Ponte Antiga sobre o Rio Cavez

IPA.00001716
Portugal, Braga, Cabeceiras de Basto, Cavez
 
Arquitectura de comunicações e transportes, medieval. Ponte de arco com tabuleiro horizontal sobre um único arco de volta perfeita.
Número IPA Antigo: PT010304070008
 
Registo visualizado 1055 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro horizontal assente num único arco, de volta perfeita, de aduelas estreitas e compridas com o extradorso irregular. Tabuleiro com pavimento de terra e saibro compactado, com guardas de cantaria de granito. Apresenta uma inscrição em caracteres góticos.

Acessos

EN 206 (Fafe - Ribeira de Pena)

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, isolado, lançado sobre o rio Cavez. O vale deste rio, junto da foz, é muito encaixado e o leito mostra grande quantidade de penedos de granito. O acesso à ponte, do lado esquerdo, realiza-se por um carreiro muito íngreme, enquanto do lado direito, existe um troço de calçada. Onde esta última encontra a entrada da ponte, existe uma casa de habitação e um moinho de água.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 13 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 13 - época provável da construção da ponte; 1466 - no itinerário do Barão Leão de Rosmithal, existe uma referência a esta ponte depois da travessia da ponte de pedra muito alta sobre o Tâmega (v. PT010304070001); 1657 - data gravada na ponte, possivelmente alusiva uma reforma; 1758 - as Memórias Paroquiais referem uma "ponte pequena de um só arco, por cima do pequeno regato, chamado rio Cavez...".

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Estrutura de granito.

Bibliografia

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Vias Medievais. I Entre Douro e Minho, Porto, 1968, p. 191 - 192; CAPELA, José Viriato, As Freguesias do Distrito de Braga nas Memórias Paroquiais de 1758, A Construção de um imaginário setecentista, 2003; Ponte pequena de Cavez remonta ao século XIII, in Diário do Minho, 26 Outubro 2006, p. 24.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Fazia parte da antiga estrada que partindo de Guimarães, passava a Fafe e Arco de Baúlhe, atravessava o Tâmega na Ponte de Cavez, dirigindo-se depois a Aguiar da Pena donde permitia o acesso à zona de Montenegro / Valpaços e Bragança. Apresentava na aproximação ao rio Tâmega um traçado diferente da actual EN 206. Depois de passar na povoação de Cavez, descia por uma calçada, que ainda se conserva, até junto da foz do rio Cavez, que atravessava na ponte objecto da presente ficha, dirigindo-se depois para a Ponte de Cavez sobre o Tâmega.

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Dordio 1994

Actualização

Sónia Basto 2011
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login