Ponte de Odivelas

IPA.00016817
Portugal, Beja, Ferreira do Alentejo, Odivelas
 
Arquitectura de transportes, oitocentista. Ponte oitocentista de tabuleiro recto sobre arcos de volta perfeita, o central de maior flecha, de alvenaria com molduras de cantaria e dois talhamares centrais, de perfil curvo; de sólida construção denotando o apuramento da construção em alvenaria que com poucas alterações desde a época romana domina o nosso panorama construtivo até ao aparecimento das estruturas de ferro.
Número IPA Antigo: PT040208040027
 
Registo visualizado 524 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Tabuleiro plano desenvolvendo-se segundo um eixo N. - S., assente em seis arcos de volta perfeita com molduras de cantaria, sendo o segundo, a contar de S., de maiores dimensões; remate em guarda de alvenaria com capeamento de cantaria rasgado por duas gárgulas de cantaria de cada lado. Do lado E. adossam-se dois talhamares ladeando o arco maior, de planta em meia laranja apontada e faces curvas, boleadas. Nas faces interiores das guardas destacam-se, ao centro, duas lápides em forma de brasão, a do lado O. com a inscrição "CONSTRUIDA / NO / REINADO / DE / D. D. JOÃO VI" a a do lado oposto com a inscrição " REFORMADA / NO / REINADO/ DE / D. LUIZ I. / 1865". Na margem S. situa-se um marco de cantaria paralelepipédico com a inscrição " A PARTE SUPERIOR / DESTE MARCO / INDICA A CHEIA DE / 7 DE DEZEMBRO / DE 1876".

Acessos

EN 2, ao Km 582, na saída N. de Odivelas.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, sobre um vale onde corre a ribeira de Odivelas, com margens densamente arborizadas e terrenos envolventes com campos de trigo pontuados por oliveiras e outras árvores.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1816 - 1826 - construção da ponte durante o reinado de D. João VI; 1865 - reforma da ponte durante o reinado de D. Luis.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, molduras de arcos e capeamentos de cantaria de calcário fétido de Trigaches, pavimento em asfalto.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal- Distrito de Beja, Vol XII, Lisboa, 1992.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMFA: Museu Municipal

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Ricardo Pereira 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login