Bica da Cascata

IPA.00017007
Portugal, Beja, Vidigueira, Vidigueira
 
Arquitectura infraestrutural, ecléctica. Chafariz de espaldar com tanque resguardado por cobertura abobadada, no qual a linguagem plástica reflecte uma diversidade de fontes de influência, bem características do gosto ecléctico que marcou o final de séc. 19.
Número IPA Antigo: PT040214030016
 
Registo visualizado 575 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo relicário

Descrição

Muro de suporte caiado a amarelo, rematado por capeamento de cantaria, ao centro do qual se destaca um pano de alvenaria de rocha argamassada; ao centro deste rasga-se nicho em arco de volta perfeita onde se insere um tanque resguardado por murete de cantaria; remate em platibanda, caiada a amarelo, com capeamento de cantaria e remates laterais em plintos de cantaria; ao centro lápide de cantaria de formato rectangular, com os ângulos chanfrados em curva e molduração de meia cana, onde se destaca o cronograma 1891; sobre a platibanda, ao centro, fuste de secção octogonal, munido de plinto quadrangular, interrompido por um anel e rematado por candeeiro moderno; assenta numa base escalonada de três registos, de perfil polilobado e decorados por folhagens relevadas, destacando-se sobre o primeiro e segundo registos um pedra de armas do município, de formato rectangular; nos extremos elevam-se urnas de cantaria com caneluras, assentes em plintos decorados com florões e articulados com a base do fuste por meio de volutas, decoradas com ramagens; a face tardoz segue esquema idêntico com excepção das armas do município, aqui substituídas pelas iniciais "C" no segundo registo e "M.V" no primeiro; abaixo da platibanda o muro é contrafortado por rampa de alvenaria pintada a amarelo e capeada a cantaria.

Acessos

Praça Cinco de Outubro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, no meio de uma praça calcetada, elevando-se ao centro de um muro de suporte de terras que divide a praça em dois níveis diferentes.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1891 - construção, para comemorar a inauguração do abastecimento de água à vila.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria de pedra e cal rebocada e caiada a amarelo, rocha não aparelhada, cantaria.

Bibliografia

CAETANO, José A. Palma, Vidigueira e o seu concelho, ensaio monográfico, Câmara Municipal da Vidigueira, 1986 / ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Beja, Lisboa, 1992.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Ricardo Pereira 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login