Edifício na Rua Castilho, n.º 75

IPA.00022960
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santo António
 
Edifício residencial multifamiliar e comercial. Um dos projectos mais tardios do arquitecto Norte Júnior mostrando alguma sobriedade das linhas tão característica dos anos 50. No entanto é de reparar na utilização de rostos humanos, pormenor decorativo vastamente utilizado pelo autor, na base das pilastras junto à porta principal.
Número IPA Antigo: PT031106461073
 
Registo visualizado 776 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

De planta em V com vértice cortado formando um pano central em fachada orientado a NE, tem volumetria paralelepipédica e cobertura a telhado de 3 águas. Revestido a cantaria, 1º piso com embasamento a pedra emparilhada. Dividido em 10 pisos sendo as duas fachadas laterais idênticas. Entrada efectuada ao centro com moldura de porta rectangular enquadrada por cantaria listrada. No topo da porta, e base da varanda, janelas quadrangular simples que servem luz ao vestíbulo. Ao nível do 1º piso, varanda com duas mísulas decoradas com rostos femininos na base, nos restantes pisos janelas de sacada com guarda de pedra ladeadas por pilastra até ao 9º piso. Piso superior, marquise de alumínio *1 com balaustrada na parte inferior. Fachadas laterais: orientadas a N. e E. idênticas tendo a 1ª um piso a mais aproveitando o declive do terreno. Compostas por pano principal revestido a ladrilho amarelo com 3 janelas de sacada servidas por varanda de pedra suportada por 4 mísulas. A ladear, 2 panos estreitos revestidos a ladrilho verde com janelas de peito quadrangulares tendo na base rectangulos de pedra simples. Junto ao pano central do edifício, pano semelhante ao principal mas de menores dimensões tendo somente uma janela de sacada com varanda de pedra. 1º piso comercial com amplos vãos a E. e a O. pequenas janelas de peito. 2º piso, equivalente aos superiores mas não é servido por varandas. Ao nível do 8º piso, remate das varandas por cornija com duas mísulas. INTERIOR: vestíbulo rectangular com pequenas escadas de acesso ao elevador.

Acessos

Rua Castilho, n.º 75; Avenida Joaquim António de Aguiar

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção Conjunta dos imóveis classificados da Avenida da Liberdade e área envolvente

Enquadramento

Urbano, adossado. Encontra-se no gaveto entre a Avenida Joaquim António de Aguiar e a R. Castilho. Acompanha o declive de terreno devido à inclinação da Av. Joaquim António de Aguiar. Na proximidade o Hotel Ritz a N. (v. PT031106500559) e o Parque Eduardo VII (v. PT031106500415) a NE, bem como edifícios do mesmo arquitecto na Av. Joaquim António de Aguiar, 41 e 45.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial e comercial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial, comercial e serviços

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Manuel Joaquim Norte Junior (1878 - 1962).

Cronologia

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Betão armado, cantaria, ladrilho, madeira, ferro, vidro.

Bibliografia

A.A.V.V.Guia Urbanístico de Lisboa, Lisboa, AAP, 1987; ARAÚJO, Norberto, Peregrinações de Lisboa, Lisboa, 1993; ; FERNANDES, José Manuel, Lisboa Arquitectura e Património, Livros Horizonte, Lisboa,1988; FERNANDES, José Manuel, Arquitectura modernista em Lisboa, 1925-40, CML, 1991 FERNANDES, José Manuel, A Arquitectura Modernista em Portugal (1890-1940), Lisboa, Gradiva, 1993; FERNANDES, José Manuel , Lisboa em Obra(s), Lisboa, 1997; MOITA, Irisalva (coord.), O Livro de Lisboa, Lisboa, 1994; MONTEZ, Paulino, O Prémio Valmor e a evolução da arquitectura, ANBA; 1994; PAIXÃO, Maria da Conceição, Norte Júnior Obra Arquitectónica, (tese de mestrado, texto policopiado), Lisboa, 1989; PEDREIRINHO, José Manuel, Dicionário dos Arquitectos Activos em Portugal do Séc.I à Actualidade, Porto, Afrontamento, 1994; PEDREIRINHO, José Manuel, História do Prémio Valmor, Publicações D. Quixote, 1988; SANTANA Francisco e LUCENA Eduardo, (Dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, 1994; SILVA, Raquel Henriques da, As Avenidas Novas de Lisboa 1900-1930; SILVA, Raquel Henriques da, "Armazéns Abel Pereira da Fonseca" in Arquitectura do Século XX, Franckfurt; Lisboa 1900. As Avenidas Novas e o Arquitecto Norte Jr. Colóquio/Artes 73, Junho de 87; TOSTÕES, Ana"Arquitectura Portuguesa do Séc.XX", in História da Arte Portuguesa,(Dir.Paulo Pereira), vol.III, Lisboa, 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO *1- piso acrescentado posteriormente à data da construção inicial do edifício

Autor e Data

Luísa Castro-Caldas 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login