada um dos elementos constituíntes do cruzeiro. Apresenta data epigrafada no plinto permitindo a sua datação.
Número IPA Antigo: PT011316280056
 
Registo visualizado 357 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro  Tipo coluna e cruz

Descrição

Soco de quatro degraus quadrangulares, de bordo redondo e saliente, escalonados, sendo o inferior mais alto, sobre o qual assenta um pedestal paralelepipédico, composto por plinto, dado com as faces almofadas com losangos destacados com a data de "1713" epigrafada, e cornija moldurada. Coluna de fuste circular, no terço inferior, marcado por anel, com decoração geométrica com jogo de côncavos e convecços e superiormente estriado, marcado no segundo terço, e capitel coríntio. Sobre este, pequeno plinto sobre o qual assenta globo subdividido em duas calotes estriadas, encimado por cruz latina de hastes simples rematadas por conchas.

Acessos

Vila do Conde, Rua da Misericórdia; Praça Dr. António José de Almeida

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982 / Incluído na Zona Especial de Protecção da Igreja Matriz de Vila do Conde (v. PT011316280003) *1

Enquadramento

Urbano, isolado, no enfiamento da R. da Misericórdia. Rodeado por arruamentos, serve de elemento condicionador de trânsito. Na proximidade da Igreja (v. PT011316280019), Casa do Despacho e Hospital da Misericórdia (v. PT011316280052).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Mestre: Domingos Moreira

Cronologia

1713 - Construção do cruzeiro, pelo Mestre Domingos Moreira, de Moreira da Maia.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Estrutura de granito.

Bibliografia

FERREIRA, Pe. José Augusto, Vila do Conde e o seu alfoz, Porto, 1923; NEVES, Pe. Serafim Gonçalves das, Azurara, subsídios para a aua monografia, Porto, 1948; NEVES, Pe. Serafim Gonçalves das, Azurara, Vila do Conde, Breve NotíciaHistórica e Etnográfica, Azurara, 1965; ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1988; NEVES, Joaquim Pacheco, Vila do Conde, Vila do Conde, 1991; Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, IPPAR, Lisboa, 1993; LIMA, Maria João Pires de, Recenseamento dos Arquivos Locais, 1996; SOUSA, Ivo Carreira de, V Centenário das Misericórdias Portuguesas, CTT, Lisboa, 1998.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DSID; SCMVC: AH

Intervenção Realizada

SCMVC: Séc. 20, déc. 90 - Obras gerais de reparação, com introdução de argamassa de cimento nas juntas do soco.

Observações

*1 - O cruzeiro foi classificado conjuntamente com a Igreja e Edifício da Misericórdia de Vila do Conde.

Autor e Data

Isabel Sereno 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login