Chafariz do Campo das Hortas

IPA.00001943
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (Maximinos, Sé e Cividade)
 
Arquitectura civil pública, maneirista. Chafariz maneirista com sistema piramidal, adelgaçando em altura e integrando-se no grupo de chafarizes públicos centrais, de coluna galbada, com duas taças sobrepostas e remate tipo coruchéu. Decoração maneirista patente na organização dos seus elementos decorativos.
Número IPA Antigo: PT010303520095
 
Registo visualizado 215 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

Categoria

Monumento

Descrição

Sobre soco octogonal formado por lanços de quatro degraus alternados com sebe, assenta tanque circular, coluna galbada com taça também circular, decorada por brutescos e ornada por seis bicas carrancas, repetindo-se o esquema no segundo troço da coluna e na segunda taça. A partir desta, a coluna é decorativamente seccionada em três partes: primeiro com seis atlantes donde partem as bicas; segundo com o brasão do Arcebispo Dom Baltasar Limpo e a terceira um corpo cilíndrico decorado com quatro volutas e boleados. Remate tipo coruchéu encimado por esfera armilar e cruz cardinalícia, em metal.

Acessos

Campo das Hortas

Protecção

Grau

3 – imóvel ou conjunto de acompanhamento que, sem possuir características individuais a assinalar, colabora na qualidade do espaço urbano ou na ligação do tempo com o lugar, devendo ser preservado em tal medida. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Valor Concelhio / Imóvel de Interesse Municipal e outras classificações locais.

Enquadramento

Urbano, isolado, implantação harmónica. Ergue-se no centro de uma plataforma ajardinada, fronteiro ao Arco da Porta Nova.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Equipamento: chafariz público

Utilização Actual

Equipamento: chafariz público

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Mestre-pedreiro: Manuel Luis.

Cronologia

1594, 8 Março - Contrato com o mestre pedreiro Manuel Luis para a realização de chafariz no Campo de Santa Ana; séc. 19 - transladação para o Campo das Hortas onde se encontra actualmente.

Características Particulares

Exemplar notável que segue o modelo de chafarizes cuja cabeça de série em Portugal é o de Viana do Castelo executado em 1554 por João Lopes o Velho.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito na estrutura do monumento; metal na esfera armilar e cruz do coroamento.

Bibliografia

FREITAS, Bernardino Sena de, Memórias de Braga, vol. 5, Braga, 1890; AFONSO, José Ferrão, Manuel Luis - Um contributo para o estudo de um mestre pedreiro quinhentista, Museu, nº 6, Porto, 1997, pp. 7 - 45.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Arquivo Distrital de Braga, Nota Geral, 1ª série, Livro nº 85, fólios 49 - 51

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login