Capela do Divino Espírito Santo

IPA.00021621
Portugal, Aveiro, Albergaria-a-Velha, Albergaria-a-Velha e Valmaior
 
Capela de planta retangular com.fachada principal circunscrita por cunhais apilastrados firmados por pináculos e remate em empena, rasgada por porta de verga recta simples e dois óculos. Fachadas E. e O. cegas e fachada posterior rasgada por duas fenestrações. CRUZEIRO seiscentista sobre plinto paralelepipédico almofadado, com a data "1655". Sobre o plinto coluna toscana sobrepujada por cruz latina ostentando na face o Cristo crucificado. Capela com duas pequenas fenestrações rectilíneas simples na fachada posterior. CRUZEIRO com representação escultórica da crucificação na face frontal da cruz vestígios de policromia.
Número IPA Antigo: PT020102010015
 
Registo visualizado 367 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, simples; cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco. Fachada principal voltada a S., circunscrita por cunhais apilastrados firmados por pináculos e remate em empena com cruz no vértice rasgada por portal de verga recta simples ladeado por dois óculos circulares com gradeamento de ferro. Fachadas O. e E. cegas. Fachada posterior rasgada por duas pequenas fenestrações rectilíneas simples protegidas por janelas de vidro. INTERIOR rebocado e pintado de branco percorrido por azulejos padrão policromo azul e amarelo sobre fundo branco rematado por friso de madeira. Na parede testeira, assente sobre mísula, escultura de madeira policromada representando a Santíssima Trindade. Cobertura de tecto em estuque e pavimento em mosaico. CRUZEIRO situado sobre plinto paralelepipédico almofadado com a data "1655" numa das faces. Sobre o plinto coluna toscana sobrepujada por cruz latina ostentando na face o Cristo crucificado. A cruz exibe restos de pintura ocre. No vértice da face frontal da cruz painel com inscrição ilegível.

Acessos

Rua Engenheiro Duarte Pacheco; Rua Vasco da Gama

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, destacado, implanta-se no cruzamento de duas ruas. Fachada principal voltada para adro pavimentado com blocos de cimento hexagonais e delimitado por muro baixo e cerca de buxo, tendo ao centro o cruzeiro. Fachada posterior voltada para terreno baldio.

Descrição Complementar

AZULEJO: Padrão policromo sobre fundo branco. INSCRIÇÕES: na base do cruzeiro a data "1655".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro) / Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 / 20 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1655 - execução do cruzeiro; séc. 19 - 20 - execução da capela; 2006 - roubo da escultura do Cristo crucificado que estava sobre a coluna do cruzeiro.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Rebocos, estuque, telha cerâmica, vidro, madeiras e azulejo industrial

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro. Zona Sul, VI, Lisboa, 1959.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMAV: 2004 - reboco e pintura das fachadas exteriores; limpeza do cruzeiro.

Observações

A. Nogueira Gonçalves, na obra citada na bibliografia menciona que o cruzeiro teria sido concebido originalmente para uma praça.

Autor e Data

Ana Lemos 2003

Actualização

Cecília Matias 2007
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login