Edifício na Rua Grão Vasco, n.º 1 a 9

IPA.00024620
Portugal, Viseu, Viseu, União das freguesias de Viseu
 
Edifício residencial multifamiliar setecentista e vernácula.
Número IPA Antigo: PT021823240321
 
Registo visualizado 358 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial  

Descrição

Planta rectangular, de volume e massa simples, com cobertura em telhados de três águas, tendo na empena esquerda da mesma duas pequenas aberturas entaipadas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, de quatro pisos, terminadas em beiral. A fachada principal possui inferiormente colunata limitada por pilares rectangulares de cantaria e três colunas toscanas, assentes em plintos quadrangulares. No segundo e terceiro piso, com cunhais a imitar cantaria, pintada, rasgam-se quatro janelas de verga recta, com moldura de madeira recortada nos ângulos, pintada de dourado, e caixilharia de guilhotina, criando eixo central onde surge, ao nível do segundo piso, nicho rectangular, disposto na vertical, em madeira pintada de dourado, decorada com motivos vegetalistas e concheados, com porta formando arco abatido recortado, envidraçada, albergando no interior imagem. O quarto piso possui, em mais de metade da fachada, varanda alpendrada, prolongando-se para a fachada lateral esquerda, apoiada por finos pilares de madeira e com guarda em gradeamento de ferro. A metade direita da fachada é fechada, apresentando janela corrida. O pano recuado é rasgado por janela de verga recta com moldura de cantaria. A fachada lateral esquerda repete o esquema da principal, mas as janelas têm moldura de cantaria pintada a dourado, tendo ainda uma fresta rasgada; no terceiro piso as janelas têm moldura em madeira pintada de dourado.

Acessos

Rua Grão Vasco, n.º 1 a 9, Largo D. Duarte

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado por outras construções, em plano recuado, implantado numa zona de suave declive, com trânsito automóvel condicionado. Na proximidade ergue-se o edifício com interesse arquitectónico n.º 2 a 10 (v. PT021823240322).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial e comercial

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 20 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - provável construção; séc. 19 - provável redefinição da cobertura implicando intervenção na varanda alpendrada; séc. 20 - data provável do fecho da metade direita do quarto piso.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada a branco; elementos estruturais em granito; algerozes metálicos; molduras em madeira e em cantaria de granito; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Marta Ferreira 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login