Chafariz do Laranjal

IPA.00021465
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura civil de equipamento, maneirista. Chafariz central de tanque com duas taças escalonadas, de planta circular.
Número IPA Antigo: PT011312120326
 
Registo visualizado 338 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo centralizado

Descrição

Soco circular de granito em que assenta tanque também circular de granito. Ao centro eleva-se plinto quadrangular com faces emolduradas decoradas ao centro com florões, sobre o qual se eleva coluna galbada estriada suportando taça circular de bordo redondo, inferiormente percorrido por dentículos, com inscrição e quatro bicas. Ao centro da taça, sobre pequeno plinto, eleva-se coluna também estriada suportando taça de bordo e decoração idêntica à inferior, mais pequena, com repuxo.

Acessos

Praça da Trindade

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Conjunto da Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados e Praça do General Humberto Delgado (v. PT011312120287)

Enquadramento

Urbano, isolado, incluído na zona tampão do Centro Histórico da Cidade do Porto (v. PT011312140163). Implanta-se em praça limitada a S. pela fachada posterior da Câmara Municipal do Porto (v. PT011312120259) e a N. pela fachada principal da Igreja da Trindade (v. PT011312120152). A praça, em calçada portuguesa apresenta algumas árvores e canteiros, com banco junto ao chafariz. O chafariz é envolvido por canteiro circular com bordo de granito encimado por pequena grade de ferro.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Inscrição latina gravada no bordo da taça maior; leitura: REIP VSIV DICATVM COMMUNI; tradução: Ao uso do povo.

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: fonte ornamental

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - Provável construção da fonte *1; 1911, 13 Julho - inauguração de um marco fontenário na Praça da Trindade; 1943 - estava montada no jardim da Quinta do Barão de Nova Sintra; 1960 - é colocada na Praça da Trindade, como fonte decorativa.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito e chumbo.

Bibliografia

SILVA, Germano da, Fontes e Chafarizes do Porto, Porto, 2000; VELASQUES, Gabriel Pedro, Memórias d'água: fontes, fontanários e chafarizes, Matosinhos, 2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - A fonte terá estado primitivamente junto ao Café Primavera, na Rua da Trindade, e no Largo de São Domingos.

Autor e Data

Patrícia Costa 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login