Igreja Paroquial de São João da Talha / Igreja de São João Baptista

IPA.00002339
Portugal, Lisboa, Loures, União das freguesias de Santa Iria de Azoia, São João da Talha e Bobadela
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Igreja paroquial com reconstrução do séc. 16 com modificações introduzidas pós terramoto de 1755, das quais lhe adveio a sobriedade exterior e a simplicidade interior. Os elementos decorativos mais interessantes conservam-se na capela-mor que, a nível de revestimento azulejar revela 2 fases de execução: 1º nível do lambril e enxalço das janelas, com azulejos enxaquetados maneiristas - 1ª metade do séc. 17; 2º nível com azulejos de padrão, tipo "tapete" - finais do séc. 17. Destacam-se ainda a pedra de armas com profusão de elementos renascentistas e os 2 registos de azulejos polícromos, de produção erudita. O interior da nave, sem grande riqueza ornamental, é valorizado pelo revestimento azulejar da capela-mor, e pelas pedras de armas. A sua integridade foi, no entanto, falseada pela introdução de alguns painéis padronados modernos, tendendo, ao que parece, a preencher paredes então vazias.
Número IPA Antigo: PT031107150017
 
Registo visualizado 1964 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta, de nave única, capela-mor rectangular, e tendo adossado no lado esquerdo torre sineira quadrangular e outras construções de apoio. Volumes articulados, coberturas em telhado de 2 águas. Frontespício de embasamento e paraestáticas, coroado por frontão contracurvado com armas de Portugal no tímpano e urnas nos cunhais; rasga-o portal de verga curva com frontão triangular e janela de brincos. Junto ao pórtico, pequeno registo de azulejos, torre sineira recuada com olhais nas 4 faces e cobertura piramidal. Nave abobadada em berço com 4 altares colaterais profundos e púlpito quadrado sobre mísula de mármore. Arco triunfal de arco pleno enquadrado por pilastras jónicas apoiando frontão interrompido com brasão e festões policromos. Capela-mor de 2 tramos com lambril de azulejos até à cornija subdividido em 2 padrões distintos. No lado do Evangelho, sepultura de Manuel Pinto Leitão e sua esposa, D. Maria de Almada - falecidos respectivamente em 1594 e 1597 - encimada por pedra de armas ricamente decorada e registo de azulejos polícromos; no lado da Epístola sepultura de Simão Pinto Leitão e sua mulher, D. Francisca Imperial com pedra de armas. No segundo tramo da capela-mor altar com frontal de azulejos.

Acessos

Rua da Igreja. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,822854; long.: -9,097350

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 8/83, DR, 1.ª série, n.º 19 de 24 janeiro 1983

Enquadramento

Urbano. Ergue-se dentro da povoação, frente à estrada e tendo anexado à direita cemitério paroquial.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADOR: Matias Rodrigues Carvalho (séc. 18).

Cronologia

Séc. 16 - reconstrução, impulsionada pela família Pinto Leitão; 1530 - data da sepultura no chão da capela-mor; séc. 17 - colocação dos azulejos da capela-mor; 1710, Março - no testamento de Matias Rodrigues de Carvalho é referido que fizera obras na igreja; 1755, 1 Novembro - o edifício fica arruinado na sequência do terramoto; 1756 - reparação do imóvel; 1951 - conclusão das obras ali efectuadas.

Dados Técnicos

Estrutura mista de paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e cantaria. Calcário, azulejos e mármores. Pavimento de lajes e cobertura de telha.

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano de, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Lisboa, 1963; FERREIRA, Sílvia e COUTINHO, Maria João Pereira, Com toda a perfeição na forma que pede a arte: a capela do Santíssimo Sacramento da igreja de São Roque em Lisboa: a obra e os artistas, in ARTIS, Lisboa, Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 2004, n.º 3, pp. 267-295; MECO, José, Azulejaria Portuguesa, Lisboa, 1988; SOUSA, Francisco Luis de, O terramoto de 1º de Novembro de 1755 em Portugal. Um Estudo Demográfico, vol. 3, Lisboa, 1923; VAZ, Maria Máxima, Património Histórico - Artístico, Loures. Tradição e Mudança - I Centenário da Formação do Concelho 1886 - 1986, vol. 1, Loures, 1986, pp. 87 - 136.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login