Ponte Romana e Cruzeiro da Cogula

IPA.00018461
Portugal, Guarda, Trancoso, Cótimos
 
Ponte romana de tabuleiro plano, formando dois vãos rectos, assentes em pontões e em mísulas, um deles protegido por talhamar prismático.
Número IPA Antigo: PT020913040078
 
Registo visualizado 1276 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo viga

Descrição

PONTE de tabuleiro plano em betão armado, com rampas nos extremos, assente em dois pontões em cantaria de granito aparente, configurando dois vãos rectos, estando um dos pontões protegido por um maciço talhamar prismático, voltado a N.. No intradorso dos vãos, existem cavidades talhadas que serviram de suporte a baldoeiros de armação de cambotas ou de apoio a prumos, sendo visível as mísulas de apoio do tabuleiro *1. A ponte tem pavimento em laje de betão recoberta a terra batida, com guardas baixas e estreitas em blocos de cimento. CRUZEIRO composto por um monólito rectangular, de talhe tosco, integrada em muro de alvenaria granítica separadora de propriedade. Na face voltada ao caminho vicinal, encontra-se esculpida, em baixo relevo, uma cruz latina lisa.

Acessos

Caminho vicinal com ligação a Cótimos a 500 m de Cogula, para NE.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolada, situada num vale agrícola de pequenas propriedades muradas, com culturas de sequeiro e vinha; e com florestação escassa aflorando entre maciços fragosos de granito. Margens rebordadas por combros, recobertos por vegetação silvestre e arvoredo. Ponte lançada sobre a Ribeira das Moitas (sequência da Ribeira dos Cótimos), a NE. de Cogula. A montante distinguem-se um pontão em alvenaria grosseira com cerca de 15m., destinado a regularizar o fluxo da água e a criar retenção para época estival.. Nas imediações, a cerca de 100 m. para NE., encontra-se um pequeno cruzeiro integrado num muro de demarcação de propriedade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Publica: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Época romana (conjectural) / Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 01 a.C. - 04 - provável construção da ponte; séc. 17 - provável reconstrução da ponte e aplicação do cruzeiro; 1758 - nas Memórias Paroquiais, não surge qualquer referência à existência de uma ponte na freguesia; 1960, década de - construção do novo tabuleiro, em betão.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante com aparelho regular em cantaria e laje de betão.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito e laje de betão.

Bibliografia

Cogula - Terra dos Castros, O Interior, 17 Agosto 2006; Câmara Municipal de Trancoso, www.cm-trancoso.pt, 11 Setembro 2006.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

*1 - os pontões e maciço central apresentam cavidades, possivelmente de baldoeiros de suporte de cambotas de arcos hoje desaparecidos; a cachorrada poderá ter sido aplicada posteriormente e essas mesmas cavidades poderiam ter servido apenas para apoio de prumos de suporte de um tabuleiro em madeira.

Autor e Data

Sérgio Gorjão 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login