Povoado do Castelo de Gouveia

IPA.00002357
Portugal, Bragança, Alfândega da Fé, União das freguesias de Eucisia, Gouveia e Valverde
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado proto-histórico. Povoado fortificado por duas cinturas de muralhas com origem provável na Época do Ferro (LEMOS, 1993) e possível reocupação na Época Alti-medieval.
Número IPA Antigo: PT010401070039
 
Registo visualizado 258 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado proto-histórico  Povoado fortificado  

Descrição

No cume da elevação são visíveis vestígios do que terão sido duas cinturas de muralhas que cercavam o ponto mais elevado, hoje muito danificadas, constituídas por blocos de xisto sumariamente aparelhados e pedra miúda não aparelhada. Resta um talude formado por terra e grande acumulação de pedra.

Acessos

Estradão florestal a partir da EN 611 a NE de Gouveia

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado e muito dominante. Cume e vertentes superiores do monte mais alto da freguesia, sobranceiro a Gouveia, prolongado para SE. por pequeno vale planáltico e nova elevação de perfil menos acidentado. Na cumeada, à qual os afloramentos graníticos emprestam perfil caprichoso, ergue-se marco geodésico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: terreno baldio

Afectação

Época Construção

Proto-história (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Época do Ferro - provável estruturação do povoado fortificado e construção das muralhas (LEMOS, 1993); Época medieval - provável ocupação como reduto defensivo; séc. 20, meados - destruição das muralhas pela remoção sistemática das pedras para obras públicas e privadas; 1994, 18 outubro - proposto como Imóvel de Interesse Público pelo PDM de Alfândega da Fé, DR 241 *1.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

LEMOS, Francisco de Sande, Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental, vol. 1B, Braga U.M., 1993; HIDROPROJECTO, Plano Director Municipal de Alfândega da Fé. Proposta de Plano, vol. 2, AMTQT, 1993.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID; Câmara Municipal de Alfandega da Fé, PDM (http://www.cm-alfandegadafe.pt/uploads/document/file/2828/patrimonio__105-4__-_Euc_sia__Gouveia__Santa_Justa.pdf), [consultado em 29/01/2016]

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Integrado no "Complexo de Povoamento 3" proposto como Imóvel de Interesse Público pelo PDM de Alfândega da Fé e constituído ainda pelo Castelo de Picões na Ferradosa, pelo Castro da Cabreira no Rebentão - Cabreira, pela aldeia de Picões e pela aldeia de Cabreira. *2 - Vários dos actuais habitantes de Gouveia participaram na remoção das pedras das muralhas que descrevem como sendo constituídas por dois muros altos. *3 - Deve ser considerada uma possível relação deste povoado com um outro muito próximo, na mesma linha de cumeada, o Monte da Cerca (v. PT01040107041), Gouveia. A inexistência de materiais arqueológicos à superfície dificulta grandemente a atribuição cronológica.

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login