Edifício da Caixa Geral de Depósitos, CGD, da Avenida dos Aliados

IPA.00017402
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura financeira, do séc. 20. Edifício privado de uso público. Traços Art-Déco na decoração e na sinaléctica utilizada nas fachadas. O interior é também bastante decorado e usa temas femininos e vegetalistas tão utilizados em edifícios do Art-Déco francês.
Número IPA Antigo: PT011312120258
 
Registo visualizado 1007 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Serviços  Banco    

Descrição

Edifício quadrangular composta por dois pisos de ocupação completa da planta e nos restantes desenvolve-se em U dado o centro ser preenchido por claraboia ortogonal que ilumina a zona central do edificío. Composto por duas fachadas e vértice curvo que se dividem em 5 pisos tem cobertura em terraço. No gaveto, acima do último piso desenvolve-se uma estrutura em forma de templete composto por 6 colunas e cúpula.Todas as fachadas são percorridas ao nível do 1º piso por embasamento liso seguido de listrado que remata a separação deste piso do superior. Os vãos centrais são de moldura em arco de volta perfeita e nos extremos, com acesso ao estabelecimento bancário, portas amplas tripartidas de formato rectangular. A decorar, esferas armilares inseridas no embasamento listrado. Os restantes 3 pisos são compostos por vãos rectangulares inseridos em panos distintos por pilastras em forma de colunas jónicas destacadas que nos extremos são duplas. Na base, varanda de pedra que percorre todo o edifício e serve as janelas de sacada do 2º piso. A rematar estes pisos, e separadamente por fachadas, cornija que integra sinaléctica " Caixa Geral de Depósitos" na fachada NO. "República Portuguesa" no gaveto e "Caixa Geral de Depósitos" novamente na fachada SE. Estas cornijas são rematadas por entablamento saliente com friso dentado na base. No topo, varandim com gradeamento de ferro.

Acessos

Avenida dos Aliados, 128 / Rua Dr. Magalhães Lemos

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Conjunto da Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados e Praça do General Humberto Delgado (v. PT011312120287)

Enquadramento

Urbano, flanqueado. Faz gaveto entre a Avenida dos Aliados e a Rua Passos Manuel.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Serviços: banco

Utilização Actual

Serviços: banco

Propriedade

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Porfírio Pardal Monteiro (1897-1957) (arq.)/ Anjos Teixeira, Henrique Moreira (escultores)/ António Costa, Alexandre Silva, Martinho da Fonseca (artistas plásticos)

Cronologia

1925- início da obra, encomenda da Caixa Geral de Depósitos durante o período em que Pardal Monteiro era funcionário desta instituição; 1930- inauguração do edifício1951 - Início do estudo pela Comissão Administrativa das Obras da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência; 1954 - início da construção do edifício pela Direcção dos Serviços de Construção e Conservação; 1955 - continuação dos trabalhos de construção do edifício pela Comissão das Obras da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência; 1956 - continuação das obras das instalações, pela Comissão Administrativa das Obras da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência; 1957 - conclusão da instalação de ascensores nas novas instalações, pela Comissão Administrativa das Obras da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência; 1959 - conclusão da construção do edifício, pela Comissão Administrativa das Obras da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência.

Dados Técnicos

Materiais

Betão armado, ferro, vidro, cerâmica

Bibliografia

Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério no ano de 1951, Lisboa, 1952; Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério no ano de 1954, Lisboa, 1955; Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério no ano de 1955, Lisboa, 1956; Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério no ano de 1956, Lisboa, 1957; Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério nos anos de 1957 e 1958, 1º Volume, Lisboa, 1959; Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério nos Anos de 1959, 1º Volume, Lisboa, 1960; PACHECO, Ana Assis, Porfírio Pardal Monteiro, 1897-1957, A obra do Arquitecto, UNL, 1998;

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN / DSID, Arquivo Pessoal de Porfírio Pardal Monteiro PPM NT2 UAC56

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Luísa Castro-Caldas 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login