Casa na Rua Nossa Senhora das Graças n.º 7 / Casa de São Mateus

IPA.00002452
Portugal, Castelo Branco, Fundão, Castelo Novo
 
Arquitectura residencial, maneirista. Casa corrente de planta rectangular, caracterizada por "edifício muro" estabelecendo a relação entre os níveis existentes entre a rua principal e o interior do quarteirão. Os espaços interiores vivem dessa relação em termos do volume se adaptar ao relevo. Algumas semelhanças tipológicas com a Casa da Família Falcão (v. PT020504130038), nomeadamente a solução da janela de canto.
Número IPA Antigo: PT020504130039
 
Registo visualizado 549 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular composta, regular, existindo coincidência entre interior e exterior, disposição de massas na horizontal em volumes articulados, cobertura em telhado de uma, duas, três e quatro águas. Fachada principal voltada a NE., com um pano em cantaria aparente, tendo dois pisos sem elementos definidores, surgindo no primeiro duas portas com lintel e ombreiras rectas, sendo uma delas em meia-cana, em pedra granítica. No piso superior, uma janela de sacada com lintel e ombreiras rectos em pedra granítica, uma janela de canto com varanda, com lintel e ombreiras rectos trabalhados em pedra calcária e remate em cornija. Canto afirmado por coluna com capitel ornamentado por quatro volutas e varanda sustentada por cinco mísulas ornamentadas. Gradeamento em ferro forjado comum à varanda e sacada. Fachada NE., no interior do pátio, com embasamento proeminente, de 2 pisos sem elementos definidores, rasgado o primeiro por janela e porta de 2 folhas com bandeira, surgindo, no superior, varanda sem guarda. Corpo rebocado e remate em beiral. Fachada SE. com remate em empena angular. INTERIOR com espaços diferenciados, iluminação assegurada pelos vãos das fachadas e articulação entre os corpos aparente.

Acessos

Rua Nossa Senhora das Graças, Azinhaga da Lagariça. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,077322; long.: -7,496507

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado a quarteirão no aglomerado urbano. Próximo localiza-se a Lagariça (v. PT020504130022).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - provável edificação *1; 1997 - tem Projecto aprovado para recuperação e adaptação.

Dados Técnicos

Estrutura mista e paredes autoportantes.

Materiais

Pedra granítica aparelhada, ferro forjado, madeira, reboco, telha de meia-cana.

Bibliografia

NEVES ( Mapone ), Manuel Poças das, Castelo Novo - Estudos para uma monografia, Fundão, 1975; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, As aldeias de Monsanto, Idanha-a-Velha e Castelo Novo, Lisboa, 1996; Plano de Pormenor e Salvaguarda de Castelo Novo, Relatório da caracterização do edificado.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMF; TP

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMF; TP

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; CMF; TP

Intervenção Realizada

Séc. 20 - restauro do imóvel, adaptando-o à nova função.

Observações

*1 - Supõe-se que tenha sido edificada no séc. 17, uma vez que é uma cópia da Casa da Família Falcão que foi construída nesse período. Dr. Vítor Neves refere que "foram feitas pelas mesmas mãos, pelos mesmos artistas."; *2 - não foi possível entrar porque não se conseguiu contactar com a proprietária.

Autor e Data

Luís Castro 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login