Capela da Lada

IPA.00021239
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Capela predominantemente tardo-barroca com aproveitamento de elementos anteriores, maneiristas. De planta rectangular de massa simples, de nave única e capela-mor. Fachada principal rematada por platibanda interrompida por frontão triangular saliente, elevada por cornija, ao centro alteada, ladeada por volutas, e urnas decoradas com festões. Sobre esta sineira com frontão triangular e ventana em arco pleno. Vãos em arco abatido encimado por cornija, apresentando a janela avental.
Número IPA Antigo: PT011312130306
 
Registo visualizado 977 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular, interiormente de nave única e capela-mor, de massa simples com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, apresentando a principal os elementos estruturais e modinaturas em cantaria de granito. Fachada principal voltada a S., com embasamento, enquadrada por cunhal apilastrado no ângulo com a fachada lateral O. e por pilastra no lado oposto, ambos sobre plintos salientes. Remate formado por platibanda interrompida por frontão triangular saliente, com cartela com flor de oito pontas no tímpano, rematada por cornija elevada ao centro e ladeada por volutas. Sobre esta dispõem-se lateralmente urnas e ao centro sineira em cantaria de granito rematada por frontão triangular com motivo geométrico no tímpano, elevado por cruz latina. É vazada por ventana em arco pleno, com marcação da pedra de fecho. Na parte posterior desta, desenvolve-se pequeno corpo rectangular, pintado de vermelho, com cobertura em telhado de duas águas, correspondente à zona de acesso. No eixo da fachada, rasgam-se portal encimado por janela com vitral, ambos em arco abatido encimados por cornija, apresentando a janela avental. Fachada lateral O. cega rematada por beiral. INTERIOR *1 com paredes rebocadas e pintadas de branco. Nave com coberta em abóbada de berço, revestida a estuque. Na parede do lado da Epístola surge púlpito. Capela-mor com clarabóia na cobertura. Na parede testeira surge retábulo em talha pintada de branco com elementos decorativos marcados a dourado.

Acessos

Rua de Cimo Muro, Largo do Terreirinho, Rua da Lada

Protecção

Incluído no Centro Histórico (v. PT011312140163), na Zona Histórica da Cidade do Porto (v. PT011312070086)

Enquadramento

Urbano, ribeirinho, na ribeira do Porto, adossado lateralmente a edifícios de habitação de dois e três pisos, sendo que a fachada lateral O. apenas é adossada parcialmente. Implanta-se em terreno de algum pendente E.-O. Na proximidade, a O. das Alminhas da Ponte (v. PT011312140060), a SE. dos dois pilares que sustenta a Ponte Pênsil (v. PT011312140056) e da Ponte D. Luís (v. PT011312140057).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1758 - A capela é referida nas Memórias Paroquiais: "A capela, no principio da Rua da Lada, dá principio à Via Sacra dedicada a uma imagem de Cristo Crucificado, com o titulo de Nossa Senhora da Ascensão e Boa-Morte, cuja Via Sacra corre pelo cais do Douro e finaliza em uma fonte chamada Fonte do Carvalhinho, em cujo sítio está outra capela que serve de coroa à mesma Via Sacra, dedicada também a uma imagem de Cristo Crucificado em memória do calvário.".

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada de branco; elementos estruturais, embasamento, pilastras dos cunhais, molduras dos vãos, platibanda, urnas, frontão, sineira e cornijas em granito; corpo da sineira revestido a chapa ondulada; cobertura em telha; porta em madeira; janela com vitral.

Bibliografia

QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal. Cidade do Porto, Lisboa, 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

IAN/TT: Dicionário Geográfico (vol. 30, n.º 231d, fl. 1737 a 1764)

Intervenção Realizada

Observações

Segundo o Inventário Artístico de Portugal - Cidade do Porto, esta capela estava primitivamente encostada à parte interior da muralha da Ribeira, ao fundo das Escadas do Codeçal. *1 - Não tendo sido possível aceder ao interior da capela, a descrição foi feita com base no Inventário Artístico de Portugal, Cidade do Porto.

Autor e Data

Patrícia Costa 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login