Capela de Nossa Senhora da Esperança

IPA.00020643
Portugal, Viseu, Armamar, Armamar
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal simples, com coberturas homogénea de madeira em masseira. Fachada principal em empena, com portal em arco abatido. Retábulo-mor de talha pintada de branco, de planta recta e um eixo com apontamentos dourados, do estilo tardo-barroco.
Número IPA Antigo: PT011801030022
 
Registo visualizado 357 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal simples, de espaço único e cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, flanqueadas por cunhais perpianhos firmados por pináculos, na principal, e rematadas em beiral. Fachada principal voltada a NO., com remate em empena baixa, truncada por cruz e rasgada por portal em arco abatido com moldura de cantaria, protegido por porta de madeira de quatro folhas, com almofadados e bandeira. Junto ao cunhal, lápide com a inscrição: "ESTA CAPELA FOI RECUPERADA / PELA JUNTA DE FREGUESIA / EM 1996". As fachadas laterais e posterior são cegas. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com cobertura de madeira em masseira, apoiada em cornija do mesmo material. Na parede testeira, retábulo-mor de talha policromada de branco e com apontamentos dourados, de planta recta e um eixo formado pelos plintos paralelepipédicos e decorados com motivos fitomórficos das primitivas colunas, por seu turno assentes em mísulas, tendo três mísulas, a central enquadrada por apainelado rectangular e as laterais por apainelado contracurvado, rematando em acanto; sobre estes, apainelados de acantos; remate em espaldar recortado, decorado por concheados, festão e motivos vegetalistas, encimado por cornija interrompida e por elemento fitomórfico vazado.

Acessos

Em Armamar, para EM 513, a 600 m

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, a meia encosta, isolado e destacado, separado por adro horizontalizado artificialmente, sobranceiro à Estrada Municipal, protegido por guarda de metal e com acesso por escadas em betão, que acedem à fachada principal; situa-se junto a muro delimitador de propriedade, tendo as fachadas lateral direita e posterior parcialmente cobertas por terra.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural) / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - data provável de construção do imóvel; séc. 19, início - feitura da estrutura retabular; 1996 - recuperação do imóvel pela Junta de Freguesia, que se encontrava arruinado e sem cobertura.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito, com a estrutura rebocada; madeira na cobertura, retábulo-mor.

Bibliografia

MONTEIRO, J. Gonçalves, Armamar - Terra e Gente, Armamar, 1999.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DGA/TT: Memórias Paroquiais (1758)

Intervenção Realizada

Junta de Freguesia de Armamar: 1996 - recuperação total do imóvel.

Observações

Autor e Data

João Carvalho 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login