Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Vidigueira / Conservatório do Espírito Santo

IPA.00016998
Portugal, Beja, Vidigueira, Vidigueira
 
Arquitectura de saúde, proto-barroca, ecléctica. Hospital
Número IPA Antigo: PT040214030015
 
Registo visualizado 427 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Hospital  Hospital de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta em L, composta, irregular. Volumes articulados, cobertura diferenciada em telhados de duas águas. Fachada principal a E. com soco saliente e três panos, o central mais elevado, definidos por pilastras; pano central rematado por platibanda com almofadas pintadas e dividido em dois registos por moldura de argamassa; registo inferior rasgado por portal central em arco de asa de cesto, com moldura de cantaria assente em pilastras e gradeamento de ferro forjado de composição com motivos vegetalistas; é ladeado por três janelas de cada lado com verga saliente e pequenas orelhas pintadas; no registo superior janela de sacada central mainelada, com dois arcos de volta perfeita apoiados em colunelo central e colunelos adossados laterais; varanda com mísula de cantaria e gradeamento de ferro forjado de perfil bojudo; esta janela é ladeada por três janelas de cada lado, idênticas às do registo inferior; pano esquerdo rematado por platibanda e rasgado por duas janelas ao nível térreo e uma ao nível do primeiro andar; pano direito semelhante, rasgado ao nível térreo por porta ladeada por duas janelas com molduras de cantaria e ao nível superior por três janelas idênticas; embasamento, cunhais, frisos, molduras de vãos pintados a cor azul, almofadas da platibanda na mesma cor. Alçado O. de dois registos, constituindo o inferior galeria de arcos de asa de cesto descarregando em pilares; o superior galeria de verga recta sobre pilares e remate em beirado; os alçados das galerias são rasgados por vãos modernos de janelas e portas; a galeria abre para pátio ajardinado. INTERIOR: acesso por átrio que conduz a escadaria de dois lances opostos; as distribuições horizontais são feitas por comprido corredor transversal, em cada piso, coberto por abóbada de berço, que comunica com os diversos compartimentos com coberturas em abóbadas de aresta ou com penetrações; alçados pintados a tinta plástica de cor cinza; caixilharias e portadas de vãos pintados a cor branca ou azul; pavimentos em marmorite e mosaico hidráulico.

Acessos

Rua da Misericórdia

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado por outros edifícios que formam a frente de rua, que conduz à Igreja da Misericórdia (v. PT040214030009) e que termina numa praça onde se localizam os Paços do Município.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: hospital de confraria / irmandade

Utilização Actual

Assistencial: recolhimento

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1668 - construção; 1883 - extinção da casa religiosa e posterior entrega do imóvel à Santa Casa da Misericórdia; séc. 20, inícios - alteração da fachada; 1999 - adaptação a recolhimento.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal e de tijolo, rebocadas e caiadas, abóbadas de tijolo rebocadas e caiadas, telhado em telha de aba e canudo, caixilharias de madeira, gradeamentos de ferro forjado, pavimentos de mosaico hidráulico, marmorite e tacos de madeira.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Beja, Lisboa, 1992.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

SCMV: 1999 - recuperação geral e adaptação a recolhimento.

Observações

Autor e Data

Ricardo Pereira 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login