Casa na rua Doutor José Henriques

IPA.00024288
Portugal, Aveiro, Albergaria-a-Velha, Albergaria-a-Velha e Valmaior
 
Casa construída no séc. 18, ampliada no séc. 20, de dois pisos de planta rectangular tendo articulados dois corpos à fachada posterior, formando planta em L. Corpo principal com alçados rebocados circunscritos por cunhais apilastrados sendo percorridos por embasamento e remate em cornija e beiral. Fachada principal e laterais rasgadas por vãos em arco abatido com moldura contracurvada (na fachada principal e lateral direita) e moldura rectilínea (na fachada lateral esquerda); na fachada lateral direita surge escadaria de acesso ao 2º piso. Fachada posterior rasgada por vãos rectilíneos. O imóvel conserva as molduras em cantaria em arco abatido encimadas por cornija contracurvada ou rectilínea nos vãos da fachada principal e laterais, bem como escadaria de acesso ao 2º piso adossada à fachada lateral direita.
Número IPA Antigo: PT020102010032
 
Registo visualizado 399 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta composta por três corpos articulados com cobertura diferenciada em telhado de três águas no corpo principal e de duas águas nos corpos adossados a este, em L.. Corpo principal virado a S. com dois pisos e corpos adossados a N. de dois (este com chaminé) e um piso respectivamente. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, sendo circunscritas por cunhais apilastrados e percorridas por embasamento em cantaria, pintados de cinzento, no corpo principal. Remates em cornija pintada de cinzento e beiral no corpo principal e beiral nos corpos articulados a este. Fachada principal rasgada por vãos alinhados, quatro em cada piso, com moldura em cantaria, em arco abatido encimado por cornija em arco contracurvado. 1º piso rasgado por porta e três janelas estas com moldura lateral prolongando-se; 2º piso rasgado por duas janelas de sacada com guarda em ferro forjado ladeadas por janelas de guilhotina. Visível, à direita, escadaria em cantaria de acesso ao 2º piso e volume do corpo articulado, saliente, cego. Fachada lateral direita do corpo principal rasgada, no 2º piso por vãos semelhantes aos da fachada principal (uma porta e uma janela) com moldura em cantaria pintada de cinzento. Corpo de dois pisos, articulado a este, rasgado por dois vãos rectangulares divididos por pilares em cantaria, protegidos por caixilhos de madeira com vidro, apresentando face N. rasgada por dois vãos rectilíneos. Visível, à direita, mais baixo, corpo de um piso, adossado ao muro. Fachada lateral esquerda rasgada por vãos alinhados com moldura em arco abatido encimado por cornija rectilínea; no 1º piso porta, encimada por janela de sacada semelhante às da fachada principal. Visível, à esquerda, o muro e a garagem e, recuados, os corpos dos dois volumes articulados em L.; volume de dois pisos rasgado por dois vãos de verga recta em cada piso (janela e porta) com escadas de acesso ao 2º piso em argamassa de betão com guarda em ferro; volume de um piso rasgado por janela de verga recta. Fachada posterior rasgada por vãos de verga recta (porta no 1º piso e duas janelas no 2º piso). INTERIOR adulterado*1.

Acessos

Rua Doutor José Henriques, nº 15 e 17

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado por edifício de dois pisos de arquitectura vernácula face à fachada posterior e átrio da Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha (v.PT020102010008) à direita. Ergue-se no ângulo da R. Doutor José Henriques com a R. Castro Matoso com fachada principal e lateral esquerda dando directamente para a via pública rodeado por muro em cantaria encimado por gradeamento em ferro e portão com três degraus de acesso à direita da fachada principal e átrio murado com acesso por portão em ferro no prolongamento da fachada lateral esquerda. Átrio face à fachada posterior com pavimento em argamassa de betão, compreendendo garagem rasgada por porta cocheira moldurada, com pequeno anexo para arrumações adossado, com cobertura diferenciada em meia empena. Rodeado por edifícios de dois pisos alguns de arquitectura vernácula. Para S., a ca. de 40 metros a Capela do Divino espírito santo e cruzeiro (v.PT020102010015) e a Quinta da Fonte.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - provável construção do corpo principal; séc. 20 - construção dos corpos articulados em L ao corpo principal.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; principais elementos arquitectónicos em cantaria (molduras dos vãos do corpo principal); ferro (gradeamentos e portões) madeira (caixilharia das janelas e portas da fachada posterior e das fachadas laterais); PVC (porta da fachada principal); cobertura exterior em telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 - ampliação do imóvel com o adossamento de dois corpos à fachada posterior.

Observações

*1 - Interior transformado pela adaptação aos novos usos (um inquilino em cada piso).

Autor e Data

Ana Lemos 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login