Igreja Paroquial de Serra d'El-Rei / Igreja de São Sebastião

IPA.00001744
Portugal, Leiria, Peniche, Serra d'El-Rei
 
Arquitectura religiosa, ecléctica. Igreja de nave única e capela-mor.
Número IPA Antigo: PT031014050018
 
Registo visualizado 473 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, irregular, volumes articulados na horizontalidade; cobertura exterior em telhado diferenciado de 2 águas (nave e capela-mor), de 1 aba sobre baptistério, sacristia e dependências paroquiais, a domo sobre torre sineira. Fachada principal orientada a O. com embasamento escalonado, delimitado por alhetas de cantaria; portal de verga em arco em cortina com cornija saliente, encimado por janelão da mesma feição; remate em empena angular de cornija saliente prolongando-se em elemento separador dos dois pisos da torre sineira, tendo no 1º piso relógio, relógio de Sol, colocado em esquina, e abertura em fresta, e sendo o 2º piso constituído por campanário com sineiras abertas nas 4 faces e cobertura em cúpula ladeada por pináculos e rematada por cata-vento em forma de galo sobre lanternim cego. Fachada S. adossamento de torre, de idêntico volume, aberta no 1º piso por frestas gradeadas e prolongando-se o 2º piso, cego até à altura dos arcos sineiros da torre gémea; corpos da nave e capela-mor diferenciados, em empena recta, abertos por porta e janelas, ressalto da dependência paroquial de base rectangular aberta por 3 janelas gradeadas e 2 portas nas paredes laterais. Fachada E. de pano único em empena angular delimitado por alhetas de cantaria e aberto por porta e 2 janelas dispostas assimetricamente. Fachada N. corpos diferenciados da sacristia, e baptistério abertos por janelas gradeadas; nave com janela gradeada sobre porta manuelina de verga em arco conopial, cega. INTERIOR: coro-alto de balaustrada assente em 2 colunas de fuste liso, com pinturas policromas seiscentistas sobre o forro, abre para nave única de pavimento em tábua corrida e tecto de madeira de 3 planos formando caixotões; púlpito de balaustrada assente em mísula e baptistério com pia baptismal de forma hexagonal (Evangelho); 2 altares laterais e 2 colaterais revestidos a talha setecentista, revestem as paredes azulejos azuis e brancos setecentistas, com passos da vida do Orago; arco triunfal pleno acede a capela-mor de abóbada azulejada de ornatos idênticos aos da empena do arco, sendo o revestimento até à sanca com painéis da Vida de São Sebastião, 2 anjos de azulejo ladeiam a base do altar-mor em retábulo de talha dourada enquadrando um trono; no lado do Evangelho, uma janela de azulejos em "trompe l`oeil". Iluminação feita através de janelão do frontispício, janelas da nave e baptistério e fresta da capela-mor.

Acessos

Lg. José Cândido da Costa Leal

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado, implantação destacada, situa-se num largo calcetado junto à estrada, rodeado de casario, próximo do Palácio da Serra d'El Rei (101405004).

Descrição Complementar

No pavimento da capela-mor há 2 sepulturas rasas, com as armas dos Ataídes - escudo partido, com 3 barras no 1º, e no 2º, esquartelado, faixa e leões (Sé. 17). Actualmente cobertos por uma alcatifa.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Dados Técnicos

Paredes autoportantes; estrutura mista

Materiais

Estruturas de alvenaria e cantaria; coberturas em madeira e telha; pavimentos em madeira; azulejos; talha; rebocos.

Bibliografia

LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, vol. IX, Lisboa, 1873; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, vol. V, Lisboa, 1955.

Documentação Gráfica

CMP: planta cartográfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Obra de reabilitação da malha urbana do Concelho de Peniche - arranjos urbanísticos no Largo José Cândido da Costa Leal

Observações

É povoação antiquissima. Aqui existiu um mosteiro de eremitas descalços, de Santo Agostinho, dedicado a São Julião, mártir. Era misto (frades e freiras). Passou depois para a Ordem de Cister, tendo-se unido ao de Alcobaça. Diz-se que a Igreja foi originalmente um templo romano dedicado a Neptuno, pelo Consul Decio Junio Bruto, em memória do triunfo que ele obteve contra os povos de Eburobritium.

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login