Palacete da Viscondessa de Santiago de Lobão

IPA.00000218
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos
 
Casa abastada de finais do séc. 19, com planta rectangular integrando ao centro corpo mais elevado e possuindo alçados ritmados pela composição dos telhados. O gradeamento em ferro fundido possui marcado nos elementos estruturais as palavras Fundição Arrábida. Nos elementos decorativos no espaço interior, como sejam os estuques, pintura de paredes e azulejos é patente o Movimento Arte Nova.
Número IPA Antigo: PT011312060058
 
Registo visualizado 1745 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular composta, volumes articulados por coberturas em telhado diferenciadas de duas águas e por um corpo saliente de oito águas. O palacete de um piso, mais um piso semi-enterrado e outro amansardado na cobertura é marcado pela leitura das pendentes do telhado que lhe conferem um carácter de chalé. Saliente-se a presença dos beirais apoiados em peças de madeira trabalhada e o envidraçado do alçado das traseiras apoiado numa estrutura de ferro fundido.

Acessos

Lordelo de Ouro, Gaveto da Avenida da Boavista n.º 1256 com a Rua de Belos Ares, n.º 23 a 27

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 28/82, DR, 1ª série, n.º 47, 26 fevereiro 1982 *1

Enquadramento

Urbano, isolado. Para O. do imóvel encontra-se um lote vazio de construção ocupado por um parque de estacionamento. Junto a este um palacete em ruína e mais para Poente o antigo edifício do Externato dos Maristas, actualmente devoluto. O terreno e jardim envolvente confronta nas traseiras com os jardins do ex-colégio. Para E. do prédio classificado e confrontante com a Rua de Belos Ares desenvolvem-se edifícios recentes e de grande volumetria. O imóvel inclui, além do palacete, uma mata exótica, uma estufa em ferro e vidro, a casa do guarda, o coreto, o lago, os moinhos de vento e o jardim.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Saúde: centro de recuperação

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - Construção; 1975 - na classificação do imóvel, foi determinado solicitar-se o patrocínio da C. M. do Porto e do Ministério do Equipamento Social e Ambiente para a Aquisição de dois lotes no enclave ( terreno anexo e casa ), confrontantes com a Av. da Boavista; O Grupo Gestor de Trabalho de Recuperação do Legado da Condessa de Lobão propõe em Assembleia Geral a expropriação por utilidade pública dos dois lotes referidos; Pedido de colaboração pelo Grupo Gestor do artº. paisagista Ilídio de Araújo na assistência técnica a trabalhos no jardim e terrenos de cultivo; 1976 - Expropriações do enclave; Aprovadas as verbas de venda dos imóveis nº 1278 e 1294 para anexar ao Legado da Condessa de Lobão e realidas as escrituras de compra e venda; relativamente ao prédio nº 2173, a C.M.P. aprova a divisão do mesmo em dois talhões, desde que estes sejam anexados às propriedades contíguas, pertencentes ao Estado ( o terreno encontra-se em arruamento abrangido pelo P. D. e será permitida construção ); Aprovação do projecto relativo às "Obras de adaptação de creche e jardim infantil do prédio do Legado da condessa de Lobão", pelo Ministro da Educação e Investigação Científica, desde que a coordenação técnica fique a cargo da DGEMN; 2019, julho - governo lança segunda edição do programa Revive, fazendo parte dos 15 novos imóveis a serem convertidos num projeto turístico, o palacete Condessa de Santiago do Lobão.

Dados Técnicos

Construção principal - Estrutura mista ( paredes autoportantes de granito e estrutura em colunas de ferro fundido ).

Materiais

Construção principal - Paredes exteriores em alvenaria de granito rebocado pelo lado exterior com marcação de juntas; Paredes interiores rebocadas com acabamento estanhado; Pavimentos em soalho de madeira; Tectos com acabamento a estuque; Beiral em madeira; Estrutura de suporte de marquise das traseiras em colunas de ferro fundido; Cobertura em estrutura de madeira e revestida a telha de barro; Caixilharias em madeira; escadarias exteriores em granito; Gradeamento e portões do muro de vedação em ferro fundido.

Bibliografia

IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, vol. II, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

SMAS: nº 3 / 23, nº 4 / 24, nº 72 / 28

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

SMAS: nº 3 / 23, nº 4 / 24, nº 72 / 28

Intervenção Realizada

1975 - Trabalhos de conservação: adaptação da Casa do Guarda e outras com vista à instalação de oficinas; Estudo de Recuperação e adaptação dos edifícios existentes do conjunto do legado, de acordo com o "Projecto de Instalações conjuntas de creches, jardim infantil e ocupação de tempos livres (MESA e MAS) e oficinas pré-profissionais (MAS), (Grupo Gestor de Trabalho de Recuperação do Legado da Condessa de Lobão); Trabalhos de conservação - Desmonte e arranque de peças de madeira atacadas por fungos para penetração de solutos aquosos; Tratamento antricriptógânico por meio de solutos aquosos e acetonas acrílicas; Trabalhos de conservação de pichelaria e electricidade; Acabamento das Instalações Sanitárias; Demolição do revestimento de paredes e tectos e desmonte de molduras para penetração de solutos aquosos; 1976 - Adaptação do Legado da Condessa de Lobão a estabelecimento de Menores deficientes intelectuais médios - Início dos trabalhos (construção civil e instalações especiais); Aprovação do projecto relativo às "Obras de adaptação de creche e jardim infantil do prédio do Legado da Condessa de Lobão, pelo Ministro da Educação e Investigação Científica, desde que a coordenação fique a cargo da DGEMN; 1977 - Obra de funileiro - vedação de telhados; Obras de carpintaria nos soalhos e rodapés; Decapagem a jacto da areia de peças de ferro; Obras de pintura e estucador, vidraceiro, serralheiro, carpinteiro (caixilharias), picheleiro (tubagem de água e de drenagem das águas pluviais); Adaptação do Legado da Condessa de Lobão a estabelecimento de menores deficientes intelectuais médio - Início dos Trabalhos (construção civil e instalações especiais); 1978 - Obra de pintor, serralheiro e de carpinteiro; Reparação parcial da Casa do Guarda; 1979 - Fornecimento de armaduras acrílicas; Instalação eléctrica; Remoção de entulhos e corte de vegetação; Trabalhos de acabamento na Casa do Guarda; Armaduras de iluminação (candeeiros apropriados à época); 1980 - Reconstrução de candeeiros dispersos na propriedade; Obra de electricista, pedreiro e trolha, pintor, carpinteiro; Defesa contra fungos com solutos oleosos de pentaclorofenol.

Observações

*1 - DOF: Prédio, incluindo todo o conjunto disperso por uma mata exótica com espécies rara e do qual fazem parte integrante a estufa, a casa do guarda, o coreto, o lago, moinhos de vento e jardim, situado no gaveto da Avenida da Boavista e a Rua dos Belos Ares. Esta propriedade, incluindo a Casa foi legada ao Estado, pela Condessa de Santiago de Lobão, para fins de assistência a menores deficientes. O imóvel foi anteriormente propriedade de Dª. Maria Albertina Saraiva de Souza. O anterior proprietário do nº 1294 da Av. da Boavista era o Eng. Carlos Alberto Nunes da Silva, R. Eugénio de Castro, hab. 58, 5º andar, Porto. E o do nº 1278, Maria Teresa Pereira da Silva, R. António Cândido, nº 314 e Dina Berta Pires, Av. Antunes Guimarães, nº 268, Porto.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login