Chafariz do Campo das Hortas

IPA.00001943
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (Maximinos, Sé e Cividade)
 
Arquitectura civil pública, maneirista. Chafariz maneirista com sistema piramidal, adelgaçando em altura e integrando-se no grupo de chafarizes públicos centrais, de coluna galbada, com duas taças sobrepostas e remate tipo coruchéu. Decoração maneirista patente na organização dos seus elementos decorativos.
Número IPA Antigo: PT010303520095
 
Registo visualizado 224 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo centralizado

Descrição

Sobre soco octogonal formado por lanços de quatro degraus alternados com sebe, assenta tanque circular, coluna galbada com taça também circular, decorada por brutescos e ornada por seis bicas carrancas, repetindo-se o esquema no segundo troço da coluna e na segunda taça. A partir desta, a coluna é decorativamente seccionada em três partes: primeiro com seis atlantes donde partem as bicas; segundo com o brasão do Arcebispo Dom Baltasar Limpo e a terceira um corpo cilíndrico decorado com quatro volutas e boleados. Remate tipo coruchéu encimado por esfera armilar e cruz cardinalícia, em metal.

Acessos

Campo das Hortas

Protecção

Grau

3 – imóvel ou conjunto de acompanhamento que, sem possuir características individuais a assinalar, colabora na qualidade do espaço urbano ou na ligação do tempo com o lugar, devendo ser preservado em tal medida. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Valor Concelhio / Imóvel de Interesse Municipal e outras classificações locais.

Enquadramento

Urbano, isolado, implantação harmónica. Ergue-se no centro de uma plataforma ajardinada, fronteiro ao Arco da Porta Nova.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: fonte ornamental

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Mestre-pedreiro: Manuel Luis.

Cronologia

1594, 8 Março - Contrato com o mestre pedreiro Manuel Luis para a realização de chafariz no Campo de Santa Ana; séc. 19 - transladação para o Campo das Hortas onde se encontra actualmente.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito na estrutura do monumento; metal na esfera armilar e cruz do coroamento.

Bibliografia

FREITAS, Bernardino Sena de, Memórias de Braga, vol. 5, Braga, 1890; AFONSO, José Ferrão, Manuel Luis - Um contributo para o estudo de um mestre pedreiro quinhentista, Museu, nº 6, Porto, 1997, pp. 7 - 45.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Arquivo Distrital de Braga, Nota Geral, 1ª série, Livro nº 85, fólios 49 - 51

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login