Poços, Açudes e Levadas junto à Ribeira do Lucriz

IPA.00017572
Portugal, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Perais
 
Arquitectura infraestrutural, vernácula. Construções destinadas a apoio à produção agrícola, nomeadamente poços e levadas, construídas em xisto, os primeiros com os bordos formados por silhares na vertical, intercalados com laje maior, que penetra na alvenaria, reforçando o sistema dos muros, alguns com outras estruturas de apoio, onde surge o motor; destes poços saem levadas fechadas, que permitiam estabelecer o programa de irrigação dos terrenos.
Número IPA Antigo: PT020511020035
 
Registo visualizado 1699 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Poço    

Descrição

Conjunto constituído por 4 poços de planta circular, construídos em alvenaria de xisto, com silhares dispostos na horizontal e, na zona superior, formando o bordo, dispostas verticalmente, intercaladas por pedras de maior dimensão que penetram na alvenaria, com a função de reforço do bordo e de travejamento. O POÇO I encontra-se coberto por construção em alvenaria de xisto caiada, de um piso e com cobertura a duas águas, sustentada lateralmente por vigas de madeira; o acesso processa-se por duas portas de verga recta, a direita ligeiramente mais larga, rasgadas, na fachada principal, que remata em empena. O POÇO II encontra-se encostado a construção para motor de extracção de água, rebocada e pintada de branco, com telhado de duas águas e acesso por porta larga em verga recta e outra no seu eixo, que liga directamente ao poço; as fachadas laterais da construção rematam em empena. Uma construção semelhante surge junto ao POÇO IV, mas apenas com uma porta, tendo, na fachada posterior, um contraforte que assenta no bordo do poço, e, adossado à lateral esquerda, um tanque de rega rectangular e com bordos simples; a face oposta possui uma janela rectilínea que vira directamente para o poço. Um quarto POÇO possui nora, encontrando-se rebocado e pintado de branco, estando tapado e com acesso por escadas numa das faces; o muro é contrafortado por cinco pilares que se prolongam superiormente; sobre o poço, uma estrutura de alvenaria rebocada e pintada de branco, de forma circular, onde surge a nora, em ferro. A partir dos poços, nomeadamente do I e do II, existem quatro conjuntos de levadas de água, todas semelhantes, construídas em pedras de xisto e cobertas por pedras de maiores dimensões. Os canais para a condução da água são definidos por dois muros, paralelos entre si e constituídos por pedras de xisto dispostas na horizontal.

Acessos

Junto à Ribeira do Lucriz

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, na planície, na área abrangida pelo aproveitamento hidroagrícola de Coutada / Tamujais. Conjunto de diversas construções de apoio à actividade agrícola, dispostas ao longo da Ribeira do Lucriz.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 / 20 - provável construção da maioria destas construções.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Xisto nas estruturas; argamassa; rebocos; betão nas edificações para proteger os motores de extracção; telha lusa.

Bibliografia

CANINAS, João Carlos e HENRIQUES, Francisco, Estudo do impacte ambiental do aproveitamento hidroagrícola de Coutada / Tamujais (Vila Velha de Ródão) - Relatório sobre avaliação da componente Património Construído, Arqueológico e Etnográfico, Vila Velha de Ródão, 2000.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMVVR

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMVVR

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/Gabinete de Salvaguarda; CMVVR; Proprietário

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Luís Castro e Cláudia Alves 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login