Edifício do Clube de Viseu

IPA.00024616
Portugal, Viseu, Viseu, União das freguesias de Viseu
 
Casa abastada oitocentista, com acrescento do corpo do lado direito, mais recente.
Número IPA Antigo: PT021823240320
 
Registo visualizado 327 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular, de massa simples e volumes escalonados, com cobertura em telhados de duas e três águas, integrando na metade esquerda uma mansarda, rasgada por três águas-furtadas de verga abatida. Fachadas rebocadas e pintadas de bege, terminadas por friso, cornija e beiral, com embasamento de cantaria, pilastras nos cunhais e vãos rectilíneos, com molduras, e caixilharia integrando bandeira. A fachada principal, de dois pisos, possui, no piso térreo, portal de verga recta, inscrita, encimada por friso e frontão triangular, com porta de madeira almofadada, ladeado por duas janelas rectangulares jacentes, com molduras formando ligeiros brincos rectangulares, e outras janelas, duas do lado esquerdo e três do lado direito. No segundo piso, sobre o portal, surgem duas aletas encimadas por motivo decorativo composto por duplo friso e dupla cornija, em cantaria de granito. É rasgado por janelas de sacada, encimadas por cornija, com guarda em gradeamento de ferro, dispondo-se cinco à esquerda e sete à direita. A fachada lateral direita, ao nível do segundo piso, é rasgada por janela de sacada central, encimada por cornija, com guarda em gradeamento de ferro, enquadrada por quatro janelas de peitoril, de ambos os lados, de moldura em cantaria de granito, formando brincos rectangulares, igualmente encimadas por cornija. O piso superior é rasgado por nove janelas de sacada, com as mesmas características.

Acessos

Praça da República, Largo Major Teles, Rua Cónego Martins. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,658282, long.: -7,913184

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, com fachadas lateral esquerda e posterior adossadas a outras construções, adaptado ao declive do terreno, bastante acentuado na fachada principal, onde se construiu plataforma, aproveitada inferiormente para lojas e com guarda em balaustrada de cantaria; esta é interrompida ao centro por escadas de acesso de um lanço. Na proximidade erguem-se os edifícios do Banco de Portugal (v. PT021823240313), o Edifício no Largo Major Teles, n.º 41 (v. PT021823240314), o Edifício da Câmara Municipal de Viseu (v. PT021823240157), bem como o Jardim Tomás Ribeiro (v. PT021823240328).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: associação cultural e recreativa / Serviços: banco

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - provável construção do edifício por Rui Lopes de Sousa, fidalgo de Santar, que a vendeu após um incêndio; 1873-1878 - a Assembelia Visiense desentendeu-se, dando origem a um novo grupo que formou o Clube Visiense, tendo reunido, inicialmente, em casa do Visconde de Loureiro, arrendando, posteriormente, a Casa da Prebenda; séc. 19, década de 80 - aquisição do edifício por 4:000$000; 1880 - Francisco de Almeida Cardoso de Albuquerque, futuro Conde de Mangualde, conseguiu reunir a Assembelia e Clube Visiense; 23 Agosto - desta união nasceu o Grémio de Viseu; 1881, 24 Fevereiro - aprovação dos estatutos; séc. 20, inícios, provável acrescento do pano direito à fachada principal; 1939, 22 Julho - o nome foi alterado para Clube de Viseu.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; elementos estruturais, embasamento, friso, cornija e molduras dos vãos em granito; algerozes metálicos; grades de ferro; mansarda parcialmente revestida a chapa ondulada e cobertura de telha.

Bibliografia

COSTA, Jorge Braga da e CRUZ, Júlio, Monumentalidade Visiense, Viseu, AVIS, 2007.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DISD

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Marta Ferreira 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login