Pousada de Nossa Senhora da Oliveira

IPA.00017335
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Arquitectura residencial, seiscentista. Casa alpendrada, de planta rectangular com piso térreo em alvenaria de granito e pisos superiores em taipa de rodízio. Apresentam as fachadas rasgadas com vãos de verga recta com moldura em madeira. e terminam em beiral saliente revestido a madeira.
Número IPA Antigo: PT010308340116
 
Registo visualizado 961 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício    

Descrição

Planta rectangular de desenvolvimento longitudinal. Massa simples com cobertura em telhado de três águas. Fachadas de três pisos, com o térreo em alvenaria de granito e os superiores em taipa de rodízio, com os paramentos rebocados e pintados de branco, e remate em beiral saliente, revestido a madeira. Fachada principal, virada a S., com piso térreo, alpendrado, suportado por cinco pilares em cantaria de granito, onde se abre-se seis portas, de verga recta, de madeira, separadas por ombreiras de granito. Os dois pisos superiores apresentam vãos de verga recta, com molduras de madeira; no primeiro, abrem-se seis portas com varanda corrida, guarda decorada com elementos fitomórficos em ferro forjado, e no último piso, seis janelas de guilhotina. Nas fachadas laterais, segue-se o mesmo esquema de vãos, de verga recta com moldura em madeira, alternando-se entre janelas de sacada e janelas de guilhotina.

Acessos

Largo da Oliveira, Rua Santa Maria, Viela dos Açoutados.

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101) e na Zona Especial de Proteção Conjunta da Colegiada de Guimarães (v. PT010308340007), da Padrão comemorativo da Batalha do Salado (v. PT010308340025) e dos Paços Municipais de Guimarães (v. PT010308340014)

Enquadramento

Urbano, adossado a outras construções, adaptado ao declive do terreno. Ergue-se em pleno centro histórico com a fachada principal voltado para o largo da Oliveira. Nas imediações, surgem os Antigos Paços Municipais (v. PT010308340014), a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira (v. PT010308340007) e o Padrão da Batalha do Salado (v. PT010308340025).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício

Utilização Actual

Comercial e turística: pousada

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Grupo Pestana Pousadas

Época Construção

Séc. 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Alberto Bessa (projecto de adaptação a pousada); DECORADOR: Alberto Bessa

Cronologia

Séc. 17 - época provável da construção da casa; 1979, 9 Julho - inauguração da pousada, aproveitando e juntando espaços de prédios habitacionais antigos; 2003 - na sequência da privatização da ENATUR a pousada passa a ser gerida pelo Grupo Pestana.

Dados Técnicos

Sistema estrutural misto.

Materiais

Estrutura do piso térreo em alvenaria de granito, pisos superiores em taipa de rodízio com paredes exteriores rebocadas e pintadas de branco; molduras dos vãos, portas, caixilharias, pavimentos e escadas em madeira; cobertura em telha.

Bibliografia

FERNANDES, José Manuel, "Pousadas de Portugal. Obras de raiz e em monumentos" in Caminhos do Património, pp. 159-177, 1999; LOBO, Susana, Pousadas de Portugal. Reflexos da Arquitectura Portuguesa no Século XX, Coimbra, Imprensa Universitária de Coimbra, 2006.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20, década de 70 - obras de recuperação e adaptação a pousada.

Observações

Estabelecimento de hotelaria inserido na rede Pousadas de Portugal, integrando o grupo das Pousadas de Charme.

Autor e Data

Sofia Diniz 2003 / Sónia Basto 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login