Castro Máximo / Monte de Castro

IPA.00001721
Portugal, Braga, Braga, Braga (São Vicente)
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado proto-histórico com ocupação romana. Povoado fortificado / castro correspondendo ao primeiro núcleo da cidade romana de Bracara Augusta. Apesar do grande número de achados e sondagens realizadas é difícil precisar a cronologia da ocupação deste sítio, a sua organização defensiva ou mesmo considerar com rigor a época do seu abandono. No entanto, o facto deste povoado se localizar a menos de 1 Km de Bracara Augusta confere-lhe grande importância para o conhecimento do povoado anterior à fundação da cidade romana.
Número IPA Antigo: PT010303490037
 
Registo visualizado 813 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado proto-histórico  Povoado fortificado   

Descrição

A acção das pedreiras existentes no local desfiguraram em grande medida o povoado fortificado pelo que se torna difícil descrever a sua organização defensiva. Na década de 1930, Carlos Teixeira descreve-o afirmando a existência de fossos, no lado virado à cidade, admitindo ainda que ele teria duas linhas de muralhas, embora nessa altura fosse já difícil seguir-lhes o traçado. Refere também o aparecimento de vestígios de habitações circulares, em pedra. Actualmente, nenhuma destas estruturas pode ser identificada. As sondagens realizadas em 1976-78 pela Universidade do Minho permitiram apenas reconhecer um muro com a face externa aparelhada e um pavimento de barro batido.

Acessos

Braga, Av. Artur Soares em direcção a N, após ter passado o edifício da antiga cadeia, R. perpendicular, à esquerda, caminho por onde se atinge o cume

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 29, DR, 1º Série, n.º 145, de 25 Junho 1984 / ZEP, Portaria n.º 281, DR, 1º Série, n.º 108, de 11 Maio 1985

Enquadramento

Rural. Na periferia da área urbana de Braga, constituindo um dos seus pontos mais elevados (cota máxima 198,2 m). Domina o vale do rio Cávado a N. A configuração do monte é muito irregular devido à pedreira aí existente que destruiu completamente a sua vertente S. e parte das encostas N. e O., mantendo apenas a E. o seu perfil original de pendor suave.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Época Construção

Proto-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Séc. 1 a.c., meados / séc. 1 d.c., meados - momento de mais intensa ocupação no final do qual terá sido abandonado; a existência de cerâmica romana e moedas levam a admitir a coexistência deste povoado com a primitiva ocupação romana do sítio da Cividade, núcleo original da cidade romana de Bracara Augusta.

Dados Técnicos

Materiais

Granito

Bibliografia

Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, Inventário, Lisboa, 1993, vol. II, Distrito de Braga, p. 26; MARTINS, Manuela, O Povoamento Proto-histórico e a Romanização da Bacia do Médio Cávado, Braga, 1990, p. 86; CASTRO, J.S.; CORREIA, S.; OLIVEIRA, E. P., O Castro Maximum (Monte Castro) Braga. Arqueologia e História, Actas do Seminário de Arqueologia do Noroeste Peninsular, Guimarães, 1980, II, pp. 37-54; LEMOS, F.S. et alii, Actividade arqueológica 1976 - 1980, Braga, s.d., p. 41 - 43; TEIXEIRA, Carlos, Subsídios para o estudo da Arqueologia Bracarense I, Bracara Augusta, 6 - 7 (31 - 34), Braga, 1955 - 1956; TEIXEIRA, C., Subsídios para o estudo da Arqueologia Bracarense, Anais da Faculdade de Ciências do Porto, 21, Porto, 1936.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1935 - prospecções e escavações arqueológicas orientadas por Carlos Teixeira; 1953 / 1954 - prospecções e escavações arqueológicas orientadas por Russel Cortez; 1976 / 1978 - Sondagens arqueológicas da responsabilidade da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.

Observações

*DOF: Castro Máximo, ou Monte de Castro, no extremo NO. da Avenida Artur Soares.

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Dordio 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login