Fortaleza de Ormuz

IPA.00024507
Irão, Hormozgan, Qeshm, Qeshm
 
Fortaleza implantada na pequena ilha de Gerum, onde se situada Ormuz, considerada de extrema importância estratégica para a Pérsia. Era um dos principais pontos de encontro entre as redes de comércio do Índico e as grandes rotas caravaneiras da Ásia Oriental e do Mediterrâneo Oriental. De todos os negócios que aqui eram controlados, o mais importante era o dos cavalos, cuja exportação para a Índia era feita em troca de ouro. Apesar do rei de Ormuz pagar tributo à Pérsia, este pequeno reino gozava de relativa indiferença pelos outros reinos do golfo, o que de alguma forma explica a relativa facilidade com que os Portugueses estenderam o seu domínio.
Número IPA Antigo: IR931307000001
 
Registo visualizado 638 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Militar  Fortaleza    

Descrição

Acessos

Pequena ilha no estreito de Ormuz

Protecção

Enquadramento

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: fortaleza

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1507 - chegada da primeira armada comandada por Afonso de Albuquerque; este exigiu que as autoridades locais reconhecessem a soberania portuguesa, que consideraram essa tomada de posição como uma provocação e entraram em conflito; Albuquerque derrotou as forças locais e exigiu o pagamento de um tributo anual, para além de pagamento para compensar as perdas da recente batalha, e um sítio para a construção de uma fortaleza; 1515 - Albuquerque regressa ao Golfo Pérsico, desta vez com uma armada maior e conquista definitivamente Ormuz; 1622 - os persas, que se tinham aliado aos ingleses, atacam Ormuz e a cidade rende-se ao fim de três meses de cerco intenso; os portugueses mudam-se para Mascate, ponto de apoio da presença portuguesa no golfo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

COSTA, João Paulo Oliveira e, "Ormuz" in Dicionário de História dos Descobrimentos Portugueses, dir. Luís de Albuquerque, vol.II, Lisboa, Círculo dos Leitores, 1994, pp. 833-836;

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - A Fundação Calouste Gulbenkian está a avaliar a realização de trabalhos de recuperação da antiga fortaleza portuguesa.

Autor e Data

Sofia Diniz 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login