Igreja do Mosteiro de Nossa Senhora da Caridade / Convento de Nossa Senhora da Caridade

IPA.00002052
Portugal, Santarém, Sardoal, Sardoal
 
Arquitectura religiosa maneirista, barroca. Se a nível planimétrico a igreja apresenta ainda um vocabulário próximo do maneirismo (nave única, galilé afrontando a fachada, etc), o seu recheio, particularmente a nível de azulejos, retábulos de talha e pinturas dos tectos, é já barroco.
Número IPA Antigo: PT031417030004
 
Registo visualizado 790 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos Capuchos (Província da Soledade)

Descrição

Planta longitudinal de nave única volumes articulados da capela-mor, da galilé e capela anexa. Coberturas em telhado de duas águas na nave, capela-mor e capela anexa à galilé. Fachada principal afrontada pela galilé de três vãos em arcos de volta perfeita assentes em pilares; sobre a galilé, no muro da igreja, janelão rectangular sobrepujado de pequeno nicho com imagem em pedra, ladeado de dois medalhões esculpidos; empena triangular com os ângulos ligeiramente curvos. Campanário no muro da fachada principal sobre o eixo da nave. INTERIOR: de nave única e capelas laterais com altares com retábulo relicário de talha com pinturas em tela e várias imagens; na capela-mor retábulo de talha e o mausoléu do Arcebispo da Baía; cobertura em abóbada de canhão. Na sacristia tecto de madeira em caixotões pintados; arcaz em talha com pinturas sobre tábua. Na capela de Nossa Senhora dos Remédios painéis de azulejo azul e branco. Existem ainda várias pinturas em tela dispersas no interior do templo e sacristia, várias sepulturas brasonadas no interior da igreja e da galilé um lavabo de faiança.

Acessos

Serventia a partir da EN. 358 - 3, Largo do Convento

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 251/70, DG, 1.ª série, n.º 129 de 03 junho 1970 *1

Enquadramento

Urbano. Largo do Convento: adro com cruzeiro rodeado de várias construções anexas à igreja e integradas no conjunto. Nas imediações algumas casas de habitação e uma serração de madeira.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1400 - Fundação do Hospital e Ermida de Nossa Senhora da Caridade; 1544 - Confirmada a instituição da Confraria Hospitalar que se encontra junto à Igreja da Misericórdia; 1571 - Fundação do Convento Franciscano da Soledade no local da primitiva ermida de Nossa Senhora da Caridade; séc. 17 - pinturas sobre talha do arcaz da sacristia; séc. 17, último quartel - reedificação da capela-mor da igreja pelo primeiro Arcebispo da Bahia D. Gaspar Barata de Mendonça; séc. 18, 1º Quartel - construção da sacristia, da capela de Nossa Senhora dos Remédios e do mausoléu do Arcebispo; talhas, azulejos, pinturas em tábua e lavabo de faiança; séc. 19 - instalação do Hospital de Nossa Senhora da Caridade no convento.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes (nave)

Materiais

Estrutura: reboco a cal; cunhais, molduras, cornijas e frisos a tinta amarela no exterior. No interior reboco a cal e cornijas a tinta azul. Cobertura: de telha na Igreja e corpos anexos, de terraço na galilé. Pavimentos: madeira e lajedo de cantaria. Revestimentos: Talha, azulejos.

Bibliografia

ALMEIDA, António José Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; CÂNCIO Francisco, Ribatejo Histórico e Monumental, 1938; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Santarém, vol. III, Lisboa, 1949; Monumentos, n.º 9, Lisboa, DGEMN, 1998; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74823 [consultado em 28 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DRML

Intervenção Realizada

1978 - reparação de coberturas com substituição da cobertura de madeira por betão; reparação de paredes; 1983 - reparações exteriores e caiações; 1995 / 1996 - recuperação do claustro (reboco, caiação, drenagens, caixilharias) e salas envolventes; 1998 - remoção do pavimento de madeira e colocação de tijoleira na nave da igreja, antecâmara da sacristia e sacristia; picagem, reboco e caiação de todo o interior; renovação da instalação eléctrica; impermeabilização do terraço sobre a galilé; picagem e reboco da fachada principal; recuperação das caixilharias exteriores; 1999 - recuperação das coberturas da capela anexa à galilé e do trono da capela-mor da igreja.

Observações

*1 - Igreja do Mosteiro de Nossa Senhora da Caridade, incluindo o seu recheio.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1990

Actualização

Ângelo Silveira 1999 / 2000
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login